Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Encontros Bibli, Volume: 29, Publicado: 2024
  • O USO DA BIBLIOTECA ESCOLAR COMO PARTE INTEGRANTE DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PANORAMA NACIONAL Artigo Original

    Estévão, Ana Cecília; Silva, Luciana Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo partiu da premissa de que é possível estabelecer um diálogo entre biblioteca, ensino e aprendizagem, considerando que são partes complementares. Objetivo: O objetivo deste artigo foi mapear trabalhos científicos que demonstraram como se deu a integração das bibliotecas brasileiras no uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Método: O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, à luz da Análise do Conteúdo. Resultado: Os resultados demonstraram que aliar a biblioteca às metodologias de aprendizagem ativa contribuem para uma formação integrada, pautada pela autonomia e protagonismo do estudante na construção do seu conhecimento e sugerem que fazer a interlocução da biblioteca com a prática educativa, requer sobretudo, um diálogo entre a biblioteca, o corpo docente e a equipe pedagógica. Conclusões: Espera-se contribuir para a construção de novos sentidos para a biblioteca escolar, que explorem todo seu potencial formativo. Conclui-se que a biblioteca escolar se relaciona com o processo de ensino e aprendizagem de forma tensa, mas que existe um diálogo sendo construído à passos lentos, rumo ao alinhamento de sua função às propostas pedagógicas que objetivam uma formação mais integrativa do estudante.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study was based on the premise that it is possible to establish a dialogue between library, teaching and learning, considering that they are complementary parts. Objetivo: The objective of this article was to map scientific works that demonstrated how Brazilian libraries were integrated into the use of active methodologies in the teaching and learning process. Methods: The method used was bibliographical research with a qualitative approach, in the light of Content Analysis. Results: The results demonstrated that combining the library with active learning methodologies contributes to integrated training, guided by the student's autonomy and protagonism in the construction of their knowledge and suggest that interconnecting the library with educational practice requires, above all, a dialogue between the library, teaching staff and pedagogical team. Conclusions: It is expected to contribute to the construction of new meanings for the school library, which explore its full educational potential. It is concluded that the school library relates to the teaching and learning process in a tense way, but that there is a dialogue being built slowly, towards aligning its function with pedagogical proposals that aim for a more integrative training of the student.
  • ALFABETIZAÇÃO DE DADOS NO CONTEXTO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ANÁLISE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL Artigo Original

    Delbianco, Natalia Rodrigues; Barros, Suellen Timm; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio; Coneglian, Caio Saraiva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Diante do desenvolvimento e uso da tecnologia, grande quantidade de dados são gerados diariamente. Com iniciativas de incentivo no uso e reuso de dados no meio científico e empresarial, surge a necessidade de capacitar, por meio da Alfabetização de Dados, os estudantes e os profissionais da informação para tornarem os dados mais aplicáveis e compreensíveis. A presente pesquisa se propõe a criar uma ementa mais apropriada para a disciplina de “Ciência de Dados” nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia no Brasil. Método: Esta pesquisa é exploratória e qualitativa, já consiste na seleção e a coleta de informações sobre a ementa das disciplinas voltadas para a Ciência de Dados nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia no Brasil. Resultado: Em alguns currículos das 24 universidades analisadas e 37 cursos identificados foram encontradas disciplinas que podem abordar a Ciência de Dados de alguma forma. Assim, no contexto brasileiro a ação mais assertiva seria incluir o tema “Alfabetização de Dados” no contexto das disciplinas de “Ciência de Dados”. Conclusões: Foram identificadas seis disciplinas nos cursos de graduação sobre Ciência de Dados e a falta de literatura sobre a Alfabetização de Dados, especialmente em língua portuguesa. Isso pode estar vinculado com a falta de disciplinas, por ser ainda uma abordagem pouco discutida no meio acadêmico da Ciência da Informação. Percebeu-se a necessidade de incluir a Alfabetização de Dados nos cursos de graduação no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: Due to the development and use of technology, copious amounts of data are generated daily. With initiatives to encourage the use and reuse of data in science and business, there is a need to train, through Data Literacy, students and information professionals to make data more applicable and understandable. This research proposes a more appropriate discipline syllabus for "Data Science" in undergraduate Librarianship and Archival Science courses in Brazil. Methods: This research is exploratory and qualitative since it consists of selecting and collecting information about the content of the disciplines focused on Data Science in undergraduate courses in Librarianship and Archival Science in Brazil. Results: In some curricula of the 24 universities analyzed and 37 courses identified were found disciplines that may address Data Science in some way. Thus, in the Brazilian context, the most assertive action would be to include the theme "Data Literacy" in the context of the "Data Science" disciplines. Conclusions: We identified six undergraduate courses on Data Science and a lack of literature on Data Literacy, especially in Portuguese. This may be linked to the lack of disciplines, as it is still a little-discussed approach in the Information Science academic environment. The need to include Data Literacy in undergraduate courses in Brazil was perceived.
  • DADOS JURÍDICOS NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: CONCEITO E TIPOLOGIA COM VISTAS À AGENDA 2030 Artigo Original

    Viola, Carla Maria Martellote; Sales, Luana Farias; Shintaku, Milton

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Propor um conceito e uma tipologia para os dados jurídicos, com vistas à Agenda 2030. Método: A investigação é exploratória para preencher as lacunas que existem quanto ao conceito e à caracterização dos dados jurídicos. É aplicada no contexto jurídico, que é o cerne da informação jurídica. A abordagem é qualitativa para a descrição da tipologia desses dados, assentada em modelo pré-existente. Resultado: Apresenta uma estrutura em oito categorias, com tipologia original, para a caracterização das classes dos dados jurídicos. Conclusões: O conceito e a tipologia propostos para os dados jurídicos trazem contribuições, tanto para o campo da Ciência da Informação, como para o campo do Direito, no que diz respeito à análise das classes que envolvem a gestão, o uso e reúso desses dados, e viabilizam a apuração das métricas intentadas nas metas dos Objetivos da Agenda 2030, proporcionando uma justiça que caminha em direção à informação jurídica sustentável.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To propose a concept and typology for legal data with a view to the 2030 Agenda. Methods: The investigation is exploratory to fill the gaps that exist regarding the concept and characterization of legal data. It is applied in the legal context that is the core of legal information. A qualitative approach is adopted to describe the typology of these data, based on a pre-existing model. Results: Presents a structure in eight categories with an original typology for characterizing the classes of legal data. Conclusions: The concept and typology proposed for legal data bring contributions, both to the field of Information Science and to the field of Law, regarding the analysis of the classes that involve the management, use and reuse of these data, and make it possible to determine the metrics intended for the Goals of the 2030 Agenda, providing justice that moves towards sustainable legal information.
  • POLÍTICAS EDITORIAIS DE COMPARTILHAMENTO DE DADOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NA COLEÇÃO SCIELO Artigo Original

    Dias, Carolina Guimarães de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Dado o papel central dos periódicos na disseminação das práticas de ciência aberta, o presente estudo tem por objetivo investigar a presença e as características das políticas editoriais de compartilhamento de dados em periódicos científicos brasileiros de ciências sociais da coleção SciELO. Método: Este é um estudo quantitativo de corte transversal descritivo das políticas editoriais de compartilhamento de dados de amostra com os 47 periódicos brasileiros de Ciências Sociais Aplicadas da coleção SciELO em 2022. Faz-se a análise de conteúdo temática das políticas editoriais extraídas da página eletrônica de cada publicação observando-se 18 variáveis, sendo 11 referentes às características dos periódicos e sete relacionadas às características das políticas. Resultado: Cerca de 34% dos títulos possuem alguma política de compartilhamento de dados, dos quais 62,5% são políticas facultativas e 68,7% indicam repositório para depósito dos dados, sobretudo o SciELO Data. No geral, as políticas são incompletas ou silentes com relação aos tipos de dados e formatos aceitos para compartilhamento. Conclusões: Os resultados corroboram a literatura empírica internacional, que apontam a menor frequência de políticas de compartilhamento de dados e a prevalência de políticas facultativas nos periódicos das ciências sociais. Novos estudos são necessários para investigar melhor as correlações entre atributos dos periódicos nacionais e características das políticas existentes e acompanhar a disseminação e o amadurecimento das políticas editoriais dessas publicações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose of study: Considering the growing importance of open science and the role of journals in disseminating its practices, this study aims to investigate and characterize the data-sharing editorial policies of Brazilian social science scholarly journals listed in the SciELO collection. Methods: This quantitative research performs a descriptive cross-sectional study of the data-sharing editorial policies of a sample of 47 Brazilian journals from Applied Social Sciences included in the SciELO collection in 2022. The method consists of the thematic content analysis of the editorial policies of the publications extracted from the electronic page of each publication in the sample. Eighteen variables are analyzed, 11 referring to the characteristics of the journals and seven related to the features of the policies. Results: The results show that 34% of the titles in the sample have some data sharing policy and, among these, 62.5% have optional policies; 68.7% indicate a repository for data deposit, especially SciELO Data and Zenodo. Where existent, the observed policies are often incomplete or silent regarding the types of data and formats accepted for sharing. Conclusions: The results align with those of the international empirical literature, which point to the lower frequency of data-sharing policies and the prevalence of optional policies in social science journals. New studies are needed to investigate better the correlations between attributes of Brazilian journals and characteristics of existing policies and to monitor the dissemination and maturation of editorial policies for these publications.
  • ENTENDENDO A DESINFORMAÇÃO: ALGUMAS DETERMINAÇÕES E UMA PROPOSTA DE CONCEITUAÇÃO Artigo Original

    Santos, Wérleson Alexandre de Lima; Pajeú, Hélio Márcio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Realizar aproximações teóricas a respeito da desinformação tendo em vista suas relações com o capitalismo. Metodologia: Pesquisa exploratória tendo como instrumento principal a pesquisa bibliográfica, e como norte epistemológico o materialismo dialético. Realiza uma investigação teórica que visa contribuir para um entendimento geral sobre desinformação, aplicando uma visão materialista que tem base em teorias marxistas e bakhtinianas, além das contribuições dos estudos de autores da Ciência da Informação como Capurro, Buckland e Dantas. Trata de questões envolvendo as estratégias de dominação burguesa, em especial de forma discursiva por meio da formação de consenso através da perpetuação de ideologias materializadas em gêneros discursivos. Resultados: Traz determinações basilares para a compreensão da desinformação envolvendo seu teor e sua forma de atuação; aponta três níveis de circulação nas dimensões da infraestrutura e da superestrutura, além de elencar tipologias e dimensões de manifestação, propondo sua conceituação enquanto um fenômeno material. Conclusões: O combate à desinformação vai muito além de combater informações falsas e isso demanda articulações teóricas e práticas mais complexas que envolvem o funcionamento da sociedade como um todo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To carry out theoretical approximations regarding disinformation in view of its relations with capitalism. Methodology: It is an exploratory research having bibliographical research as its main instrument, and dialectical materialism as its epistemological compass. The research conducts a theoretical investigation that aims to contribute to a general understanding of disinformation, applying a materialist view that is based on Marxist and Bakhtinian theories, in addition to the contributions of studies by Information Science authors such as Capurro, Buckland and Dantas. It deals with issues involving bourgeois domination strategies, especially in a discursive way through the creation of consensus through the perpetuation of ideologies materialized in discursive genres. Results: Brings basic determinations for understanding disinformation involving its content and form of action; points out three levels of circulation in the dimensions of infrastructure and superstructure, in addition to listing typologies and dimensions of manifestation, proposing its conceptualization as a material phenomenon. Conclusions: Combating disinformation goes far beyond combating false information and it requires more complex theoretical and practical articulations that involve the functioning of society as a whole.
  • AS INFÂNCIAS NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ONDE A PRÁXIS É O ESPERANÇAR MAIS VIVO Artigo Original

    Azen, Marcia; Figueiredo, Talita Soares; Bezerra, Arthur Coelho

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: As pesquisas de usuários atestam que as crianças estão consumindo e produzindo conteúdos em ambientes informacionais digitais que ora desconsideram, ora exploram suas vulnerabilidades ou necessidades. São ambientes que operam um novo tipo de sistema econômico, que busca modular o comportamento das pessoas monetizando dados por meio de vigilância ininterrupta. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar fundamentos e propostas sobre por que e como as infâncias precisam ser tratadas pela Ciência da Informação. Método: Este texto tem como método a pesquisa teórica em base bibliográfica. Parte-se aqui da crítica benjaminiana a abordagens metafísicas e instrumentais, e toma-se a criança como um ser social em construção, de linguagens, culturas e a saberes próprios. O tema é abordado baseando-se na visão da criança como um sujeito que desde os primeiros anos é determinante e determinado historicamente. Enxerga-se a infância como parte importante de um momento histórico. Resultado: Como resultado de nossa análise teórica, explicitamos possibilidades de uso da teoria crítica da informação para composição de diagnósticos e propomos o caminho da competência crítica em informação que, de mãos dadas à pedagogia crítica, visa fornecer à criança uma consciência em prol de sua autonomia como indivíduo. Conclusões: este estudo conclui que a Ciência da Informação possui importantes bases conceituais e suficiente ferramental de análise para constituir-se como suporte ao desenvolvimento de práticas emancipatórias para as infâncias contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: User surveys show that children are consuming and producing content in digital informational environments that sometimes disregard and other times exploit their vulnerabilities or needs. These are environments where a new type of economic system operates, which seeks to modulate people's behavior by monetizing data through continued surveillance. In this sense, the objective of this paper is to present grounds and proposals about why and how childhoods need to be acknowledged by Information Science. Methods: This article uses theoretical research based on literature as a method. Here, Benjamin's critique of metaphysical and instrumental approaches is taken as a starting point, and the child is seen as a social being under construction, with its own languages, cultures and knowledge. The issue is approached based on the view of the child as a subject who, since its early years, is determinant and historically determined. Childhood is seen as an important part of a historical moment. Results: As a result of our theoretical analysis, we highlight possibilities of using critical information theory to compose diagnoses and propose the path of critical information literacy that, hand in hand with critical theory and critical pedagogy, aims to provide children with a critical awareness in favor of their autonomy as an individual. Conclusions: this study concludes that Information Science has important conceptual bases and sufficient analysis tools to support the development of emancipatory practices for contemporary childhoods.
  • UNA APROXIMACIÓN A LOS PREMIOS DE LITERATURA INFANTIL Y JUVENIL BRASILEÑOS (2000-2020): ANÁLISIS Y CARACTERIZACIÓN Artigo Original

    Oliveira, Debora Santos de; Rodríguez, Araceli García; Díaz, Raquel Gómez

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: La relevancia de los premios literarios ha sido ampliamente estudiada, aunque no se han encontrado trabajos que reflejan su importancia en el caso de la Literatura Infantil y Juvenil (LIJ) de Brasil, por lo que este trabajo tiene como objetivo ser un primer acercamiento al tema. Método: Para ello se han estudiado los premios de LIJ nacionales en Brasil, así como 474 títulos galardonados vigentes entre 2000 y 2020 y se ha realizado una caracterización de los mismos estudiando su evolución cronológica, las instituciones de las que dependen, sus modalidades, categorías y géneros más premiados. Asimismo, se analizan los autores y autoras más galardonados, los géneros literarios y las materias más habituales de los títulos premiados. Resultado: Se concluye que en Brasil hay pocos premios nacionales de LIJ en comparación con su gran extensión territorial. También se observa que son premios consolidados en el tiempo, aunque su aparición sea tardía en comparación con la primera aparición del libro infantil/juvenil en Brasil. Conclusiones: El estudio de los autores permite conocer que no todos los premiados poseen reconocimiento y son considerados grandes nombres de la LIJ en Brasil. Finalmente, el género más premiado es la narrativa seguido de los álbumes ilustrados, sobre todo en los últimos estudiados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: The relevance of literary prizes has been widely studied, although no works have been found that reflect their importance in the case of Children's and Youth Literature (LIJ) in Brazil, so this work aims to be a first approach to the subject. Methods: For this, the national LIJ awards in Brazil have been studied, as well as 474 award-winning titles in force between 2000 and 2020 and a characterization of them has been carried out, studying their chronological evolution, the institutions on which they depend, its most awarded modalities, categories and genres. Results: It is concluded that in Brazil there are few national LIJ awards compared to its large territorial extension. It is also observed that they are consolidated awards over time, although their appearance is late compared to the first appearance of the children's/youth book in Brazil. Conclusions: The study of the authors reveals that not all the winners are recognized and are considered great names of the LIJ in Brazil. Finally, the most awarded genre is the narrative followed by illustrated albums, especially in the last ones studied.
  • O nexo entre a gestão documental e o governo digital em Cuba: análise do marco regulatório Artigo Original

    Guevara, Jorge del Castillo; Vega-Almeida, Rosa Lidia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo propôs: elucidar a ligação entre a gestão documental e o desenvolvimento do governo digital cubano, apoiado pelo marco regulatório nacional. Método: A pesquisa é um estudo de caso. Foram aplicados o método analítico-sintético e a técnica de análise documental. A base normativa legal e técnica foi examinada com base em questões e parâmetros. Resultado: A revisão das normas legais arquivísticas permitiu identificar fragilidades na gestão documental. A solução esteve associada à assunção da norma ISO 15489-1 e das complementares sobre gestão de documentos arquivísticos digitais. Conclusões: As fragilidades do quadro jurídico arquivístico e a ausência de normas técnicas internacionais no quadro regulamentar nacional dificultam uma ligação eficaz entre a gestão documental e o governo digital em Cuba.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Este artículo se propuso dilucidar el nexo entre la gestión documental y el desarrollo del gobierno digital cubano sustentado en el marco regulatorio nacional. Método: La investigación es un estudio de caso. Se aplicaron el método analítico-sintético y la técnica de análisis documental. Se examinó la base normativa jurídica y técnica a partir de interrogantes y parámetros. Resultado: La revisión de las normas jurídicas archivísticas permitió identificar debilidades en la gestión documental. La solución se asoció a la asunción de la norma ISO 15489-1 y las complementarias sobre la gestión de documentos archivísticos digitales. Conclusiones: Las debilidades del marco jurídico archivístico y la ausencia de normas técnicas internacionales en el marco regulatorio nacional dificulta la existencia de un vínculo efectivo entre la gestión documental y el gobierno digital en Cuba.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objetivo: This article proposed to elucidate the nexus between records management and the development of the Cuban digital government, supported by the national regulatory framework. Methods: The research is a case study. The analytical-synthetic method and the documentary analysis technique were applied. The legal and technical normative base was examined based on questions and parameters. Results: The review of archival legal standards made it possible to identify weaknesses in records management. The solution was associated with the assumption of the ISO 15489-1 standard and the complementary ones on the management of digital records. Conclusions: The weaknesses of the archival legal framework and the absence of international technical standards in the national regulatory framework make it difficult to have an effective link between records management and digital government in Cuba.
  • Gestão do conhecimento e capital intelectual de acordo com variáveis sociodemográficas entre professores universitários Original Article

    Romero-Carazas, Rafael; Cruz-Arango, Oscar David La; Torres-Sánchez, Julio Alberto; Manchego, Victoria Torres Cheje de; Suclla-Revilla, Jorge Luis; Gutiérrez-Monzón, Sonia Gladys; Araujo-Montaño, Mario Bryan; Chávez-Choque, Melina Elizabeth; Carpio-Delgado, Fabrizio del; Bernedo-Moreira, David Hugo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo foi determinar as diferenças na gestão do conhecimento e no capital intelectual de acordo com a idade, o gênero e o tempo de serviço dos professores da Universidade Peruana Unión 2022. Método: a metodologia de pesquisa foi quantitativa, correlacional explicativa, não experimental e de corte transversal. A amostra foi composta por 192 professores da Faculdade de Ciências Empresariais, aos quais foi aplicada uma pesquisa. Resultados: os resultados mostram diferenças significativas na gestão do conhecimento e no capital intelectual de acordo com a idade, o gênero e o tempo. Conclusões: não há diferenças significativas que impliquem uma mudança na gestão do conhecimento com relação aos dados sociodemográficos (gênero, idade e anos de trabalho). Com relação ao capital intelectual, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação aos fatores sociodemográficos (sexo, idade). Há diferenças significativas com relação ao fator sociodemográfico anos na organização.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: El objetivo fue determinar las diferencias en cuanto a gestión del conocimiento y capital intelectual según edad, sexo y tiempo de servicio en docentes de la Universidad Peruana Unión 2022. Método: La metodología de investigación tuvo enfoque cuantitativo, tipo explicativo correlacional, diseño no experimental y corte transversal. La muestra estuvo conformada por 192 docentes de la facultad de ciencias empresariales, a los cuales se les aplicó una encuesta. Resultados: Los resultados muestran diferencias significativas de la gestión del conocimiento y el capital intelectual según edad, sexo y tiempo. Conclusiones: No existen diferencias significativas que impliquen un cambio en la gestión del conocimiento respecto a los datos sociodemográficos (sexo, edad y años de trabajo). Respecto al capital intelectual no se encontraron diferencias estadísticamente significativas en relación a los factores sociodemográficos (sexo, edad). Existen diferencias significativas con el factor sociodemográfico años en la organización.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: The objective was to determine the differences in knowledge management and intellectual capital according to age, sex, and length of service in the Universidad Peruana Unión 2022 teachers. Method: The research methodology had a quantitative approach, correlational explanatory type, non-experimental design, and cross-sectional design. The sample consisted of 192 teachers from the faculty of business sciences, to whom a survey was applied. Results: The results show significant differences in knowledge management and intellectual capital according to age, sex, and time. Conclusions: No significant differences imply a change in knowledge management concerning sociodemographic data (sex, age, and years of work). No statistically significant differences in intellectual capital were found in the sociodemographic factors (sex, age). There are substantial differences concerning the sociodemographic factor years in the organization.
  • MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DIRETA DA INDEXAÇÃO AUTOMÁTICA VIA JULGAMENTO POR INDEXADORES Artigo Original

    Correa, Renato Fernandes; Fujita, Mariângela Spotti Lopes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Com a finalidade de avaliar um sistema de indexação automática aplicado a e-books, este trabalho propõe e aplica um método para avaliação direta da indexação automática via julgamento por indexadores, quanto à qualidade dos termos de indexação atribuídos automaticamente aos documentos. Método: Realizou-se uma pesquisa metodológica de natureza descritiva e aplicada, utilizando-se procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica. Inicialmente, por meio de revisão de literatura, delimitaram-se as etapas do método proposto de avaliação direta da indexação automática via julgamento por indexadores, para depois proceder à construção de instrumento para coleta de dados e aplicação do método proposto na avaliação da indexação automática do sistema SISTRA, na indexação de e-books técnicos-científicos. Resultado: O método proposto de avaliação é apresentado através de diagrama e descrição de etapas. O método consiste, primeiramente, no julgamento por indexadores da qualidade dos termos atribuídos pelo sistema de indexação automática a uma amostra de documentos digitais e, posteriormente, na análise de valores calculados para métricas de qualidade da indexação automática. A aplicação do método proposto se mostrou útil numa primeira avaliação de um sistema de indexação automática. Conclusões: Conclui-se que o método proposto de avaliação direta da indexação automática via julgamento por indexadores propicia a padronização da avaliação e sua prática por profissionais da informação, e que a avaliação direta é uma atividade necessária para a aplicação e a adoção da indexação automática na indexação por assunto de documentos digitais, no âmbito das unidades de informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: In order to evaluate an automatic indexing system applied to e-books, this paper proposes and applies a method for direct evaluation of automatic indexing through assessment by indexers of the quality of the index terms automatically assigned to the documents. Method: A methodological research of descriptive and applied nature was carried out, using technical procedures of bibliographic research and empirical research. Initially, by means of a literature review, the steps of the proposed method of direct evaluation of automatic indexing through assessment by indexers were delimited, to then proceed with the construction of an instrument for data collection and application of the proposed method in the evaluation of automatic indexing of the SISTRA system in the indexing of technical-scientific e-books. Result: The proposed evaluation method is described by means of a diagram and systematic description. The method consists first in the judgment by indexers of the quality of terms assigned by the automatic indexing system to a sample of digital documents, and then in the analysis of values calculated for quality metrics of automatic indexing. The application of the proposed method proved useful in a first evaluation of an automatic indexing system. Conclusions: We conclude that the proposed method of direct evaluation of automatic indexing through assessment by indexers provides the standardization of evaluation and its practice by information professionals, and that direct evaluation is a necessary activity for the application and adoption of automatic indexing in indexing by subject of digital documents in the scope of information units.
  • INVESTIGAÇÃO, CURADORIA E PRESERVAÇÃO DIGITAIS: MODELO COLABORATIVO ENTRE O CHAM - CENTRO DE HUMANIDADES E O NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA INVESTIGAÇÃO Estudo De Caso

    Ochôa, Paula; Salgueiro, Ângela; Almeida, Bruno; Oliveira, Silvana Roque de; Araújo, Rui

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo pretende descrever uma experiência intraorganizacional de cooperação estratégica, refletindo sobre os fatores críticos de sucesso no desenvolvimento de políticas de preservação e curadoria digitais envolvendo instituições de ensino superior e centros de investigação. Método: São consideradas duas perspectivas qualitativas no estudo de caso: a practice turn e a perspectiva do estudo do comportamento e práticas informacionais para estudar a estratégia e as interações informacionais do modelo de colaboração desenvolvido entre um centro de investigação (CHAM - Centro de Humanidades) e a equipa especializada do Núcleo de Desenvovlvimento Digital da Investigação (NDDI) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foram utilizados métodos como a análise documental, a observação e a análise de práticas informacionais. Resultado: O modelo de colaboração é analisado nas suas características estratégicas e práticas informacionais: diálogo ativo e contínuo entre a comunidade de investigadores, suportada por atividades de coaching do NDDI, focalizadas na obtenção de um consenso generalizado, mas flexível em torno da investigação, curadoria e preservação digitais. A sua implementação resulta de uma estratégia Top-down, garantindo o apoio organizacional e a governança da informação, e Bottom-up, constituindo um processo conduzido pela comunidade, desenvolvendo duas ações interrelacionadas: uma experiência piloto de teste de gestão de dados e a avaliação conjunta dos sites de projetos de investigação com recomendações para a sua sustentabilidade, interoperabilidade, preservação e curadoria digitais. Conclusões: A construção da estratégia centrada na reflexão crítica partilhada perspectiva soluções conjuntas e sinergias para a construção de políticas de preservação digital participativas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: This article intends to describe an intra-organizational experience of strategic cooperation, reflecting on the critical success factors in the development of digital preservation and curation policies involving higher education institutions and research centers. Methods: Two qualitative perspectives are considered in the case study: the practice turn and the perspective of the study of behavior and informational practices to study the strategy and informational interactions of the collaboration model developed between a research center with more than 200 integrated researchers (CHAM - Center for the Humanities) and the specialized Digital Development of Research Services (DDRS) team from the Faculty of Social and Human Sciences of Universidade NOVA de Lisboa. Methods such as document analysis, observation and analysis of informational practices were used. Results: The collaboration model is analyzed in its main strategic characteristics and informational practices: active and continuous dialogue between the research community, supported by DDRS coaching activities, focused on obtaining a generalized but flexible consensus around the research, digital curation, and preservation. Its implementation results from a double Top-down strategy, guaranteeing organizational support and information governance, and Bottom-up, constituting a community-led process, developing two interrelated actions: a pilot data management test experience and the evaluation collection of research project sites with recommendations for their sustainability, interoperability, digital preservation, and curation. Conclusions: The construction of the strategy centered on shared critical reflection perspective of joint solutions and synergies for the construction of participatory digital preservation policies.
  • TERMINOLOGIA DE INTERFACE: PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL DE DADOS CLÍNICOS EM NARRATIVAS DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE Artigo De Dados

    Souza, Amanda Damasceno de; Dutra, Frederico Giffoni de Carvalho; Corrêa, Fábio; Silva, Helton Júnio da; Ribeiro, Jurema Suely de Araújo Nery; Felipe, Eduardo Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Apresentar a recuperação e análise de dados clínicos provenientes de anamnese de Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP), denominada nesta pesquisa como Terminologia de Interface Método: O processo de coleta de dados clínicos desta pesquisa foi realizado em prontuários eletrônicos de pacientes de hospital privado. A amostra dos dados foi composta por 18.256 anamneses do domínio da ginecologia do ano de 2018. Os dados clínicos foram recuperados por meio de Processamento de Linguagem Natural utilizando a linguagem Python. Foram analisados os termos mais frequentes relacionados aos dados clínicos do tipo: abreviaturas e siglas, stop words, procedimento e n-gramas. Resultados: Os dados clínicos têm potencial de reutilização para produção científica, traçar perfil epidemiológico e na criação de dicionários e enriquecimento de vocabulários controlados para o PEP e outros sistemas de informação em saúde. Além disso são importantes na delimitação de algoritmos para fins de recuperação da informação. Como resultados um repositório foi criado no OSF (https://osf.io/de43a/) contendo planilhas e tabelas com os dados clínicos para seu reuso na delimitação de algoritmos além da criação de nuvem de palavras para identificar os termos mais frequentes em prontuários eletrônicos do paciente no domínio da Ginecologia. Os algoritmos utilizados na recuperação da informação foram disponibilizados no repositório digital GitHub. Conclusões: Os dados clínicos são informações sobre o paciente, utilizados para fins de assistência, questões administrativas hospitalares, permitindo pesquisas relacionadas à saúde e à doença do paciente. A Terminologia de Interface, exemplificada no PEP dos Hospital da pesquisa, apresentou diversidade de dados clínicos nas anamneses.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To present the retrieval and analysis of clinical data from anamneses in the. Electronic Health Record (EHR), referred to in this research as Interface Terminology. Methods: The clinical data collection process in this research was carried out on electronic patient records from a private hospital. The data sample consisted of 18,256 anamneses from the field of gynecology in 2018. The clinical data was retrieved through Natural Language Processing using the Python language. The most frequent terms related to clinical data were analysed, such as abbreviations and acronyms, stop words, procedures, and n-grams. Results: Clinical data has the potential to be reused for scientific production, epidemiological profiling and in the creation of dictionaries and enrichment of controlled vocabularies for PEP and other health information systems. They are also important in defining algorithms for information retrieval. As a result, a repository was created in the OSF (https://osf.io/de43a/) containing spreadsheets and tables with clinical data for reuse in the delimitation of algorithms, as well as the creation of a word cloud to identify the most frequent terms in electronic patient records in the field of Gynecology. The algorithms used to retrieve the information were made available on the GitHub digital repository. Conclusions: Clinical data is information about the patient, used for care purposes, hospital administrative issues, allowing research related to the patient's health and illness. The Interface Terminology, exemplified in the research hospital's EHR, presented a diversity of clinical data in the anamneses.
  • Dados de pesquisa em paleobotânica: conjunto de dados petrográficos de lâminas delgadas de lenhos fósseis Data Paper

    Semeler, Alexandre Ribas; Sommer, Margot Guerra

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O estudo visa divulgar e analisar a coleção de lenhos fósseis armazenadas no acervo de lâminas delgadas da coleção de paleobotânica do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Descrevem-se lâminas delgadas de madeira petrificada, enquanto dados de pesquisa utilizados para investigação em Geociências, em específico, busca-se compor um modelo para utilização deste tipo de lâmina na paleobotânica o que permite visualizar sua representatividade em estudos publicados durante 40 anos. Assim, obter-se-á as características anatômicas de laminas de lenhos fósseis com vistas a definir suas afinidades sistemáticas como uma tipologia específica de dados de pesquisa em Geociências. Métodos: A metodologia envolve entrevista com um especialista em paleobotânica e a utilização de diferentes técnicas aplicadas em estudos métricos para mapear a sua produção científica em lenhos fósseis. Nesse sentido, como exemplo descrevem-se um conjunto de dados de (20) lâminas delgadas de lenhos fósseis petrificados utilizados no paper Stressing environmental conditions in the “petrified forest” from the Mata Sequence in the Triassic context of the Paraná Basin publicados pelo periódico Journal of South American Earth Sciences, conforme DOI: 10.1016/j.jsames.2023.104415. A metodologia de utilização dessas lâminas no paper permite a identificação de assinaturas paleoclimáticas, com base em características anatômicas de lenhos fósseis. Além desse estudo de caso, esse data paper serve para representar uma coleção de mais de (2.000) mil lâminas de lenhos fósseis, cerca de 40 anos de pesquisa em paleobotânica que é reutilizada em aulas de metodologia e compõem uma base de dados de pesquisa que fornece informações sobre características anatômicas, afinidades sistemáticas, condições paleoclimáticas e percepções paleoambientais. Potencial de reutilização: A reutilização desse conjunto de dados permite o registro, o armazenamento, a identificação e a preservação de lâminas delgadas de lenhos fósseis enquanto um tipo de dado de pesquisa em Geociências, também objetiva aprimorar a organização de um banco de dados. Esses dados da pesquisa estão sendo digitalizados e em breve todos estarão disponíveis sob a licença CC BY 4.0, conforme a amostra descrita nesse data paper. (Mendeley DOI: 10.17632/b8phfcsync.3) os quais poderão ser reutilizados por softwares de microscopia óptica e de varredura eletrônica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: This study was aimed at analyzing and disseminating the fossil wood collection data stored in the thin sections of the paleobotany collection of the Department of Paleontology and Stratigraphy of the Institute of Geosciences at the Federal University of Rio Grande do Sul. Thin sections of petrified wood are described. Research data used in geosciences specifically seek to develop a model for the use of this type of sheet in paleobotany, enabling visualization of its representativeness in studies published over 40 years to obtain the anatomical characteristics of fossil woods and define their systematic affinities as a specific typology of research data in geosciences. Methods: The methodology involved interviewing a paleobotanical specialist and using different techniques applied in metric studies to map scientific production in petrified wood. Thus, a dataset of (20) thin slide sections of petrified fossil wood used in “Stressing environmental conditions in the ‘petrified forest’ from the Mata Sequence in the Triassic context of the Paraná Basin,” a paper published by the Journal of South American Earth Sciences (DOI:10.1016/j.jsames.2023.104415), was used. Depending on the methodology, these thin sections petrified wood can reveal systematic paleoclimatic signatures based on the anatomical characteristics of the fossil wood. In addition to this case study, which represents a collection of more than (2.000) thousand blades of fossil wood and approximately 40 years of research, the paleobotanical collection of the department is reused in methodology classes. The collection comprises a database created by research physicists that provides information on anatomical features, systematic affinities, paleoclimatic conditions, and paleoenvironmental insights. Potential for reuse: The reuse, registration, storage, identification, and preservation of thin sections as a type of research data used in paleobotany aims to improve the methodology associated with the organization of the physical database of the institution. The research data and blades of fossil wood are being digitized. They will soon be available under CC BY 4.0, according to the sample described in this data paper (DOI Mendeley: 10.17632/b8phfcsync.3). Furthermore, the data can be reused in optical and electronic scanning microscopy software.
  • DADOS ABERTOS DO IBGE: RECUPERAÇÃO NA API DE DADOS AGREGADOS Artigo De Dados

    Silva, Patrícia Nascimento; Silva, Gabriel Vieira Pereira da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: A publicação de dados abertos do governo tem como objetivo maior o seu reuso pela sociedade. Com o aumento do volume de dados disponibilizados, o processamento por máquina foi um dos requisitos essenciais para promover a interoperabilidade, permitindo assim o efetivo reuso dos dados governamentais abertos. Este artigo de dados tem o objetivo de descrever o processo de coleta de dados na API de dados agregados do IBGE, que disponibiliza dados agregados de pesquisas e censos realizados no Brasil. Método: Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, e aplicada por envolver um problema prático que é a coleta dos dados na API de dados agregados do IBGE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental para identificar as rotas (endpoints) disponíveis e os parâmetros existentes na API, que permitiram implementar “filtros” para recuperar os dados e informações relevantes em um universo com muitos conjuntos de dados agregados. Potencial de reutilização: A disponibilização dos conjuntos de dados das pesquisas do IBGE, de forma automatizada, permite que os mesmos sejam monitorados, recuperados e utilizados no encaminhamento e manutenção de políticas públicas, contribuindo para a identificação de padrões, de comportamentos e hábitos da população, por vários segmentos da sociedade civil, incluindo empresas (públicas e privadas), fomentando novos modelos de negócio digitais que usam dados e informações de diferentes contextos, suscitando novos produtos, serviços e ocupações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: The publication of data opened by the government has as its main objective or its reuse by society. As the increase in the volume of available data, machine processing was one of two essential requirements to promote interoperability, thus allowing the effective reuse of open government data. This data article aims to reveal the data collection process in the IBGE aggregate data API, which makes available aggregate data from surveys and censuses carried out in Brazil. Method: This research is characterized as descriptive and exploratory, with a qualitative, and applied approach because it involves a practical problem that collects two data in the IBGE aggregate data API. For this reason, a documentary search was carried out to identify the broken points (endpoints) available and the parameters existing in the API, which will allow the implementation of “filters” to recover data and relevant information in a universe with many sets of aggregated data. Reuse potential: The availability of two sets of IBGE research data, in an automated manner, allows them to be monitored, recovered and used in the direction and maintenance of public policies, contributing to the identification of patterns, behaviors and habits of the population , by various segments of civil society, including companies (public and private), promoting new digital business models that use data and information from different contexts, creating new products, services and occupations.
  • EU NÃO ACHO QUE DEVEMOS "COMBATER" AS EDITORAS PREDATÓRIAS: UMA ENTREVISTA COM JEFFREY BEALL Entrevista

    Beall, Jeffrey; Zaccaron, Rafael; Behnck, Vítor Pluceno

    Resumo em Português:

    RESUMO A Lista de Beall foi desativada em janeiro de 2017. Ela indicava potenciais editoras predatórias, que publicavam artigos de acesso aberto, não revisados por pares, visando o lucro. Isso leva a uma poluição do corpo de textos científicos por conta de informações pseudocientíficas não revisadas, o que é danoso para a ciência como um todo. Nesta entrevista, Beall discute alguns aspectos e impactos da publicação predatória, bem como o dilema da pesquisa de acesso aberto e o que diferentes entidades podem fazer para diminuir a influência das revistas predatórias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Beall’s List was discontinued in January 2017. It catalogued potential predatory publishers, known for publishing non-peer-reviewed open access articles with profit reasons. This leads to a pollution of the academic record with poorly reviewed pseudo-scientific data, which is harmful for science in general. In this interview, Beall discusses some aspects and impacts of predatory publishing, as well as the dilemma of open-access research and what different entities can do to diminish the influence of predatory journals.
Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade. CEP-88040-900, Telefone: +55 (48) 3721-2237 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: encontrosbibli@contato.ufsc.br