Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 30, Publicado: 2024
  • Ciência no mundo digital: o que nos diz o Instagram? Artigo Original

    Francisco Junior, Wilmo Ernesto; Santos, Mayra Kaliane Silva dos

    Resumo em Português:

    Resumo Essa pesquisa investigou contas da rede social Instagram que tinham como propósito discutir ciência, apoiando-se em contribuições da epistemologia de Ludwik Fleck. Como metodologia de pesquisa foi usada a etnografia virtual, a partir da qual as contas foram acompanhadas por um período de 12 meses. Os resultados evidenciam o aumento da circulação da ciência por meio do Instagram, com aumento no número de contas e de seguidores. Os perfis de administradores são variados e, em geral, demonstram relação com o círculo esotérico de produção do conhecimento em ciência. As contas veiculam, basicamente, informações gerais sobre ciência, resultados de pesquisa, apoio pedagógico e dia-a-dia da vida acadêmica. A circulação da ciência pode ser compreendida a partir da noção de rede, em que o conhecimento se difunde por meio de diferentes nós, caracterizados como heterogêneos, formados por especialistas e não especialistas, a partir dos quais ocorre um tráfego intercoletivo e multidirecional de pensamento, que também abarca transitoriedade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study looks at Instagram accounts dedicated to scientific communication. Contributions from Ludwik Fleck’s epistemology are used as theoretical foundations. The research methodology was the virtual ethnography, and the accounts followed for 12 months. The findings revealed an increase in the circulation of Science on Instagram due to the creation of accounts and followers. The administrators’ profiles are diverse, demonstrating a link between the esoteric circle of knowledge production in science. The accounts disseminate general information about science, research findings, educational support, and scholar daily life. The circulation of science can be viewed as a network frame in which knowledge is distributed through different nodes formed by specialists and non-specialists, indicating an inter-collective, multidirectional, and transitory circulation of thought styles.
  • Da prática de campo da tradição naturalista da Biologia à aula de campo na escola: distanciamentos e aproximações Artigo Original

    Silva, Renata Priscila; Farias, Carmen Roselaine de Oliveira; Muhle, Rita Paradeda

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo tem natureza teórica e, de certo modo, ensaística, visto que se lança a um exercício investigativo e reflexivo livre das amarras metodológicas tradicionais para propor um diálogo entre as práticas de campo da tradição naturalista e as aulas de campo do ensino escolar de biologia. Tomamos como referência as práticas de campo dos naturalistas viajantes a partir do século XVI, no intuito de traçar um horizonte temporal interpretativo em relação às atuais aulas de campo. Ao apresentar as características das práticas científicas de campo e sua evolução, podemos analisar como as aulas de campo de biologia foram se constituindo, inspiradas nessas práticas e se diferenciando delas pelo contexto em que são desenvolvidas. Fazer correlações entre o campo da ciência e o do ensino pode contribuir para se tomar distância do cotidiano da prática pedagógica e propiciar a ressignificação necessária das aulas de campo em biologia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study has a theoretical and, to some extent, essayistic nature, as it embarks on an investigative and reflective journey that deviates from traditional methodological constraints. The goal is to encourage dialogue between the traditional naturalistic field practices and the field-based lessons in biology education. We use the field practices of traveling naturalists from the sixteenth century as a point of reference, aiming to establish an interpretive time horizon for contemporary field classes. By investigating the attributes and progression of field scientific practices, we can assess their impact on biology field courses and how they differ from them based on the specific circumstances. Making connections between science and teaching can help to break away from the daily grind of pedagogical routines and facilitate the necessary reevaluation of biology field lessons.
  • Propuesta pedagógica para transformar el clima de aula y propiciar el aprendizaje profundo de las Ciencias Artículo Original

    Martínez, Agustín Ignacio Espina; Villagra-Bravo, Carolina

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Esta investigación-acción buscó responder a la inquietud de un estudiante de pedagogía para resolver un problema de la propia práctica pedagógica referido a la transformación de la gestión del clima de aula en la asignatura de Ciencias Naturales. Participaron 35 niñas y niños de 6° grado de Educación Básica de una escuela de Santiago de Chile y un profesor en formación inicial que desarrollaba su práctica profesional. Se analizaron datos provenientes de cuestionarios, tanto para diseñar la propuesta como para evaluar su implementación. Los resultados constatan la relevancia del clima de aula junto a las potencialidades del método indagatorio para propiciar el aprendizaje, no obstante, se advierte la necesidad de revisar las orientaciones y actividades pedagógicas que promuevan la indagación y la reflexión sobre lo que se aprende. Se concluye sobre la necesidad de resguardar la auténtica implicación del estudiante en el proceso indagatorio para garantizar su sentido y aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this action research is to assist a Pedagogy student in solving a classroom climate management problem in the Natural Sciences subject. The problem was identified during the student's professional practice when he was teaching 35 girls and boys in sixth grade at a school in Santiago, Chile. The study analyzed questionnaires used both to design a proposal and evaluate its implementation in the classroom. The findings confirm the significance of the classroom climate and the potential of the inquiry method's ability to promote learning. However, there is a need to review educational guidelines and activities that promote research and reflective learning. The study emphasizes the importance of ensuring that students are truly involved in the investigative process to promote a sense of purpose and learning.
  • Teoria e Prática nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Matemática: do que estamos falando quando usamos essas expressões na formação de professores? Artigo Original

    Pozzobon, Marta Cristina Cezar; Boff, Daiane Scopel; Conrado, Gabriela Dutra Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo: O estudo apresenta e problematiza significados de teoria e prática que se produzem no campo de formação de professores de Matemática. Questiona quais significados de teoria e prática estão descritos nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática e quais movimentos podem ser mobilizados na perspectiva da indissociabilidade de teoria e prática. A pesquisa é de natureza qualitativa, considerando dois PPC de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino do sul do Brasil. A análise empreendida mostra os significados de teoria e prática imbricados no uso alargado da expressão prática como aplicação da realidade, na prescritividade imposta pela reflexão sobre a prática e nas interlocuções da teoria, quando relacionada à sustentação e ao embasamento da prática. São propostos movimentos na perspectiva de superação da dicotomia teoria e prática com a apresentação dos significados dessas expressões nos PPC e revisão das adjetivações, o que tende a borrar as fronteiras entre essa divisão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This research challenges and provides alternative definitions for theor y and practice used in mathematics teacher education. It questions the definitions of theory and practice in a Course Pedagogical Project (CPP) for a Degree in Mathematics Teaching and suggests revisions and future movements. The study focuses on two CPP Degrees in Mathematics Teaching from a federal university in Southern Brazil. Through qualitative analysis, the study emphasizes the inseparable interdependence between theory and practice and how they are intertwined in the extended use of the expression 'practice' as an application of reality. It highlights how prescriptive reflection on practice is as well as interactions with theory, when theory is related to support and grounding for practice. The study proposes some initiatives to overcome the dichotomy between theory and practice, such as providing clear definitions of expressions in PPCs and revising adjectives that tend to blur the boundaries between theory and practice.
  • Temas e conteúdos em Astronomia: o que temos pesquisado na pós-graduação no Brasil? Artigo Original

    Gonçalves, Paula Cristina da Silva; Viveiro, Alessandra Aparecida; Bretones, Paulo Sergio

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta pesquisa, do tipo Estado da Arte, apresenta um recorte sobre temas e conteúdos abordados nos estudos sobre Educação em Astronomia produzidos em cursos de pós-graduação no Brasil, de 1973 a 2018. Foram recuperados e analisados 490 estudos, por meio da ferramenta metodológica Análise de Conteúdo. Identificados os mais abordados, correlaciona-se a abordagem com as diferentes etapas da Educação Básica, com o Ensino Superior e com a Educação Não Escolar. O Sistema Sol-Terra-Lua destaca-se no Ensino Fundamental e Médio, enquanto no Ensino Superior, observa-se a predominância de estudos em Mecânica Celeste e Gravitação. As pesquisas na Educação Não Escolar, em geral, não se dedicam a temas específicos. A correlação entre Temas e Conteúdos e o Foco Temático têm ênfase em Conteúdo e Método, refletindo atenção central nos processos de ensino e aprendizagem. Desse modo, indica-se tendências e lacunas com o propósito de contribuir com o desenvolvimento da área.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents an overview of the themes and contents covered in Astronomy Education Research conducted in postgraduate programs in Brazil between 1973 and 2018. The researchers used Content Analysis to deal with 490 studies and identify the most discussed themes and their correlation with different stages of education, including Basic Education, Higher Education, and Non-School Education. The results showed that the Sun-Earth-Moon system is the most discussed theme in Elementary and Secondary Education, while Celestial Mechanics and gravity are more prevalent in Higher Education. Research on Non-School Education often does not focus on specific themes. The researchers discovered a central focus on teaching and learning processes, reflected in the emphasis on content and method. The study identifies trends and gaps that can contribute to developments in this field.
  • Sinais-termos científicos em Libras: uma reflexão sobre a escassez e a necessidade de padronização Artigo Original

    Ferreira, Alessandra Teles Sirvinskas; Vasconcelos, Iara Alves Hooper; Dawes, Tathianna Prado; Braz, Ruth Maria Mariani; Alves, Gustavo Henrique Varela Saturnino; Fragel-Madeira, Lucianne

    Resumo em Português:

    Resumo: Ao longo da história, os surdos foram privados do acesso às áreas das ciências da natureza, seja pelo tardio consenso quanto à forma como deveriam se comunicar, seja pela crença limitante de que não estavam aptos para tais habilidades. O objetivo deste artigo é discutir a importância da criação de novos sinais e termos científicos para a área das ciências. Realizamos uma pesquisa exploratória e qualitativa, na qual buscamos sinais e termos de modo a manter a fidelidade dos conceitos abordados na exposição de um centro de ciências itinerante. Como resultado, encontramos uma escassez de sinais de parte considerável dos conceitos tratados e a falta de padronização entre os que estão disponíveis e em uso. Concluímos que é necessário maior unidade entre grupos de pesquisa para o desenvolvimento de glossários de ciências em Língua Brasileira de Sinais para que os surdos possam abstrair o conhecimento mais facilmente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Throughout history, deaf people have been denied access to the natural sciences either due to a late consensus on how they should communicate, or because of the limiting belief that they did not possess the required skills. This article discusses the importance of developing new scientific terms and signs for the field of science. We conducted exploratory qualitative research, looking at signed terms to ensure the fidelity of the concepts addressed in a science center's traveling show. As a result, we found a scarcity of signs for many of the concepts that were addressed, as well as lack of standardization among those that are available and in use. We conclude that greater collaboration among research groups is required for the development of science glossaries in the Brazilian sign language so that deaf people can obtain information more easily.
  • Negacionismo: definições, confusões epistêmicas e implicações éticas Artigo Original

    Gomes, Sally Ramos; Zamora, Maria Helena

    Resumo em Português:

    Resumo: Durante a pandemia da COVID-19, o negacionismo científico teve uma imensa repercussão midiática e a palavra negacionista se tornou um dos termos depreciativos mais utilizados no Brasil. Porém, nem sempre ele é definido com precisão, em toda a sua complexidade e nuances. A utilização errônea de conceitos pode criar confusões epistêmicas com noções adjacentes, que não equivalem ao negacionismo, como ceticismo, ignorância, pseudociência ou agnotologia. O objetivo do presente artigo é definir negacionismo, com base em revisão teórica, e diferenciá-lo destes termos. Como conclusão, propõe-se uma reflexão sobre as implicações éticas do negacionismo, que pode levar à perda de vidas em casos extremos, e da importância do letramento científico na tomada de decisões.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: During the COVID-19 pandemic, scientific denialism had an immense media repercussion, and the word denialism became one of the most widely used derogatory terms in Brazil. However, those who employ it do not always know how to define it precisely or describe its psychological specificities, and thus fail to take its complexity and nuances into consideration. Misuse of concepts can promote epistemic confusion with adjacent notions that are not equivalent to denialism, such as skepticism, ignorance, pseudoscience, or agnotology. This article aims to define denialism based on a review of existing theory and to distinguish it from those related terms. To conclude, a reflection is proposed on the ethical implications of denialism, which can lead to the loss of lives in extreme situations, and on the importance of scientific literacy in decision-making.
  • Relevância de Deus para a evolução biológica: percepções de professores de Biologia em três países latino-americanos Artigo Original

    Silva, Heslley Machado

    Resumo em Português:

    Resumo: Na América Latina, o ensino da evolução se tornou um tema delicado devido às constantes mudanças no panorama religioso. Este estudo analisa as concepções dos professores sobre a evolução em três países latino-americanos: Argentina, Brasil e Uruguai, com diferentes níveis de secularismo. A importância de Deus na evolução das espécies foi analisada por meio das respostas à pergunta B.48 do questionário Biohead-Citizen. As respostas dos professores argentinos e uruguaios não consideraram Deus importante para a evolução, apesar de serem majoritariamente religiosos. Em contraste, muitos professores brasileiros buscaram integrar a ciência com a religião no contexto da evolução e acreditam que Deus é importante para o processo evolutivo. Entrevistas semiestruturadas e outras respostas do questionário confirmaram essas conclusões.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Because of the constant changes in the religious landscape of Latin America, teaching evolution has become a contentious issue. This study examines teachers’ perspectives on evolution in three Latin American countries with varying degrees of secularism: Argentina, Brazil, and Uruguay. The importance of God in the evolution of species was analyzed using the responses to question B.48 of the Biohead-Citizen questionnaire. Despite their religious beliefs, Argentinian and Uruguayan teachers did not consider God’s role in evolution. In contrast, many Brazilian teachers attempted to integrate science and religion in the context of evolution, believing that God was essential to the evolutionary process. Semi-structured interviews and other questionnaire responses supported these findings.
  • Aspectos da interdisciplinaridade em dissertações e teses que versam sobre a Robótica Educacional com alunos de escolas públicas de Educação Básica Artigo Original

    Santos, Marli Regina dos; Meneghetti, Renata Cristina Geromel

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta um estudo teórico-bibliográfico que teve como objetivo investigar aspectos da interdisciplinaridade presentes em dissertações e teses que se voltam para a Robótica Educacional (RE) no desenvolvimento de ações com alunos da Educação Básica regular pública. Discute a interdisciplinaridade em seus aspectos epistemológicos no âmbito da Educação Matemática e de suas interfaces com outras áreas de conhecimento. Anuncia o estudo realizado que, por meio de uma análise interpretativo-fenomenológica de excertos das pesquisas selecionadas, buscou compreender como a interdisciplinaridade nelas se apresenta. Nos resultados, destacam-se características e potencialidades interdisciplinares da RE; abordagens de ensino atreladas; e caminhos para o trabalho pedagógico. Evidenciam-se possibilidades da RE na promoção de práticas que visem transcender o conhecimento compartimentado, em especial no campo da Educação Matemática, destacando a abertura para a integração das disciplinas nos espaços públicos de ensino, em direção a uma aprendizagem sistêmica na qual os saberes dialoguem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: We have conducted a theoretical and bibliographical study to investigate interdisciplinary aspects in dissertations and theses on Educational Robotics (ER) involving actions with students of regular schools of public Basic Education. Our focus was on interdisciplinarity in Mathematics Education and its intersections with other fields of knowledge. The study entailed an interpretative-phenomenological analysis of selected research excerpts to explain the relationship between knowledge and interdisciplinary aspects. The findings emphasize the potential and interdisciplinary nature of educational robotics, teaching approaches, and pedagogical strategies. The study identified possibilities for ER to promote practices that transcend isolated knowledge, particularly in Mathematics Education. The results also highlight the potential for integrating different disciplines in public education towards systemic learning.
  • A intencionalidade da ação docente em aulas de Ciências do Ensino Fundamental Artigo Original

    Arruda, Sérgio de Mello; Meneguete, Hemilyn da Silva; Passos, Marinez Meneghello; Turke, Nathália Hernandes

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo descreve uma investigação sobre a intencionalidade da ação docente em aulas de Ciências do Ensino Fundamental. Assumindo que a intencionalidade tem duas componentes, plano de ação e objetivo, analisamos três episódios de uma aula de Ciências, ministrada por uma professora, sobre o conteúdo rochas, do sexto ano do Ensino Fundamental. Os dados demonstram que o objetivo geral nos três episódios correspondeu a uma abordagem metodológica diversificada que propunha: (i) descobrir como pensam os alunos, (ii) expor o conteúdo e (iii) realizar um experimento demonstrativo que auxiliaria na compreensão do conteúdo. O Plano Geral de Ação para os mesmos episódios, que consideramos compatível com seu Objetivo Geral, envolveu: fazer perguntas gerais e específicas; procurar entender as ideias dos alunos; gerenciar a ação dos alunos; explicar o conteúdo e o experimento; escrever o conteúdo na lousa; realizar um experimento demonstrativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article investigates the intentionality of a teacher’s actions in elementary school science classes. Assuming that intentionality has two components, an action plan, and an objective, we have analyzed three episodes in a science class on the subject of rocks taught by one teacher to sixth-year students in elementary school. The data demonstrate that the teacher’s overall objective in the three episodes corresponded to a diversified methodological approach that aimed to (i) find out how students think, (ii) present the content, and (iii) conduct a demonstrative experiment that would help to understand the subject. The overall action plan for those episodes, which we consider compatible with the teacher’s overall objective, involved: asking general and specific questions; seeking to understand students' ideas; managing student actions; explaining the subject and the experiment; writing the subject on a blackboard; and performing a demonstrative experiment.
  • A Educação Matemática no currículo infantil boliviano Artigo Original

    Novaes, Joana Inês; Gonçalves, Harryson Júnio Lessa; Santana, Marcela Lopes de

    Resumo em Português:

    Resumo: Discute-se o atual currículo-base da educação infantil boliviana denominado Programa de Estudio Educación Inicial en Familia Comunitaria Escolarizada, sua organização geral e, em especial, como a matemática é nele desenvolvida. As discussões foram amparadas nos estudos realizados por autoras/es cujos estudos versam sobre as temáticas descoloniais e a matemática na educação infantil. O currículo é descrito pela legislação como um instrumento descolonizador e libertador, por articular a cultura local com a participação da sociedade, na tomada de decisões nas políticas educacionais. A educação matemática articulada no currículo destaca, por meio das temáticas orientadoras, aspectos da intraculturalidade e da interculturalidade, criando possibilidades para que os saberes da família e da comunidade sejam reconhecidos. Isso permite o diálogo entre culturas, garantindo a visibilidade e o intercâmbio de outras lógicas epistêmicas, contribuindo para a construção de um pensamento descolonial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article examines the current core curriculum for Bolivian children’s education, known as the Initial Education Study Program in a Schooled Community Family, in terms of its overall structure and, more specifically, how mathematics is taught. The discussions are conducted based on authors who have researched colonial and mathematical themes in children's education. The legislation describes the curriculum as a decolonizing and liberating tool for articulating local culture while allowing society to influence decision-making concerning educational policies. The curriculum of mathematical education emphasizes intraculturality and interculturality through guiding themes, allowing for the rebuilding of family and community knowledge, facilitating cultural dialogue, ensuring the visibility and exchange of other epistemic logics, and contributing to the construction of decolonized thought.
  • Concepções de professores universitários sobre a motivação acadêmica e o impacto das suas práticas na dinâmica motivacional de licenciandos em Química Artigo Original

    Santana Júnior, João Bosco Paulain; Farias, Sidilene Aquino de

    Resumo em Português:

    Resumo: O estudo analisou concepções docentes sobre a motivação e possíveis impactos de suas ações na motivação de licenciandos em Química. Para isso, adotamos a abordagem qualitativa, considerando os contextos e buscando significados em relatos e manifestações docentes. Houve a participação de sete docentes de duas Instituições Federais de nível superior, selecionados considerando-se as diferentes subáreas de atuação na Química e a voluntariedade em participar da pesquisa. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2022 mediante entrevista semiestruturada e analisados com o auxílio da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciaram pouco conhecimento dos entrevistados em relação aos processos motivacionais, havendo maior ênfase nas abordagens tradicionais e preocupação com as dimensões cognitivas e técnicas em detrimento das psicológicas e socioemocionais. Espera-se que esta pesquisa contribua para promover discussões acerca da importância da motivação na formação de professores de Química, despertando interesse e amadurecendo o tema no campo educacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study looks into teachers' perceptions of motivation and the impact of their actions on the motivation of Chemistry undergraduates. We took a qualitative approach, considering contexts and searching for meaning in teaching reports and manifestations. The research included seven professors from two higher-level federal institutions who were chosen based on their activities in Chemistry and their willingness to participate. Data were collected in the second semester of 2022 via a semi-structured interview and analyzed using Discursive Textual Analysis. The findings revealed that interviewees knew little about motivational processes and preferred traditional methods. They also prioritized cognitive and technological dimensions over psychological and socioemotional ones. As a result, we hope to contribute to the discussion about the importance of motivation in Chemistry teachers' training, thereby raising interest and maturity regarding the subject in education.
  • Uma análise semiótica sobre as percepções da Matemática por alunos do Ensino Fundamental em uma atividade de modelagem matemática Artigo Original

    Silva, Karina Alessandra Pessoa da; Martins, Nágela

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo investigamos os signos produzidos no desenvolvimento de uma atividade de modelagem e, a partir desses signos, inferimos em que aspectos a matemática é percebida por alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Nossas reflexões estão baseadas na modelagem matemática como uma alternativa pedagógica e na teoria da percepção sob um viés da semiótica peirceana. Para isso, nos debruçamos nos signos escritos, falados e gesticulados de uma turma de sete alunos de uma escola privada do estado do Paraná. Do ponto de vista semiótico, evidenciamos que os alunos se valem de gestos para se remeter a um objeto matemático e de simplificações para aproximar uma situação da realidade para o contexto matemático, considerando seus conhecimentos. Diante da interação com uma situação da realidade, concluímos que a percepção da Matemática ocorre de maneira singular e compartilhada entre os alunos que desenvolveram a atividade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this paper, we examine the signs produced during the development of a modeling activity and how 9th-grade elementary school students perceive mathematics. Our reflections were based on mathematical modeling as a pedagogical alternative, as well as Peirce’s semiotic perception theory. We have focused on the written, spoken, and gestured signs of seven students from a private school in Paraná State, Brazil. From a semiotic perspective, we demonstrated that students use gestures to refer to a mathematical object and simplifications to approximate a real-life situation in a mathematical context, which allows them to perform a mathematization using their knowledge. When confronted with a real-world situation, we concluded that the students who created the activity perceive mathematics in a distinct and shared way.
  • Conhecimento prévio e construção do conhecimento entomológico por estudantes de graduação indígenas e camponeses da região centro-oeste do Brasil Artigo Original

    Gonçalves, Cristiano Ramos; Benites, Walkiria Aparecida; Pedro, Marildo da Silva; Monfort, Gislaine Carolina; Lima, Jean Carlos dos Santos; Gisloti, Laura Jane

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes indígenas e camponeses (n = 53) do primeiro ano do curso de Licenciatura em Educação do Campo em uma universidade pública do Centro-Oeste brasileiro. Examinamos, por meio de questionários estruturados com perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha, o conhecimento prévio e as formas de construção do conhecimento entomológico. Como resultado, encontramos 24 tipos de animais citados como insetos. Os indígenas conceituam insetos com base em conceitos ecológicos e os camponeses com base em aspectos de saúde e emocionais. Descobrimos que o conhecimento entomológico prévio desses estudantes foi criado dentro do núcleo familiar, no caso dos indígenas, e na escola, no caso dos camponeses. Esta pesquisa traz informações legítimas sobre o conhecimento prévio e a construção do conhecimento entomológico, numa perspectiva intercultural, a fim de promover uma reflexão sobre o diálogo entre tradições, conhecimento popular e científico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study presents findings from research conducted with indigenous and peasant students (n = 53) in their first year of the Rural Education Degree (Countryside Education) program at a public university in the Brazilian Midwest. We investigated previous knowledge and methods for developing entomological knowledge using structured questionnaires with open, closed, and multiple-choice questions. As a result, we discovered 24 distinct types of animals known as insects. Indigenous peoples conceptualized insects using ecological principles, whereas peasants approached the subject from health and emotional perspectives. Our findings revealed that indigenous students’ prior entomological knowledge was primarily developed within their families, while peasant students developed it at school. This study provides important insights into pre-existing knowledge and the development of entomological understanding in an intercultural setting. It encourages reflection on the interactions of traditions, folk knowledge, and scientific understanding.
  • Movimento de Reorientação Didático-Pedagógica (MRDP) na formação contínua de professores de Matemática do Campo Artigo Original

    Barreira, Jonas Souza; Moura Silva, Marcos Guilherme; Gonçalves, Tadeu Oliver

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste estudo, nosso objetivo é compreender de que maneira os docentes constroem sentidos acerca de suas práticas, ao integrar a Matemática e a Educação do Campo durante um processo de formação contínua, em um contexto de pesquisa-formação. Adotamos a pesquisa-formação qualitativa, por meio da qual ensaiamos e analisamos um novo modelo teórico e epistemológico, o qual é denominando neste artigo Movimento de Reorientação Didático-Pedagógica (MRDP), que consiste em um processo contínuo de revisão e atualização de práticas pedagógicas pelos docentes. Os resultados mostram a presença de sentidos que o professor estabelece entre a cultura e o conhecimento matemático, destacando a interdisciplinaridade como outro significado que professores atribuem à Matemática. Finalmente, notamos a autonomia dos professores como um significado recém-estabelecido. Esta autonomia, aparentemente, é uma característica que os professores atribuem à sua própria prática, indicando uma tendência para se tornarem cada vez mais reflexivos em suas funções.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Our goal is to gain a better understanding of how teachers construct meanings from their practices while incorporating Mathematics and Rural Education during continuous training. We use qualitative research to foster an environment in which educators can actively participate in their development. We test and analyze a new theoretical and epistemological model, the Didactic-Pedagogical Reorientation Movement, which consists of teachers continuously reviewing and updating their pedagogical practices. The findings indicate that teachers establish meanings between culture and mathematical knowledge, with interdisciplinarity highlighted as an additional meaning attributed to mathematics. Finally, we identify autonomy as a newly established meaning and a characteristic that teachers attribute to their practice, indicating a trend toward becoming more reflective in their roles.
  • Agradecimento aos Revisores de Ciência & Educação, volume 29, 2023 Revisores

  • ERRATA Errata

  • ERRATA Errata

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br