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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 25, Número: 2, Publicado: 2024
  • Aprendizagem empreendedora para a inovação: Um estudo de múltiplos casos Resources And Entrepreneurial Development

    Lopes, Carla Cristine Silva; Teixeira, Rivanda Meira

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: As contribuições dos indivíduos no processo inovativo, bem como a forma como eles aprendem são cruciais. Todavia, os diversos modos de aprendizagem dos empreendedores são negligenciados nas discussões acerca da inovação. Dito isso, considera-se que a inovação emerge de processos contínuos de aprendizagem, bem como do acúmulo e desenvolvimento de conhecimentos provenientes de relacionamentos, experiências, habilidades e informações. Destarte, identificar como os diferentes modos de aprendizagem são adotados pelos empreendedores de pequenos negócios em suas ações de inovação é o objetivo do presente trabalho. Originalidade/valor: A contribuição acadêmica desta pesquisa é apresentar passos iniciais a respeito dos modos de aprendizagem empreendedora em conjunto com a inovação. Já a contribuição prática refere-se ao entendimento das diferentes formas de aprendizagem que podem ser consideradas para a inovação, que o estudo proporcionará aos empreendedores de pequenos negócios. Design/metodologia/abordagem: A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de casos múltiplos e, para a análise dos dados, utilizaram-se a análise de conteúdo e a técnica de cross-case analysis. Resultados: Os resultados da pesquisa mostram que as aprendizagens experiencial, por networks, formal e vicária são importantes modos de auxílio aos empreendedores no alcance de distinção mercadológica, mediante soluções inovadoras. Assim, o acúmulo de conhecimento proporcionado pelos diferentes modos de aprendizagem estudados resultou na implementação de variadas ações de inovação, principalmente em serviços, nas empresas participantes do estudo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The contributions of individuals in the innovative process and the way they learn are crucial. However, the various entrepreneurial learning modes are neglected in discussions about innovation. That said, innovation is considered to emerge from continuous learning processes and the accumulation and development of knowledge from relationships, experiences, skills, and information. Thus, this work aims to identify how small business entrepreneurs adopt the different learning modes in their innovation actions. Originality/value: The academic contribution of this research is to present initial steps regarding entrepreneurial learning modes in conjunction with innovation. On the other hand, the practical contribution refers to understanding the different forms of learning that can be considered for innovation, which the study will provide to small business entrepreneurs. Design/methodology/approach: The research strategy adopted was multiple case studies and content and cross-case analysis techniques were used for data analysis. Findings: Research results show that experiential, through networks, formal, and vicarious learning are important modes to help entrepreneurs achieve market distinction through innovative solutions. Thus, the knowledge accumulation provided by the different learning modes studied resulted in implementing various innovation actions, mainly in services, in the companies participating in the study.
  • A transformação digital no gerenciamento do fluxo de leitos nos hospitais Resources And Entrepreneurial Development

    Freitas, Rute; Araújo, Claudia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo visa identificar os benefícios e as dificuldades percebidos pelos gestores quanto à implementação da transformação digital (TD) na gestão de leitos hospitalares. Originalidade/valor: O artigo contribui para a academia ao analisar um tema relevante, a TD na saúde, e ainda pouco explorado na perspectiva multifatorial de seus elementos tecnológicos, organizacionais e sociais. Nenhum estudo similar foi identificado com aplicação em um hospital privado, de grande porte, localizado em um país em desenvolvimento. Ao analisar percepções gerenciais sobre a implementação da TD aplicada à gestão de leitos hospitalares, o estudo possibilita melhor entendimento e potencial fortalecimento desse processo de TD por parte dos profissionais envolvidos, podendo contribuir para a ampliação do acesso à atenção hospitalar. Design/metodologia/abordagem: Aplicou-se um estudo de caso único para investigar a implementação da TD na gestão de leitos hospitalares de um hospital geral privado de São Paulo, Brasil. Para tanto, entrevistas em profundidade foram realizadas com 19 executivos responsáveis pela gestão de leitos hospitalares. O conteúdo das entrevistas foi analisado por meio da análise de conteúdo e da mineração de dados, e classificado de acordo com seus elementos tecnológicos, organizacionais e sociais (Reis et al., 2018). Resultados: Os benefícios potenciais da TD mais citados são: ganhos de eficiência, informações em tempo real e satisfação de funcionários e pacientes. Por sua vez, a integração de sistemas, a instituição de novos processos e a mudança organizacional constituem as principais dificuldades relatadas. A TD pode impactar positivamente o fluxo de gestão de leitos, mas é crucial considerar, para seu sucesso, os elementos tecnológicos, organizacionais e sociais envolvidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article aims to identify the benefits and difficulties managers perceive regarding implementing digital transformation (DT) in hospital bed management. Originality/value: The article contributes to academia by analyzing a rele-vant topic, DT of health, that is scarcely explored in the multifactorial perspective of its technological, organizational, and social elements. No similar study was identified with application in a large private hospital located in a developing country. By analyzing managerial perceptions about implementing DT applied to hospital bed management, the study allows a better understanding and potential strengthening of this DT process by the professionals involved, which can contribute to expanding access to hospital care. Design/methodology/approach: A single case study was carried out to investigate the implementation of DT for managing hospital beds in a private general hospital in São Paulo, Brazil. We interviewed 19 managers responsible for hospital bed management. The interviews were analyzed using two methods: content analysis and data mining, and they were classified according to their technological, organizational, and social elements (Reis et al., 2018). Findings: DT’s most cited potential benefits were efficiency gains, real-time information, and employee and patient satisfaction. The main dificulties reported were systems integration, data availability in real-time, instituting new processes, and challenges related to organizational culture and the necessary changes. DT can positively impact bed flow management, but it is crucial to consider the technological, organizational, and social elements involved in its success.
  • Influência dos custos de troca e da dependência de recursos na cooperação interorganizacional Resources And Entrepreneurial Development

    Castanha, Eduardo Tramontin; Gasparetto, Valdirene

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar a influência dos custos de troca e da dependência de recursos na cooperação interorganizacional entre compradores e seus fornecedores de serviços de transporte. Originalidade/valor: A literatura de contabilidade gerencial tradicionalmente tem focado no uso de controles intraorganizacionais, porém é crescente o interesse de pesquisadores em aplicar elementos da contabilidade gerencial no âmbito interorganizacional. Nesse contexto, este estudo acrescenta à literatura de relações interorganizacionais possíveis evidências da relação entre dependência de recursos, custos de troca e cooperação interorganizacional entre compradores e seus fornecedores de serviços de transporte. Design/metodologia/abordagem: A investigação, com abordagem quantitativa e por survey, avaliou a percepção de profissionais de empresas do setor de alimentos e bebidas acerca de seus fornecedores de serviços de transporte. Participaram do estudo 120 profissionais, e, para a análise do modelo estrutural, utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Resultados: Os resultados demonstram que as dimensões relacional e processual dos custos de troca e a dependência de recursos influenciam positivamente a cooperação interorganizacional. Encontrou-se, ainda, mediação total da dependência de recursos na relação entre custos de troca processual e cooperação interorganizacional. Os resultados evidenciam que custos de troca e dependência de recursos são antecedentes da cooperação interorganizacional entre as empresas pesquisadas e seus fornecedores de serviços de transporte. Como implicações sociais e gerenciais, os resultados desta investigação proporcionam a gestores de logística e transportes, tanto das empresas compradoras quanto das fornecedoras, melhor entendimento da importância dos custos de troca e da dependência de recursos e seus impactos na cooperação interorganizacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article analyzes the influence of switching costs and resource dependence on interorganizational cooperation between contractors (buyers) and transport companies (sellers). Originality/value: The management accounting literature has traditionally focused on intraorganizational controls. However, researchers have a growing interest in applying management accounting elements in the interorganizational scope. This study contributes to the literature on interorganizational relationships by presenting possible evidence of the relationship between resource dependence, switching costs, and interorganizational cooperation between contractors and transport companies. Design/methodology/approach: This quantitative study surveyed the perception of professionals from food and beverage sector companies about the transport companies they contract. A total of 120 professionals participated in the study, and the Structural Equations Modeling (SEM) technique was used to analyze the structural model. Findings: The relational and procedural dimensions of switching costs and resource dependence influence interorganizational cooperation positively. A total mediation of resource dependence was found in the relationship between procedural switching costs and interorganiza-tional cooperation. The results showed that switching costs and resource dependence are antecedents of interorganizational cooperation between the firms surveyed and the transport companies they contract. As for social and managerial implications, this study offers managers a deeper understanding of the importance of switching costs and resource dependence and the impacts of these factors on interorganizational cooperation.
  • Intenções de crescimento para microempreendedores individuais: Proposta de mensuração Resources And Entrepreneurial Development

    Cenci, Jaci; Machado, Hilka Pelizza Vier; Carvalho, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Esta pesquisa visa validar duas escalas para mensurar intenções de crescimento e fatores inibidores de intenções de crescimento para microempreendedores individuais (MEI). Originalidade/valor: O estudo apresenta proposta de duas escalas para mensurar intenções de crescimento de MEI e barreiras para crescimento em um contexto específico e não explorado dos MEI. Design/metodologia/abordagem: As escalas foram construídas a partir de Hair et al. (2019) e foram validadas junto a 134 MEI. Foram realizadas a análise fatorial exploratória e a análise de confiabilidade. Resultados: As escalas foram validadas e caracterizam-se como multidimensionais. A escala para intenções de crescimento é composta pelas dimensões: interesse pessoal, status social e família. A escala de fatores inibidores de intenções de crescimento é composta pelos itens: interesse pessoal, avaliação de mercado e recursos financeiros. Essas escalas poderão ser utilizadas em programas de educação e em políticas para formação de MEI. Estudos futuros podem explorar o caráter longitudinal das intenções de crescimento e focar intenções de crescimento em segmentos de empreendedores que atuam em setores de elevado crescimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This research aims to validate two scales to measure growth intentions and respective inhibiting factors for individual microentrepreneurs (MEI). Originality/value: The study proposes scales to measure the growth intentions of MEI. It brings an instrument to analyze growth intentions and barriers to growth in a specific context that has not yet been explored. Design/methodology/approach: Two scales were constructed following Hair et al. (2019). They were validated with 134 MEI. Then, exploratory factor and reliability analyses were performed. Findings: The scales were validated and characterized as a multidimensional growth intentions scale consisting of the following dimensions: personal interest, social status, and family background. The growth intentions inhibiting factors scale is composed of the items: personal interest, market assessment, and financial resources. Both scales can be used in education programs and policies for MEI training. Further studies may explore the longitudinal character of growth intentions and focus on measuring growth intentions in segments of high growth potential.
  • Influência da agressividade tributária na previsão dos analistas financeiros Strategic Finance

    Araujo, Marcus Vinícius Freire Uchôa; Tardin, Neyla; Antônio, Rafael Moreira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O presente trabalho se propôs a verificar se o gerenciamento do lucro tributável por meio de práticas de agressividade tributária gera um impacto negativo na acurácia das previsões dos analistas de mercado. Originalidade/valor: A contribuição central deste estudo é a de relacionar a agressividade tributária com maiores erros nas previsões dos analistas. Com isso, a relevância deste estudo está em evidenciar que essa prática pode levar a uma maior percepção dos riscos das companhias e maior assimetria informacional, além de influenciar os preços das ações e acarretar menor acurácia dos analistas. Design/metodologia/abordagem: Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de modelos de regressões com dados em painel com efeitos aleatórios. Também foram utilizados estimadores baseados em variáveis instrumentais com a aplicação do teste de Jensen para verificação da validade da estimação pelo método de momentos generalizado (generalized method of moments – GMM). Os dados foram tratados com a técnica de winsorização ao nível de 1%. Resultados: A partir de uma amostra composta por empresas listadas na B3 entre 2010 e 2017 (com um total de 2.805 observações válidas), os resultados mostraram que as empresas que apresentam maior agressividade tributária estão sujeitas a um maior erro de previsão dos analistas. Assim, infere-se que, para as empresas mais agressivas, o grau de previsibilidade dos analistas diminui. Com essa queda na qualidade da previsão dos analistas, os usuários de suas previsões e relatórios tornam-se mais vulneráveis à assimetria informacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This paper aims to verify whether the management of taxable income through aggressive tax practices negatively impacts the accuracy of market analysts’ forecasts. Originality/value: The central contribution of this study is to relate tax aggressiveness with more significant errors in analysts’ forecasts. Thus, the relevance of this paper is in showing that this practice can lead to a greater perception of companies’ risks and more significant informational asymmetry, in addition to influencing stock prices and resulting in lower analyst accuracy. Design/methodology/approach: This research paper was developed from regression models with panel data with random effects, also using estimators based on instrumental variables with the application of Jensen’s test to verify the validity of the generalized method of moments (GMM) estimation. The data were treated with the winsorization technique at the 1% level. Findings: A sample of companies listed on the B3 between 2010 and 2017 (with a total of 2,805 valid observations) showed that companies with higher tax aggressiveness are subject to a higher analyst forecast error. Thus, it is inferred that, for more aggressive companies, the degree of analyst predictability decreases. With this drop in the quality of analysts’ forecasts, the users of their forecasts and reports are more vulnerable to informational asymmetry.
  • Political uncertainty and earnings management: Evidence from Latin American countries Strategic Finance

    Passos, Lineker Costa; Lucena, Wenner Glaucio Lopes

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo tem como objetivo examinar se a incerteza política afeta as escolhas contábeis de gestores de firmas no sentido de praticarem o gerenciamento de resultados por meio de accruals discricionários. Originalidade/valor: A pesquisa é original por fornecer evidências sobre a direção da prática de gerenciamento de resultados seguindo períodos de incerteza política e considerando países emergentes da América Latina. O estudo é útil por sinalizar aos agentes dos mercados de capitais daqueles países o impacto da incerteza política na qualidade dos agregados contábeis. Design/metodologia/abordagem: A amostra final ficou constituída por 352 firmas (3.005 observações-ano), considerando-se o período de 1998 a 2018. Incerteza política teve como proxy os anos de eleições presidenciais dos países, ao passo que o gerenciamento de resultados foi captado pelos accruals discricionários estimados segundo o modelo de Jones (1991) modificado por Dechow et al. (2012). A regressão linear múltipla com estimação por System Generalized Method of Moments (Sys-GMM) balizou os testes. Resultados: Constatou-se que períodos de eleições presidenciais estão associados à decisão de gestores em incrementar lucros via accruals discricionários positivos, permitindo-se inferir que a incerteza política impacta as escolhas contábeis de gestores quanto à prática do gerenciamento de resultados. Os resultados se mostraram robustos a diferentes alternativas de testes. Os achados têm implicações práticas para agentes que utilizam a informação contábil como sinal informacional em suas decisões, quer seja na perspectiva de investidores (acionistas atuais ou potenciais acionistas), quer seja na perspectiva de outros stakeholders associados à firma (colaboradores, fornecedores etc.).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article aims to examine whether political uncertainty affects the accounting choices of firms’ managers in the sense of practicing earnings management through discretionary accruals. Originality/value: The research is original for providing evidence on the direction of earnings management practice following periods of political uncertainty and considering emerging countries in Latin America. The study helps signal to capital market agents in those countries the impact of political uncertainty on the quality of accounting aggregates. Design/methodology/approach: The final sample comprised 352 firms (3,005 observations-year), considering the period 1998-2018. Political uncertainty was a proxy for the countries’ presidential election years. At the same time, earnings management was captured by discretionary accruals estimated according to the Jones’ model (1991) modified by Dechow et al. (2012). Multiple linear regression with estimation by System Generalized Method of Moments (Sys-GMM) guided the tests. Findings: It was found that presidential election periods are associated with managers’ decisions to increase earnings by positive discretionary accruals, allowing us to infer that political uncertainty impacts managers’ accounting choices regarding earnings management. The results proved to be robust to different test alternatives. The findings have practical implications for agents who use accounting information as an informational signal in their decisions, whether from the perspective of investors (current shareholders or potential shareholders) or the perspective of other stakeholders associated with the firm (employees, suppliers etc.).
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