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RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Volume: 21, Publicado: 2023
  • Inovação, trabalho remoto e bibliotecas educativas públicas: caminhos para a transformação digital no mundo do trabalho pós-pandemia Artigo

    Brandão, Jobson Louis Almeida; Perucchi, Valmira; Freire, Gustavo Henrique de Araújo

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: O desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas em bibliotecas, de acordo com as dinâmicas de teletrabalho que estão a se constituir, é um debate imprescindível ao campo da Ciência da Informação. Objetivo: O presente artigo discute a evolução das bibliotecas educativas públicas em espaços de trabalho remoto, para servir a uma comunidade de profissionais que trabalham e se comunicam em rede. Metodologia: Metodologicamente, a pesquisa é de nível exploratório, abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, a partir dos dados de uma pesquisa de doutorado que utiliza o método Ciência-Ação. Resultados: Os resultados destacam a possibilidade de inovação por meio do trabalho remoto no serviço público federal, sobretudo com o advento do Decreto 11.072, de 17 de maio de 2022; a oportunidade de inovar no setor público com um serviço promissor desempenhado pelas bibliotecas educativas públicas em institutos federais; e a indissociabilidade entre agendas de trabalho e de pesquisa, tanto quanto entre o desenvolvimento social e a transformação digital. Conclusão: Conclui-se que os caminhos para a transformação digital no mundo do trabalho podem se tornar ainda mais produtivos, inovadores, rentáveis e sustentáveis, quando se busca o investimento contínuo e adequado em infraestrutura de bibliotecas que cumprem função educativa e são de natureza pública; e em políticas que assegurem a atuação do bibliotecário como agente de inovação em institutos federais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: The development of more assertive public policies in libraries, in accordance with the dynamics of telecommuting that are being created, is an essential debate in the field of Information Science. Objective: This article discusses the evolution of public educational libraries in telecommuting to serve a community of professionals who work and communicate in a network. Methodology: Methodologically, the research has an exploratory level, a qualitative approach, developed through bibliographical research and elaborated from the data of a doctoral research that uses the action science method. Results: The results highlight the possibility of innovation through remote work in the federal public service, especially with the advent of Decree 11,072, of May 17, 2022; the opportunity to innovate in the public sector with a promising service performed by public educational libraries at federal institutes; and the inseparability between work and research agendas, as well as between social development and digital transformation. Conclusion: It is concluded that the paths for the digital transformation in the world of work can become even more productive, innovative, profitable and sustainable, when the continuous and adequate investment in library infrastructure that fulfills an educational function and is of a public nature is sought; and in policies that ensure the performance of librarians as agents of innovation in federal institutes.
  • Uma proposta de arquitetura da informação aplicada ao processamento de linguagem natural: contribuições da Ciência da Informação no pré-processamento de dados para treinamento e aprendizado de redes neurais artificiais Artigo

    Kuroki Júnior, George Hideyuki; Gottschalg-Duque, Claudio

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: O processamento de linguagem natural em redes neurais artificias possui lacunas passíveis de tratamento por parte da Ciência da Informação, utilizando-se de Arquitetura da Informação. Objetivo: Propor contribuições da Ciência da Informação na Organização do Conhecimento para treinamento de redes neurais artificiais utilizando Arquitetura da Informação Multimodal, posicionando-a como área do conhecimento atuante em problemas de inteligência artificial. Metodologia: Adaptando um percurso de três níveis de análise (metafísico, científico e tecnológico), verifica o atual estágio de desenvolvimento de técnicas de processamento de linguagem natural (metafísico); utiliza definições de Arquitetura da Informação Multimodal propondo um procedimento de cinco passos para delineamento, análise e transformação do espaço informacional a ser utilizado em métodos de treinamento e aprendizagem de redes neurais, complementando lacunas identificadas por autores voltados a implementações da Ciência da Computação (científico); verifica a aplicabilidade da proposta em 3 conjuntos de dados advindos de 16 áreas do conhecimento como base de avaliação (tecnológico). Resultados: Os resultados obtidos nas situações com pré-tratamento e sem pré-tratamento foram comparados observando-se potencial para desenvolvimento de um método estruturado de Arquitetura da Informação Multimodal que forneça instrumentos para a organização do pré-processamento de dados a serem utilizados como massa de teste e aprendizado em redes neurais artificiais, em particular, no processamento de linguagem natural. Conclusão: Este método posicionaria a Ciência da Informação como atuante e produtora de soluções de pré-processamento de dados, sobrepondo o papel atual de mera consumidora de soluções pré-fabricadas pela Ciência da Computação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Natural Language Processing through artificial neural networks has gaps that can be addressed by Information Science through Information Architecture. Objective: To present Information Science contributions on Knowledge Organization applied to artificial neural networks training methods, positioning it as an active body of knowledge in artificial intelligence problems. Methodology: A three-leveled analysis path (metaphysical, scientific, and technological) is adopted to guide and ground the study. On metaphysical level, current development stage of natural language processing techniques is verified and analyzed. On scientific findings, a five-step procedure is proposed which aims to design, analyze, and prepare information spaces for artificial neural networks training and learning methods, fulfilling gaps identified by authors focused on Computer Science implementations. On technological implementation, the five-step procedure is applied to 3 datasets formed by texts from 16 scientific knowledge areas, as an evaluation basis. Results: Results obtained through pre-processed data and raw data where compared, showing great potential in developing a structured method of Multimodal Information Architecture that provide instruments able to organize data used as test and learning samples in artificial neural networks. Conclusion: This method could place Information Science as a producer of data pre-processing solutions, replacing its current role as consumer of prefabricated solutions made by Computer Science.
  • Revistas predatórias: um inimigo a ser combatido na comunicação científica Artigo

    Guimarães, José Augusto C.; Hayashi, Maria Cristina P. I.

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A produção científica constitui elemento fundamental para a reputação de um pesquisador e de uma universidade de tal modo que a pressão por publicar se torna cada vez mais preponderante no meio acadêmico. Objetivo: Busca-se analisar o crescente fenômeno das revistas predatórias como uma ameaça ao universo científico e as formas para que possam ser identificadas e evitadas. Metodologia: Com base na literatura internacional, discute-se o conceito, características e as formas de identificação das revistas predatórias, além de algumas questões que podem iluminar as reflexões sobre os impactos que essa realidade vem trazendo ao meio acadêmico. Resultados: Evidencia-se a necessidade de fazer frente a essa ameaça por meio de uma ação conjunta de autores (os investigadores), editores, instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento à pesquisa, e bases de dados bibliográficas no sentido de garantir que a comunicação científica nos mais diversos campos do conhecimento se faça em moldes éticos, transparentes e defensáveis. Conclusão: Torna-se necessário o desenvolvimento, por parte dos investigadores, de uma competência específica para distinguir entre as revistas confiáveis e as fraudulentas desconsiderando os convites, muitas vezes tentadores, para publicar ou integrar comitês editoriais de periódicos predatórias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Scientific production is a fundamental element for the reputation of a researcher and a university in such a way that the pressure to publish becomes increasingly prevalent in academia. Objective: We seek to analyze the growing phenomenon of predatory journals as a threat to the scientific universe and the ways in which they can be identified and avoided. Methodology: Based on the international literature, the concept, characteristics and ways of identifying predatory journals are discussed, in addition to some questions that can illuminate reflections on the ethical impacts that this reality has brought to the academic environment. Results: It is evident the need to face this threat through a joint action of authors (researchers), editors, teaching and research institutions, research funding agencies, and bibliographic databases in order to guarantee that scientific communication in the most diverse fields of knowledge is carried out in ethical, transparent and defensible ways. Conclusion: It is necessary for investigators to develop a specific competence to distinguish between reliable and fraudulent journals, disregarding invitations, which are often tempting, to publish or join editorial committees of predatory journals.
  • Gestão da informação digital caminhos possíveis Artigo

    Perfetto, Fábio Viana; Reis, Sandra Gomes de Oliveira; Paletta, Francisco Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A sociedade desde seus primórdios busca registrar suas informações e dessa forma as ferramentas de tecnologias da informação ocupam um lugar de evidência na sociedade, e são consideradas indispensáveis ao avanço científico, social, tecnológico e econômico. Objetivo: Com esse fio condutor, este artigo busca apresentar uma reflexão sobre os conceitos da Gestão da Informação Digital partindo das características, problemas e desafios da informação digital. Metodologia: A metodologia consiste no levantamento bibliográfico-documental, composto por materiais publicados, dentre eles: livros, teses, dissertações, textos em sites da internet e artigos em periódicos científicos, constituindo-se uma revisão de literatura, que aborda principalmente trabalhos de expressão na área, publicados por autores que pesquisam a temática da informação digital e da sua gestão, abrindo um caminho para novas discussões sobre essa temática. Resultados: Desta forma, os dados coletados são processados através da análise qualitativa, e posteriormente, estruturados em seções temáticas apontam os principais percalços teóricos. Conclusão: Os resultados apontam para um grande desafio que deve ser superado, para uma gestão de dados eficiente, que são as restrições existentes na preservação digital tanto no quesito tecnológico como a obsolescência de software, formatos de arquivos, disponibilidade e perpetuidade de repositórios. Uma outra questão que tem que ser considerada é a referente a legislação de proteção de dados PGPD que impõem e normatizam uma série de regras para a recuperação, tratamento e uso de informações pessoais de indivíduos naturais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Since its beginnings, society has sought to register its information and thus information technology tools occupy a prominent place in society, and are considered indispensable for scientific, social, technological and economic advancement. Objective: With this common thread, this article seeks to present a reflection on the concepts of Digital Information Management starting from the characteristics, problems and challenges of digital information. Methodology: The methodology consists of a bibliographic-documentary survey, composed of published materials, among them: books, theses, dissertations, texts on internet sites and articles in scientific journals, constituting a literature review, which mainly addresses works of expression in the area, published by authors who research the theme of digital information and its management, opening a way for new discussions on this theme. Results: In this way, the collected data are processed through qualitative analysis, and later, structured in thematic sections, point out the main theoretical mishaps. Conclusion: The results point to a major challenge that must be overcome for efficient data management, which are the existing restrictions on digital preservation both in terms of technology and software obsolescence, file formats, availability and perpetuity of repositories. Another issue that has to be considered is the one referring to the PGPD data protection legislation that imposes and regulates a series of rules for the recovery, treatment and use of personal information of natural individuals.
  • Estudo propositivo de modelo para avaliação da qualidade em depósitos de memória técnica em Biblioteca Digital implementada em DSpace Artigo

    Maia, Maria Aniolly Queiroz; Coneglian, Caio Saraiva; Shintaku, Milton

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Uma das formas de disseminação de memória técnica se dá por meio das Bibliotecas Digitais e dos Repositórios Digitais. Esses ambientes de informação podem ser desenvolvidos e customizados a partir de variados softwares. No Brasil, o DSpace é um dos principais sistemas utilizados na criação de Bibliotecas Digitais e Repositórios Institucionais, oportunizando assim a representação, disseminação, acesso e uso das informações disponibilizadas a partir dessas ferramentas. Diante de tal relevância, as informações disponíveis nesses ambientes de informação necessitam ser de qualidade, com vistas a garantir inúmeras contribuições para as organizações, assim como para seus usuários. Objetivo: Considerando a necessidade de garantir a qualidade das informações disponíveis em Bibliotecas Digitais, este estudo tem como objetivo propor um modelo para fomentar a melhoria da qualidade dos depósitos de memória técnica em Bibliotecas Digitais implementados a partir do DSpace. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, que faz uso da técnica de levantamento bibliográfico em bases de dados nacionais e internacionais. Resultados: Com base no levantamento bibliográfico foi possível a proposição do modelo de avaliação da qualidade dos depósitos em Bibliotecas Digitais desenvolvidas a partir do DSpace, apresentando assim contribuições para melhoria da qualidade da informação disponível nesses ambientes tão relevantes para a disseminação do conhecimento. Conclusão: O modelo proposto permitirá aos interessados avaliar a qualidade dos depósitos realizados em Bibliotecas Digitais, especialmente as criadas por meio do software DSpace.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: One of the forms of dissemination of technical memory occurs through Digital Libraries and Digital Repositories. These information environments can be developed and customized from various software. In Brazil, DSpace is one of the main systems used in the creation of Digital Libraries and Institutional Repositories, thus providing opportunities for the representation, dissemination, access and use of the information made available from these tools. Given such relevance, the information available in these information environments needs to be of quality, in order to ensure numerous contributions to organizations, as well as to their users. Objective: Considering the need to ensure the quality of the information available in Digital Libraries, this study aims to propose a model to foster the improvement of the quality of technical memory deposits in Digital Libraries implemented from the DSpace. Methodology: This is a qualitative and descriptive study, which makes use of the bibliographic survey technique in national and international databases. Results: Based on the bibliographic survey it was possible to propose the model of evaluation of the quality of deposits in Digital Libraries developed from the DSpace, thus presenting contributions to improve the quality of the information available in these environments so relevant to the dissemination of knowledge. Conclusion: The proposed model will allow interested parties to evaluate the quality of deposits made in Digital Libraries, especially those created through the DSpace software.
  • Experiência do usuário: análise de usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem e-Campo (EMBRAPA) Artigo

    Alencar, Danila Fernandes; Martins, Paulo George Miranda; Rodas, Cecílio Merlotti; Sant’Ana, Ricardo César Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Os usuários de ambientes digitais possuem características específicas que diferem a partir do seu contexto social e do grau de usabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação para acesso às mais distintas plataformas informacionais, no qual tais particularidades devem ser consideradas para atender as necessidades informacionais desses indivíduos e proporcionar uma melhor experiência em ambientes digitais. Uma disciplina que se propõe a investigar aspectos relacionados à experiência do usuário nos ambientes digitais é a User Experience (UX) e, a partir da aplicação de técnicas de usabilidade é possível identificar barreiras que podem afetar a interação do usuário. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar a usabilidade do portal e-Campo, da Embrapa, com base nas heurísticas de Nielsen. Metodologia: A metodologia adotada nesta pesquisa se caracteriza como bibliográfica, de análise qualitativa e de caráter exploratório. Resultados: Nas 10 etapas identificadas foram encontrados 10 problemas de usabilidade, sendo a violação da heurística 4 (Consistência e padrões) a mais recorrente. Conclusão: Verificou-se aspectos referentes à usabilidade, que podem dificultar o acesso aos conteúdos disponibilizados no portal. Assim, constata-se a relevância do usuário no contexto de estudos na área da Ciência da Informação para que se possa propor a construção de sistemas mais interativos que permitam uma experiência de uso satisfatória.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Users of digital environments have specific characteristics that differ from their social context and the degree of usability of Information and Communication Technologies for access to the most diverse informational platforms, in which such particularities must be considered to meet the informational needs of these individuals and provide a better experience in digital environments. A discipline that proposes to investigate aspects related to user experience in digital environments is User Experience (UX) and, from the application of usability techniques, it is possible to identify barriers that can affect user interaction. Objective: The present study aims to analyze the usability of the e-Campo portal, from Embrapa, based on Nielsen's heuristic. Methodology: The methodology adopted in this research is characterized as a bibliographical, qualitative and exploratory analysis. Results: In the 10 steps identified, 10 usability problems were found, with the violation of heuristic 4 (Consistency and standards) being the most recurrent. Conclusion: Aspects related to usability were verified, which may hinder access to the content available on the portal. Thus, the relevance of the user in the context of studies in the area of Information Science is verified so that the construction of more interactive systems that allow a satisfactory user experience can be proposed.
  • Análise dos mecanismos de busca de repositórios institucionais de acesso aberto Artigo

    Almeida, Lucelia da Silva; Dias, Thiago Magela Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A comunicação científica em seu novo modelo de atuação, possibilitando o acesso à informação de forma aberta, tem contribuído para que a sociedade recorra as produções científicas de forma facilitada, o que se deu devido a sua disponibilização em periódicos e repositórios institucionais de acesso aberto. A recuperação da informação, em contexto científico, confere acesso a produção intelectual a partir da possibilidade de sua busca em sistemas de recuperação. Objetivo: analisar os sistemas de recuperação da informação (SRI) com base nas ferramentas de busca dos repositórios institucionais brasileiros de teses e dissertações disponibilizados na BDTD e suas bases de dados, comparando-os com os parâmetros estabelecidos pelo IBICT. Metodologia: Realiza pesquisa bibliográfica sobre o tema e pesquisa documental a partir do acesso aos padrões, diretrizes e manuais fornecidos pelo IBICT. Resultados: Confere que as instituições participantes da BDTD não necessariamente precisam ater-se aos padrões de forma parcial estabelecidos pelo IBICT, sendo necessário apenas que estas atribuam a seus repositórios os padrões de metadados obrigatórios, juntamente com o uso do protocolo OAI-PMH e o uso de tecnologia XML para que ocorra a coleta dos dados para disponibilização no portal nacional da BDTD. Conclusão: os sistemas de recuperação da informação dos repositórios possuem ferramentas tecnológicas e especificações que conferem a navegação nos sistemas por partes dos usuários, contribuindo para a melhor experiência de busca e acesso a informações pertinentes as questões informacionais dos mesmos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Scientific communication in its new model of performance, openly enabling access to information, has contributed that society can resort to scientific production in an easier way, which has occurred due to its availability in open access journals and institutional repositories. In a scientific context, the retrieval of information provides access to intellectual production from the possibility of its search in retrieval systems. Objective: To analyze the information retrieval systems (IRS) based on the search tools of the Brazilian institutional repositories of theses and dissertations available in the BDTD and its databases, comparing them with the parameters established by IBICT. Methodology: Conducts bibliographic research on the theme and documentary research from access to the standards, guidelines, and manuals provided by IBICT. Results: It confirms that the institutions participating in the BDTD do not necessarily need to stick to the standards in a partial way established by IBICT, being necessary only that they assign to their repositories the mandatory metadata standards, along with the use of the OAI-PMH protocol and the use of XML technology so that the collection of data occurs for availability in the national BDTD portal. Conclusion: The information retrieval systems of the repositories have technological tools and specifications that confer navigation in the systems by the users, contributing to the best search experience and access to information relevant to their informational issues.
  • Laboratórios cidadãos em universidades federais do Brasil: inovação e participação social no cenário da ciência cidadã Artigo

    Witt, Amanda Santos; Umpierre, Larissa Weber; Silva, Fabiano Couto Corrêa da

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A ciência cidadã favorece a participação social em processos científicos. Este artigo busca investigar os Laboratórios Cidadãos das Universidades Federais do Brasil a partir da perspectiva da ciência cidadã. Objetivo: Mapear os laboratórios cidadãos subsidiados por Universidades Federais do Brasil e analisar o seu escopo de atuação, no intuito de entender o seu papel em termos de inovação social e como promovem a participação dos cidadãos cientistas. Metodologia: Consistiu no levantamento das Universidades Federais do Brasil por meio do site institucional Ministério da Educação, onde foram identificadas sessenta e quatro instituições. A próxima etapa contemplou buscas no site institucional de cada uma das Universidades Federais mapeadas a partir de expressões de busca pré-determinadas. Os parâmetros utilizados para enquadrar as iniciativas como laboratórios cidadãos foram: 1) abertura para a participação social; 2) possibilidade de explorar e se apropriar de tecnologias voltadas para os interesses sociais; 3) foco na aprendizagem; 4) direcionamento para a promoção de inovações sociais. Resultados: A pesquisa possibilitou identificar onze laboratórios cidadãos em Universidades Federais brasileiras, que estão alinhados com temas sociais relevantes e geram benefícios em termos de inovações que podem ser socialmente partilhadas. Conclusão: Os laboratórios cidadãos analisados possibilitam uma aproximação entre a Universidade e a sociedade em geral, mas não detalham como as contribuições sociais dos cidadãos cientistas são incorporadas em suas ações. As iniciativas nesta direção ainda são incipientes no país, mas possuem potencial para impulsionar a participação cidadã na pesquisa científica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Citizen science favors social participation in scientific processes. This article seeks to investigate the Citizen Laboratories of the Federal Universities of Brazil from the perspective of citizen science. Objective: To map the citizen laboratories subsidized by Federal Universities of Brazil and to analyze their scope of action, in order to understand their role in terms of social innovation and how they promote the participation of citizen scientists. Methodology: It consisted of a survey of the Federal Universities of Brazil through the institutional site of the Ministry of Education, where sixty-four institutions were identified. The next step was to search the institutional site of each one of the mapped Federal Universities using pre-determined search expressions. The parameters used to frame the initiatives as citizen labs were: 1) openness for social participation; 2) possibility to explore and appropriate technologies aimed at social interests; 3) focus on learning; 4) targeting the promotion of social innovations. Results: The research enabled the identification of ten citizen labs in Brazilian Federal Universities, which are aligned with relevant social issues and generate benefits in terms of innovations that can be socially shared. Conclusion: The citizen labs analyzed enable an approximation between the University and society in general, but do not detail how the social contributions of citizen scientists are incorporated into their actions. Initiatives in this direction are still incipient in the country, but they have the potential to boost citizen participation in scientific research.
  • Os modelos de negócio para a publicação de livros em acesso aberto por editoras universitárias brasileiras Artigo

    Amaral, Fatima Beatriz Manieiro do; Furnival, Chloe

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: existe crescente tendência entre as Editoras Universitárias Brasileiras (EUB) publicar livros científicos e acadêmicos em acesso aberto, disponibilizando-os on-line como e-books. Para tal, as EUB adotam um ou mais modelo de negócio, especialmente focados na forma de financiar a editoração e publicação de livros em acesso aberto. Objetivo: Descrever os modelos de negócio utilizados pelas EUB para a publicação de e-books acadêmicos e científicos em acesso aberto. Metodologia: Foi realizada pesquisa documental com levantamento das políticas editoriais dispostas nos websites de 92 EUB de instituições de ensino superior públicas brasileiras. Na maioria dos casos, a partir da leitura e análise dos documentos e informações disponíveis nos websites, foi possível identificar os modelos de negócio adotados. Também foi aplicado um questionário às EUB para captar alguns dados sobre os modelos adotados, que suplementaram as informações não encontradas nos websites das editoras; foram retornados 36 questionários preenchidos. Resultados: Foi identificado que 94,6% das editoras participantes publicam livros em acesso aberto, exclusivamente ou associado às vendas de livros (impressos e e-books). Verificou-se modelos de negócios adotados para subsidiar as atividades editoriais e para as publicações abertas: financiamento institucional, subsídios cruzados, concessão de financiamento de pesquisa e/ou bolsas, infraestrutura compartilhada, parcerias com bibliotecas universitárias, doações financeiras, taxa de processamento de livro, liberação, híbrido e período de embargo. Conclusão: A pesquisa aponta que, ao aderirem-se ao movimento da ciência aberta e acesso aberto para a publicação de livros, as EUB adotam práticas editoriais inovadoras, mas enfrentam desafios no que tange à sua sustentabilidade financeira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: There is a growing trend among Brazilian University Presses (BUPs) to publish scientific and academic books in open access, making them available online. To this end, the BUPs adopt one or more business models, especially focussed on how to finance the publishing of books. Objective: The research here presented aimed to describe the business models and sources of funding used by the BUPs to fund the publication of academic and scientific e-books in open access. Methodology: Document research was carried out to survey the editorial policies accessible from the websites of 92 BUPs of Brazilian public higher education institutions. In most cases, after analysing the documents available on the websites, it was possible to identify the business models adopted for open access publishing. A questionnaire was also applied to the BUPs to identify, from the semi-structured questions, other details on the business models, which supplemented information not found on the university press websites. Results: The results reveal that 94.6% of participating BUPs publish books in open access, exclusively or associated with print book sales. The following business models adopted to finance editorial activities and open book publications were identified: institutional funding, cross-subsidies, grants, shared infrastructure, partnerships with university libraries, donations, book processing fees, release, hybrid and embargo period publishing. Conclusion: The research shows that, by aligning themselves to the open science movement in general and open access movement for book publishing specifically, BUPs adopt innovative editorial practices, but face challenges in terms of their financial sustainability.
  • Ideação de um Repositório Institucional baseado em Periódico Científico: Uso do Design Science Research na Ciência da Informação Artigo

    Santana, Lílian Dominguez; Pereira, Frederico Cesar Mafra; Mattos, Max Cirino de

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Os repositórios institucionais consolidaram-se como ferramentas importantes para o movimento Acesso Aberto em razão da possibilidade de disponibilização da produção científica, contudo, ainda há desafios relacionados à implementação e manutenção dos repositórios, especialmente no que tange à subutilização e às questões de direito autoral/propriedade intelectual. Assim, considerando esse contexto e, tendo por objetivo o ensino prático do método Design Science Research aplicado à Ciência da Informação, durante a disciplina Design Science Research do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, da Escola de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, da Escola de Arquitetura, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais, os alunos foram desafiados a desenvolverem como artefato um repositório institucional. Objetivo: Apresentar a experiência de aplicação do método Design Science Research para projetar um repositório digital. Metodologia: Design Science Research. Resultados: Apresenta o percurso pelas etapas de identificação e conscientização do problema, revisão sistemática da literatura e ideação de um repositório institucional baseado em periódico científico. O método Design Science Research revelou-se como um condutor de toda a pesquisa e, por meio da associação do rigor e relevância, promoveu a aproximação entre teoria e prática. Conclusão: Contribui não apenas na apresentação do método de forma teórica e prática, como exemplifica o seu uso na área da Ciência da Informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Institutional repositories were consolidated as important tools for the Open Access movement due to the possibility of making scientific production available, however, there are still challenges related to the implementation and maintenance of repositories, especially with regard to underutilization and copyright issues /intellectual property. Thus, considering this context and with the objective of teaching practical use of the Design Science Research method applied to Information Science, during the Design Science Research discipline of the Graduate Program in Knowledge Management and Organization, from the School of Information Science and the Graduate Program in Built Environment and Sustainable Heritage, from the School of Architecture, both from the Federal University of Minas Gerais, the students were challenged to develop an institutional repository as an artifact. Objective: Present the experience of applying the Design Science Research method to design a digital repository. Methodology: Design Science Research. Results: It presents the journey through the stages of identification and awareness of the problem, systematic review of the literature and ideation of an institutional repository based on a scientific journal. The Design Science Research method proved to be a driver of all research and, through the association of rigor and relevance, promoted the approximation between theory and practice. Conclusion: It contributes not only to the presentation of the method in a theoretical and practical way, but also exemplifies its use in the field of Information Science..
  • Vigilância e privacidade no ambiente digital Artigo

    Moreira, Arnaldo Luis Darg; Razzolini Filho, Edelvino; Adrião, Milton Cesar

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A crescente oferta de produtos e serviços em ambiente virtual resultaram em significativo aumento do volume dos dados pessoais e organizacionais que transitam por redes de dados e são armazenados em diferentes locais, por diferentes entidades. As interações neste ambiente são monitoradas continuamente, seja por necessidades relacionadas a interesses de empresas ou organizações, seja para coibir práticas ilícitas as mais diversas. Estas atividades de monitoração, que configuram um estado de permanente vigilância, suscitam preocupações relacionadas com o tratamento dos dados coletados e processados, com importantes implicações éticas e legais, e que podem não estar devidamente cobertas pelos instrumentos legais. Objetivo: A pesquisa procurou identificar que os estudos publicados entre 2010 e 2020 tratam de questões éticas ou legais relacionadas com a privacidade no ambiente virtual. Metodologia: Foi realizada uma revisão da literatura, adotando como técnica a análise de conteúdo. Como recurso tecnológico foi utilizado o software Excel® e o ATLAS.TI®. Resultados: Apenas 19 dos 39 documentos encontrados estão alinhados com o objetivo da pesquisa, a maioria dos quais teses e dissertações. As publicações estão concentradas na segunda metade do período analisado. Conclusão: as análises evidenciaram uma crescente necessidade em monitorar as informações que circulam no ambiente virtual, envolvendo emissor e receptor, abarcando questões de segurança, aumento do volume de dados, novas tecnologias, crimes cibernéticos entre outras questões. A quantidade e a distribuição dos artigos ao longo do período analisado indicam que estes temas demandam ainda maiores investigações, contemplando perspectivas mais abrangentes das atividades de monitoração em ambientes virtuais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: The growing offer of products and services in a virtual environment resulted in a significant increase in the volume of personal and organizational data that transit through data networks and are stored in different places, by different entities. Interactions in this environment are continuously monitored, whether for needs related to the interests of companies or organizations, or to curb the most diverse illicit practices. These monitoring activities, which configure a state of permanent vigilance, raise concerns related to the treatment of data collected and processed, with important ethical and legal implications, and which may not be properly covered by legal instruments. Objective: The research sought to identify which studies published between 2010 and 2020 deal with ethical or legal issues related to privacy in the virtual environment. Methodology: A literature review was carried out, adopting content analysis as a technique. As a technological resource, Excel® and ATLAS.TI® software were used. Results: Only 19 of the 39 documents found are in line with the research objective, most of which are theses and dissertations. Publications are concentrated in the second half of the analyzed period. Conclusion: The analyses showed a growing need to monitor the information circulating in the virtual environment, involving sender and receiver, covering security issues, increased volume of data, new technologies, and cybercrime among other issues. The number and distribution of articles over the analyzed period indicate that these themes require even greater investigations, contemplating broader perspectives of monitoring activities in virtual environments.
  • Contribuições dos frameworks DigComp e MIL para combate às fake news e à desinformação Artigo

    Ançanello, Juliana Venancio; Casarin, Helen de Castro Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: O consumo de informações e de notícias no ambiente virtual, caracterizado pelo conteúdo infinito, conexão permanente e excesso informacional, dificulta o discernimento do que é ou não uma informação factual. Objetivo: Investigar quais são as diretrizes propostas pelos documentos DigComp e MIL para preparar os indivíduos contra às fake news e a desinformação. Metodologia: Utilizou-se a Análise de Conteúdo, mais especificamente a análise categorial, para análise dos frameworks selecionados. Foram criadas três categorias de análise com sete inferências. Resultados: Na categoria Conceitos-chave, apenas a inferência de desinformação é apresentada nos dois documentos. Há recomendações para a avaliação da informação em ambientes informacionais não tradicionais como inferido na categoria dois em ambos frameworks analisados. Verificou-se que o DigComp traz diretrizes pontuais quanto a categoria Habilidades, Conhecimentos e Atitudes, enquanto o MIL, contempla duas das três inferências propostas na categoria. Conclusão: Os documentos oferecem um conjunto de referenciais conceituais, pedagógicos e de estratégia-ação que oferecem elementos norteadores para a preparação dos usuários e é imprescindível que profissionais da informação sejam proativos em relação desinformação e fake news, além de conhecer, analisar e criticar os referenciais disponíveis para que desenvolvam estratégias fundamentadas na integração de diferentes competências a fim de preparar os sujeitos para utilizar os ambientes informacionais não tradicionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: The consumption of information and news in the virtual environment, characterized by infinite content, permanent connection and information overload, makes it difficult to discern what is or is not factual information. Objective: The objective is to investigate what are the guidelines proposed by the DigComp and MIL documents to prepare individuals against fake news and misinformation. Methodology: Content Analysis, more specifically categorical analysis, was used to analyze the selected frameworks. Three analysis categories were created with seven inferences. Results: In the Key Concepts category, only misinformation inference is presented in both documents. There are recommendations for the evaluation of information in non-traditional information environments, as inferred in category two in both analyzed frameworks. It was found that DigComp brings specific guidelines regarding the Skills, Knowledge and Attitudes category, while the MIL includes two of the three inferences proposed in the category. Conclusion: The documents offer a set of conceptual, pedagogical and strategy-action references that provide guiding elements for the preparation of users, and it is imperative that information professionals are proactive in relation to misinformation and fake news, in addition to knowing, analyzing and criticizing the available references to develop strategies based on the integration of different skills to prepare subjects to use non-traditional informational environments.
  • Pandemia trouxe oportunidades para mais inclusão na ciência: uma análise temática de documentos sobre práticas de ciência aberta Artigo

    Oliveira, Monique; Barata, Germana; Hafiz, Mariana; Marshall, Melanie Benson; Pinfiel, Stephen

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A pandemia da Covid-19 produziu um grande volume de dados científicos e fomentou práticas abertas de ciência em função do compartilhamento de dados para o controle do vírus Sars-CoV-2. Tal cenário gerou oportunidades para o movimento da ciência aberta (CA). Objetivo: O intuito deste artigo é mapear as narrativas circulantes sobre práticas de CA durante a pandemia - com destaque aos debates sobre acesso público ao conhecimento e a práticas e valores característicos de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI). Metodologia: Realizou-se análise documental e temática de 30 artigos científicos, notícias na imprensa, posts de blogs e materiais institucionais publicados em português obtidos mediante busca por palavras-chave no SciELO, Google e bibliotecas da Câmara e do Senado. Resultados: Observou-se que 36,6% (11) dos documentos mencionaram valores de EDI, enquanto 70% (21) incluíram discussões sobre acesso público e universal ao conhecimento. Os textos poderiam apresentar ambas as temáticas, sendo contabilizados tanto na categoria de EDI quanto de acesso público. Da amostra, 23% (7) não mencionaram nenhuma dessas duas categorias e 77% apresentaram ao menos uma delas. Conclusão: De modo geral, o uso da ciência aberta foi associado à rápida produção de respostas para a pandemia, o que levanta questões sobre a continuidade de práticas abertas em períodos em que essa urgência não esteja presente. Quanto ao debate sobre EDI, embora ainda incipiente, a pandemia apresenta oportunidades de coprodução do conhecimento e práticas mais inclusivas - com experiências de debates públicos em tempo real da construção de evidências.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: The response to the Covid-19 pandemic caused the expansion of the volume of scientific data and the encouragement of Open Science (OS) practices as scientists share their data in attempts to control the global public health emergency. As a result, opportunities for OS have also expanded during the pandemic. Objective: The herein study aimed to map shared narratives about OS practices during the pandemic paying particular attention to debates on public access to knowledge and practices and values of Equity, Diversity and Inclusion (EDI). Methodology: We have conducted a thematic and documental analysis of 30 journal articles, news pieces, blog posts and institutional material published in Portuguese obtained via key-word searches on SciELO, Google, Chamber of Deputies and the Senate databases. Results: Data shows that 36.6% (11) of the documents mentioned EDI while 70% (21) included discussions on public and universal access to scientific knowledge. As the documents could mention both themes, they were coded in both categories as needed. In addition, 23% (7) of the sample did not mention any of these categories while 77% presented discussions on at least one of them. Conclusion: Open Science practices were associated with the need of a rapid response to the pandemic leading to questions on whether these practices will endure following the absence of such urgency. Regardless of being in its preliminary state, the EDI debate pointed to opportunities for co-production of knowledge and the need for more inclusive practices, including live public debates on evidence production.
  • Conectando a eScience à Ciência da Informação: o big metadado científico e suas funcionalidades Artigo

    Marques, Luana Faria Sales; Sayão, Luís Fernando

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: No ambiente da eScience, os objetos digitais de pesquisa são caracterizados por terem um ciclo de vida complexo e longo, que depende de diferentes contextos disciplinares e perspectivas de (re)uso. Este ciclo de vida começa antes do início da pesquisa e se estende para além do final do projeto, ao longo dessa jornada, vários tipos de metadados são adicionados aos objetos, atribuídos por diferentes atores, incluindo aqueles gerados automaticamente por instrumentos científicos e ferramentas de workflow, num processo contínuo de agregação de valor aos conjuntos de dados e a outros objetos de pesquisa. Nesse contexto, os objetos digitais de pesquisa são acompanhados por uma ampla gama de metadados - com muitas funções e propriedades - que muitas vezes superam os próprios dados em volume e até em importância, configurando um “big metadado científico” de difícil organização e gestão. Objetivo: Apresentar de forma sistematizada as funções dos novos metadados a fim de apoiar a gestão de metadados e a construção de esquemas disciplinares. Metodologia: Subjacente à construção da proposta, quatro eixos dão sustentação metodológica ao estudo: histórico, pragmático, de padronização e epistemológico. Resultados: Como resultado é proposto um modelo para esquematização dos diversos elementos de metadados baseado nas suas funcionalidades, tendo como pressuposto a conexão da eScience com a Ciência da Informação estabelecida pelo big metadado. Conclusão: Conclui-se que o big metadado cria uma conexão entre a eScience e a CI, e que para além da necessidade da curadoria dos objetos de pesquisa, é necessário também uma gestão FAIR especifica para os metadados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: In the eScience environment, digital research objects are characterized by having a complex and long-life cycle, which depends on different disciplinary contexts and perspectives of (re)use. This lifecycle starts before the start of research and extends beyond the end of the project, along this journey, various types of metadata are added to objects, assigned by different actors, including those generated automatically by scientific instruments and workflow tools, in a continuous process of adding value to datasets and other research objects. In this context, digital research objects are accompanied by a wide range of metadata - with many functions and properties - that often surpass the data themselves in volume and even in importance, configuring a “scientific big metadata” that is difficult to organize and manage. Objective: Systematically present the functions of new metadata to support metadata management and the construction of disciplinary schemes. Methodology: Underlying the construction of the proposal, four axes provide methodological support to the study: historical, pragmatic, standardization, and epistemological. Results: As a result, a model is proposed for schematizing the various elements of metadata based on their functionalities, based on the assumption of the connection between eScience and Information Science established by big metadata. Conclusion: It is concluded that big metadata creates a connection between eScience and CI, and that in addition to the need to curate research objects, specific FAIR management of metadata is also necessary.
  • As patentes e o desenvolvimento tecnológico no contexto da ciência aberta: perspectivas da influência do sigilo informacional e da pesquisa proprietária Artigo

    Morandin, Janaina Lais Pacheco Lara; Silva, Maurício Coelho da; Moura, Ana Maria Mielniczuk de

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: O presente artigo propõe uma revisão bibliográfica a respeito do patenteamento do conhecimento no contexto da Ciência Aberta, abordando as diferentes perspectivas da influência do sigilo informacional e da pesquisa proprietária. Questiona de que forma o sigilo interfere no compartilhamento aberto do conhecimento e qual a importância do registro de patentes para o desenvolvimento da ciência. Objetivo: Objetiva apontar a importância das patentes no desenvolvimento tecnológico, discutir a relação entre inovação aberta e Ciência Aberta e as patentes no contexto das universidades. Justifica-se pela ausência de trabalhos sobre as patentes no contexto da Ciência Aberta, no âmbito da ciência da informação brasileira. Metodologia: A metodologia adotada buscou na literatura discussões pertinentes por meio de buscas nas bases BRAPCI e WoS. Resultados: Evidencia-se que as práticas abertas propostas pelo movimento da Ciência Aberta e a tecnologia e as patentes resultantes de práticas mais fechadas não são antagônicas, e sim, se complementam à medida que os pesquisadores interagem e constroem o conhecimento colaborativamente, sendo que a colaboração entre as universidades e as empresas também representam uma forma de abertura. Conclusão: Conclui que as patentes são importantes ferramentas para o desenvolvimento tecnológico, o sigilo exigido pelo processo de patenteamento restringe o compartilhamento de informações, a pesquisa proprietária cresce no contexto universitário e se mostra relevante no financiamento de pesquisas, de forma que um equilíbrio deve ser buscado entre a Ciência Aberta e a ciência proprietária.

    Resumo em Inglês:

    RESUMO Introduction: This article proposes a bibliographic review regarding the patenting of knowledge in the context of Open Science, addressing the different perspectives on the influence of informational secrecy and welcoming research. The question of how secrecy interferes with the open sharing of knowledge and the importance of registering patents for the development of science. Objective: It aims to point out the importance of patents in technological development and discuss the relationship between open innovation and Open Science and patents in the context of universities. It is justified by the absence of works on patents in the context of Open Science within the scope of Brazilian information science. Methodology: The methodology adopted searched the literature for relevant subjects through searches in the BRAPCI and WoS databases. Results: It was observed that the open practices proposed by the Open Science movement and the technology and patents resulting from more closed practices are not antagonistic but complement each other as researchers interact and build knowledge collaboratively, such as the collaboration between Universities and companies also represent a form of openness. Conclusion: It concludes that patents are essential tools for technological development; the secrecy required by the patenting process restricts information sharing, proprietary research grows in the university context and proves relevant in research funding, so a balance must be sought between Open Science and proprietary science.
  • Colaboração científica sobre ciência aberta no campo da Ciência da Informação Artigo

    Gäal, Lígia Parreira Muniz; Pereira, César Antonio

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A Ciência Aberta é um movimento amplamente pautado no compartilhamento do conhecimento e sua discussão tem sido realizada por diversas áreas, inclusive na Ciência da Informação. A colaboração científica tem potencial para beneficiar a ciência por diversos aspectos, porém, pouco se sabe sobre a colaboração de países nesta temática. Objetivo: Logo, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise da cooperação científica entre países sobre o tema de Ciência Aberta no campo da Ciência da Informação. Metodologia: Utilizou-se o método da análise de redes (coautoria entre países) e a frequência de palavraschave para identificar os assuntos mais discutidos. Resultados: Os resultados mostraram que a Inglaterra possui posição central na rede de colaboração científica estudada. Entretanto, faz-se necessário melhorar a comunicação para evitar perda de qualidade na transmissão da informação. Conclusão: A temática Acesso Aberto ainda é a mais evidente, porém, temas como gerenciamento de dados de pesquisa tem ganhado notoriedade nas discussões sobre Ciência Aberta no campo da Ciência da Informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Open Science is a movement largely based on knowledge sharing and its discussion has been carried out by several areas, including Information Science. Scientific collaboration has potential to benefit science in several ways, however, little is known about country collaboration in this area. Objective: Therefore, the objective of this work is to analyze scientific cooperation between countries on the subject of Open Science in the field of Information Science. Methodology: The network analysis method (co-authorship between countries) and the frequency of keywords were used to identify the most discussed subjects. Results: The results showed that England has a central position in the scientific collaboration network. However, it is necessary to improve communication to avoid loss of quality in the information transmission. Conclusion: The Open Access theme is still the most evident, however, topics such as research data management have gained notoriety in discussions on Open Science in the field of Information Science.
  • Avaliação da pesquisa científica no âmbito das políticas nacionais de ciência aberta Artigo

    Trinca, Tatiane Pacanaro; Albagli, Sarita

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A ciência aberta tem tido um progressivo destaque nas agendas das políticas científicas internacionais, convergindo-se para o entendimento de que a sua consolidação como prática acadêmica depende da reformulação do atual sistema de avaliação da pesquisa. Objetivo: Identificar e analisar em que medida e de que modo políticas de ciência aberta incorporam e abordam a avaliação da pesquisa Metodologia: Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, que possibilitou estabelecer a seleção de políticas públicas de ciência aberta de cinco países - Finlândia, Eslovênia, Holanda, França e Colômbia. Resultados: Observou-se que os países com políticas consideradas mais abrangentes reconhecem a necessidade de reformulação dos mecanismos de reconhecimento e recompensa para contemplar componentes da ciência aberta. Apenas a Política francesa apresenta indicativos mais concretos de mudanças. A Política Nacional de Ciência Abierta 2022-2031, da Colômbia, indica metas e prazos de execução para a adoção da ciência aberta em processos de avaliação da pesquisa e de classificação de grupos e pesquisadores, a partir da proposta de revisão de seus sistemas de acreditação de programas e instituições. Os planos da Holanda, Eslovênia e Finlândia também preveem mudanças após realizarem exames dos atuais instrumentos e critérios que adotam, seja averiguando a viabilidade do uso de indicadores altmétricos (Holanda), seja incluindo novos métodos (Eslovênia) ou considerando novos e variáveis formatos de publicação (Finlândia). Conclusão: Constatou-se certa limitação em passar de uma política discursiva de apoio à ciência aberta para uma política com dispositivos que impliquem em mudanças concretas nos critérios e procedimentos usados nas avaliações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Open science is increasingly prominent in international science policy agendas, converging towards the understanding that its consolidation as an academic practice depends on the reformulation of the current research evaluation system. Objective: This study aims to identify and analyze to what extent and in what way open science policies incorporate and address research evaluation. Methodology: A bibliographic and documentary research was carried out, enabling the selection of open science policies from five countries - Finland, Slovenia, the Netherlands, France, and Colombia. Results: It was observed that countries with more comprehensive policies recognize the need to reformulate recognition and reward mechanisms to include open science components. Only the French policy presents more concrete indications of changes. Colombia's National Open Science Policy 2022-2031 sets goals and execution deadlines for the adoption of open science in research evaluation and classification of groups and researchers, based on the proposal to review its accreditation systems for programs and institutions. The plans of the Netherlands, Slovenia, and Finland also anticipate changes after examining the current instruments and criteria adopted by them, whether by verifying the feasibility of using altmetric indicators (Netherlands), including new methods (Slovenia), or considering new and variable formats of publication (Finland). Conclusion: There is some limitation in moving from a supportive discursive policy towards open science to a policy with devices that imply concrete changes in the criteria and procedures used in evaluations.
  • Semiótica e indexação de filmes no Brasil: uma revisão de literatura Artigo

    Gatto, Ana Clara; Almeida, Carlos Cândido de

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A Ciência da Informação trabalha com informação registrada em suporte dos mais variados tipos, e para sua descrição e posterior recuperação, realiza-se o processo de indexação, leitura e análise documental com intuito de identificar palavras-chave que representem os assuntos presentes no documento. Dentre os diversos tipos de documentos, há os documentos fílmicos, junção de áudio e imagem em movimento, em que estão presentes outras camadas de significação para além do textual como a linguagem cinematográfica, ou montagem, e técnicas próprias do cinema. Objetivo: A pesquisa procurou levantar propostas que utilizam a linguagem cinematográfica como forma de análise documental e apresentar um modo de análise a partir da semiótica peirceana. Metodologia: Foi realizada a pesquisa bibliográfica com levantamento nas bases de dados BRAPCI e Oasisbr com intuito de recuperar artigos brasileiros que tratem sobre indexação de documentos fílmicos. Resultados: Observa-se que os artigos não tratam especificamente sobre a linguagem cinematográfica, visto que a forma como o filme é organizado e estruturado auxilia na identificação do assunto, propõe-se o uso da semiótica como forma de identificar, nos diferentes códigos e no plano, o assunto abordado. Conclusão: A semiótica possibilita que se analise partes como componentes de um todo, auxiliando o indexador na tarefa de identificar o assunto a partir do vínculo entre personagem, espaço, tempo e local da trama. Salienta-se outas possíveis pesquisas com o uso da semiótica, como a análise de vídeos narrativos e práticas na elaboração de métodos e passos da indexação a partir da semiótica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introdution: Information Science works with information recorded in support of the most varied types, and for its description and subsequent recovery, the process of indexing, reading and document analysis is carried out with the aim of identifying keywords that represent the subjects present in the document. Among the different types of documents, there are filmic documents, a combination of audio and moving image, in which other layers of meaning are present beyond the textual, such as cinematographic language, or editing, and techniques specific to cinema. Objective: The search sought to raise proposals that use cinematographic language as a form of documentary analysis and to present a mode of analysis based on Peircean semiotics. Methodology: Bibliographical research is used with a survey in the BRAPCI and Oasisbr databases with the aim of recovering Brazilian articles that deal with indexing film documents. Results: It is observed that the articles do not specifically deal with cinematographic language, since the way in which the film is organized and structured helps in identifying the subject, the use of semiotics is proposed as a way of identifying, in the different codes and in terms of, the subject addressed. Conclusion: Semiotics makes it possible to analyze parts as components of a whole, helping the indexer in the task of identifying the subject based on the link between character, space, time and location of the plot. Other possible research using semiotics is highlighted, such as the analysis of narrative videos and practices in the development of indexing methods and steps based on semiotics.
  • BRAPCI Explorer: um novo ambiente web para análises bibliométricas a partir da Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação Artigo

    Castanha, Rafael Gutierres; Santos, Francielle Franco dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: No campo da Ciência da Informação, a Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) é uma referência nacional. No entanto, em comparação com outras bases, a BRAPCI oferece poucas funcionalidades bibliométricas. Objetiv0: propõe um novo ambiente web, denominado BRAPCI Explorer, voltado a análises bibliométricas, a partir da requisição de dados via API da base de dados da BRAPCI, ampliando e estruturando a visualização dos dados indexados. Metodologia: Um código em linguagem R foi desenvolvido para realizar extração de dados da BRAPCI via API, organizando e estruturando os dados em um site interativo. Esse código gera rede de coautorias, tabelas de frequência de autores e fontes de publicação, gráfico de produção por ano e calcula indicadores bibliométricos, incluindo a quantidade de autores distintos, média de documentos por autor, índice de coautoria, total de fontes diferentes, média de documentos por fonte e por ano. Resultados: Ao testar o novo ambiente foi realizada uma busca com o termo “produção científica” encontrando 3099 documentos distintos produzidos por 3494 autores distintos em 51 fontes de publicação distintas. O BRAPCI Explorer foi capaz de gerar a rede de coautorias bem como elaborar todas tabelas e gráfico de frequência, além dos cálculos dos indicadores. Conclusão: Conclui-se que o BRAPCI Explorer contribui para uma melhor visualização dos dados disponibilizados pela BRAPCI, isso porque apresenta visualizações aprimoradas, em formato de rede, gráficos e tabelas, além de indicadores bibliométricos, em um mesmo ambiente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: In the field of Information Science, the Referential Database of the Database of Journal Articles in Information Science (BRAPCI) is a national reference. However, compared to other databases, BRAPCI provides limited bibliometric metrics. Objective: This search proposes a new web environment, named BRAPCI Explorer, aimed at bibliometric analyses. This would be achieved by requesting data through the BRAPCI database API, expanding and structuring the data visualization. Methodology: An R programming language code was developed to extract data from BRAPCI via API, organizing and structuring the data into an interactive website. This code generates a co-authorship network, tables of author and publication source frequency, a production graph per year, and calculates bibliometric indicators, including the quantity of distinct authors, average documents per author, co-authorship index, totally different sources, average documents per source, and per year. Results: When testing the new environment, a search with the term ”scientific production“ yielded 3099 distinct documents produced by 3494 distinct authors in 51 distinct publication sources. BRAPCI Explorer was capable of generating the coauthorship network as well as preparing all tables and frequency graphs, in addition to calculating the indicators. Conclusion: It is concluded that BRAPCI Explorer contributes to a better visualization of the data provided by BRAPCI because it presents enhanced visualizations in the form of networks, graphs, and tables, along with bibliometric indicators, all in a single environment.
  • Comunicando ciência: o uso das redes sociais públicas pelos periódicos científicos brasileiros da Área “Comunicação e Informação” Artigo

    Rezende, Laura Vilela Rodrigues; Drumond, Larissa Bárbara Borges

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Em 2002, com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI), as comunidades científicas de muitos países começavam a apoiar ações em prol do Acesso Aberto ao conhecimento científico. Desde então, outras atitudes surgiram, como a definição de diretrizes para reprodutibilidade dos estudos e abertura de dados de pesquisa, baseadas na realização de pesquisas científicas mais colaborativas e democratização do acesso aos seus resultados, culminando em práticas de Ciência Aberta. Quanto a esta democratização, os periódicos científicos são os canais mais utilizados para a comunicação dos resultados dos estudos, portanto possuem a potencialidade de, também, informar tais resultados ao público não especializado, dando evidência aos cientistas e suas instituições. Objetivo: Analisar o engajamento das postagens realizadas no Instagram, Facebook e Twitter pelos periódicos científicos avaliados com Qualis A1 e A2, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2017-2020), na área “Comunicação e Informação” e se as postagens possuem conteúdo considerado inteligível ao público não especializado. Metodologia: Levantamento informacional, análise de conteúdo e cálculo de engajamento das páginas e postagens dos periódicos nas referidas redes sociais. Identificaram-se sete periódicos, sendo analisadas 341 postagens realizadas entre agosto de 2022 a janeiro de 2023, das quais 173 foram categorizadas como “Promoção de manuscrito científico, número ou volume”, de interesse do estudo. Resultados: A rede social Facebook tem maior número de seguidores nos perfis de todos os periódicos pesquisados, mas quando se verifica o cálculo de engajamento versus número de seguidores, Instagram e Twitter aparecem com percentual maior de interações. Em todas as redes sociais públicas pesquisas, a ferramenta "comentário" é pouco utilizada. A maioria das postagens do tipo “Promoção de manuscrito científico, número ou volume” são uma imagem com título do artigo e nomes dos autores, com partes do resumo da obra na descrição, com exceção de um periódico que divulga os manuscritos com vídeos dos próprios autores, que explicam o teor da pesquisa. Conclusão: Com o cálculo de engajamento das postagens e sua relação com o número de seguidores das páginas, conclui-se que os periódicos possuem potencial para utilizar as redes sociais públicas para alcançar o público leigo, desde que considerem a principal pergunta da divulgação científica: a quem se destina?

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: In 2002, with the Budapest Open Access Initiative (BOAI), the scientific community in many countries began to support actions in favor of Open Access to scientific knowledge. Since then, other attitudes have emerged, such as the definition of guidelines for the reproducibility of studies and the opening of research data, based on conducting more collaborative scientific research and democratizing access to its results, culminating in Open Science practices. As for this democratization, scientific journals are the most used channels for communicating the results of studies, therefore they have the potential to also inform such results to the non-specialized public, giving evidence to scientists and their institutions. Objective: To analyze the engagement of posts made on Instagram, Facebook and Twitter by scientific journals evaluated with Qualis A1 and A2, by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (2017-2020), in the “Communication and Information” area and whether the posts have content intelligible to the non-specialized public. Methodology: Informational survey, content analysis and calculation of engagement of journal pages and posts on the aforementioned social networks. Seven journals were identified, and 341 posts made between August 2022 and January 2023 were analyzed, of which 173 were categorized as “Promotion of scientific manuscript, number or volume”, of interest to the study. Results: The social network Facebook has a greater number of followers in the profiles of all the journals surveyed, but when calculating engagement versus number of followers, Instagram and Twitter appear with a higher percentage of interactions. In all public social networks polls, the "comment" tool is little used. Most posts like “Promotion of a scientific manuscript, number or volume” are an image with the title of the article and the names of the authors, with parts of the abstract of the work in the description, with the exception of a journal that publishes the manuscripts with videos of the authors themselves, which explain the content of the research. Conclusion: With the calculation of the engagement of the posts and its relationship with the number of followers of the pages, it is concluded that journals have the potential to use public social networks to reach the lay public, as long as they consider the main question of scientific dissemination: who is it intended for?
  • BrCris: desenvolvimento de ferramentas no tratamento, análise e disseminação da informação em apoio à Ciência Aberta no Brasil Artigo

    Silva, Vivian dos Santos; Silva, Jesiel Viana da; Dias, Thiago Magela Rodrigues; Gabriel Junior, Renê Faustino; Segundo, Washington Luís Ribeiro de Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Os sistemas CRIS constituem-se em sistemas de informação abrangentes sobre todo o ecossistema do processo científico. O BrCris tem como propósito integrar e organizar informações referentes a atividades de pesquisa, projetos, publicações, pesquisadores, instituições, financiamentos e outros dados relevantes no contexto científico brasileiro. Objetivo: Este estudo visa discutir o processamento dos dados na Plataforma BrCris e analisar as ferramentas computacionais empregadas para essa finalidade, explorando três abordagens principais: integração e consistência dos dados, visualização e validação, além da certificação dos dados. Metodologia: O estudo se configura como descritivo, apresentando em detalhes as etapas de tratamento de dados do BrCris, discutindo os desafios encontrados no manuseio de grandes volumes de informações. Além disso, descreve o ferramental computacional utilizado para o tratamento das informações científicas e tecnológicas. Resultados: O estudo revela os procedimentos para o tratamento de dados e as ferramentas computacionais desenvolvidas para os sistemas informacionais, bem como a integração e análise dos dados obtidos. São apresentados os resultados do tratamento e modelagem das informações baseadas no VIVO, com dados e painéis gráficos, e as oportunidades de reutilização dos dados gerados. Também é detalhada a integração dos dados em um repositório autodeclarado (Lattes) e no repositório agregador de teses e dissertações (Oasisbr), culminando na emissão de um selo de certificação. Conclusão: Os resultados evidenciam que a adoção dessas ferramentas computacionais proporciona um acesso facilitado e ágil a um extenso conjunto de informações consolidadas, previamente dispersas em várias fontes, especialmente devido à diversidade de repositórios e limitações de acesso individualizados. Assim, este estudo apresenta um conjunto de ferramentas computacionais cujas funcionalidades estão alinhadas com as diretrizes da Ciência Aberta no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: CRIS systems constitute comprehensive information systems over the entire ecosystem of the scientific process. BrCris aims to integrate and organize information regarding research activities, projects, publications, researchers, institutions, financing and other relevant data in the Brazilian scientific context. Objective: This study aims to discuss data processing on the BrCris Platform and analyze the computational tools used for this purpose, exploring three main approaches: data integration and consistency, visualization and validation, in addition to data certification. Methodology: The study is descriptive, presenting in detail the BrCris data processing steps, discussing the challenges encountered in handling large volumes of information. Furthermore, it describes the computational tools used to process scientific and technological information. Results: The study reveals the procedures for data processing and the computational tools developed for information systems, as well as the integration and analysis of the data obtained. The results of the processing and modeling of information based on VIVO, with data and graphic panels, and the opportunities for reusing the generated data are presented. The integration of data into a self-declared repository (Lattes) and the theses and dissertations aggregator repository (Oasisbr) is also detailed, culminating in the issuance of a certification seal. Conclusion: The results show that the adoption of these computational tools provides easy and agile access to an extensive set of consolidated information, previously dispersed across various sources, especially due to the diversity of repositories and individual access limitations. Thus, this study presents a set of computational tools whose functionalities are aligned with the guidelines of Open Science in Brazil.
  • O Legado de Aaron Swartz: uma cronologia de suas contribuições à Ciência da Informação para o Acesso Aberto Artigo

    Silva, Fabiano Couto Corrêa da

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Este artigo celebra o legado de Aaron Swartz na luta pela ciência aberta e revisa sua influência como ativista na revolução do acesso aberto na publicação acadêmica no ano em que completa 10 anos desde sua morte (1986-2013). Objetivo: O objetivo é analisar como as iniciativas lideradas por Swartz ainda impulsionam a revolução do acesso aberto na publicação acadêmica. Metodologia: A metodologia empregada consistiu em revisar a literatura de estudos e textos publicados por Aaron Swartz, bem como de autores que mencionavam seus projetos. Essa análise abrangeu o período em que ele atuava no desenvolvimento de iniciativas e soluções voltadas para o acesso aberto à comunicação científica. Resultados: Os resultados mostram que o seu legado inspirou a criação de infraestruturas e políticas que impulsionam o acesso gratuito a uma significativa parte da literatura científica mundial. Conclusão: A conclusão ressalta a relevância da perspectiva inovadora de Swartz no combate pela ciência aberta e a urgência de um modelo mais justo e duradouro para a publicação acadêmica. O texto analisa as principais ações originadas do ativismo de Swartz, que estão possibilitando progressos consideráveis na batalha pela ciência aberta e o acesso irrestrito ao conhecimento científico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: This article celebrates Aaron Swartz's legacy in the struggle for open science and reviews his influence on the open access revolution in scholarly publishing in the year that marks 10 years since his death (1986-2013). Objective: The purpose is to analyze how the initiatives led by Swartz are still driving the open access revolution in scholarly publishing. Methodology: The methodology employed consisted of a literature review of studies and texts published by Aaron Swartz, as well as authors who mentioned his projects. This analysis covered the period in which he worked on the development of initiatives and solutions for open access to scientific communication. Results: The results show that Swartz's legacy has inspired the creation of infrastructure and policies that drive free access to a significant portion of the world's scientific literature. Conclusion: The conclusion highlights the relevance of Swartz's innovative perspective in the fight for open science and the urgency of a more equitable and enduring model for scholarly publishing. The text analyzes the main actions stemming from Swartz's activism, which are enabling considerable progress in the battle for open science and unrestricted access to scientific knowledge.
  • A extensão universitária na Ciência da Informação: uma abordagem crítico participativa Artigo De Pesquisa

    Mendes, Edson Luiz; Minghelli, Marcelo; Mari, Cezar Luiz De

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A sociedade atual vem sendo identificada como Sociedade da Informação. As questões relacionadas à informação e ao seu fluxo são instigadas à sua compreensão e influência social, levando em consideração documentos, conteúdos e assuntos variados, comportamentos diversificados e pessoas usuárias, receptoras e reprodutoras de informação. A universidade tem o papel de contribuir na transformação, capacitação e conscientização social a partir da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão por impactar na formação pessoal e profissional da sociedade, no entanto, a pequena quantidade de publicação na ciência da informação, sobre a extensão universitária na comunidade em situação de vulnerabilidade social, nos provoca a interrogação sobre a relevância social do Programa de Extensão do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Objetivo: Assim, por meio de análise sobre a extensão em ciência da informação, este artigo de pesquisa em andamento, tem o seguinte objetivo: refletir sobre a importância e relevância social da extensão realizada na comunidade em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: Qualitativa com abordagem crítico interpretativo, em dois momentos distintos e conectados: a pesquisa bibliográfica, nesse estudo, e a pesquisa de campo na coleta de dados. Resultados: Evidencia-se a prática de extensão participativa onde, de maneira interdisciplinar e democrática, o distanciamento entre mundo acadêmico e comunidade de periferia, entre conhecimento científico e popular, pode ser menor através da extensão universitária em Ciência da Informação. Conclusão: Essas serão confirmadas ou não na conclusão da pesquisa de campo em andamento por meio de entrevistas e análise documental.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: The current society has been identified as the Information Society. Questions related to information and its flow are instigated to its understanding and social influence, taking into account documents, varied contents and subjects, diversified behaviors and people who use, receive and reproduce information. The university has the role of contributing to the transformation, training and social awareness from the inseparability between teaching, research and extension by impacting on the personal and professional formation of society, however, the small amount of publication in information science, on the extension university in the community in a situation of social vulnerability, provokes us to question the social relevance of the Extension Program of the Department of Information Science of the Federal University of Santa Catarina. Objective: Thus, through an analysis of the extension in information science, this research article in progress, has the following objective: to reflect on the importance and social relevance of the extension carried out in the community in a situation of social vulnerability. Methodology: used is qualitative with an interpretive critical approach, in two distinct and connected moments: the bibliographical research, in this study, and the field research in the data collection. Result: the practice of participatory extension is evident where, in an interdisciplinary and democratic way, the distance between the academic world and the periphery community, between scientific and popular knowledge, can be reduced through university extension in Information Science. Conclusion: These will be confirmed or not at the conclusion of the ongoing field research through interviews and document analysis
  • Gestão da informação nos processos de pregão eletrônico em uma Instituição Federal de Ensino Superior Artigo De Pesquisa

    Batinga, Sarah Medeiros; Finger, Andrew

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: O pregão eletrônico é uma modalidade de licitação para aquisição de bens e contratação e serviços comuns sendo obrigatório sua utilização pelos órgãos públicos, incluindo as Universidades Federais. O pregão eletrônico é composto por informações de valor estratégico para aprendizagem organizacional e a melhor tomada de decisão. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como se caracteriza a gestão da informação nos pregões eletrônicos em uma Instituição Federal de Ensino Superior Metodologia: O estudo foi realizado na Universidade Federal de Alagoas, maior instituição de ensino público do Estado de Alagoas. Tratou-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, foram entrevistados treze servidores públicos que atuam nos pregões eletrônicos como instrumento de coleta de dados. Foi realizada análise de conteúdo como método de investigação de dados. Resultados: Foram identificadas as principais necessidades de informações dos servidores nos pregões eletrônicos como sendo: descrição do material ou serviços, cotação de preços e finalidade da aquisição. As fontes pessoais foram as mais utilizadas pelos servidores na resolução de dúvidas no processo. Não houve um acesso fácil a informações de outros setores e os produtos e os serviços de informação estavam desatualizados e pouco detalhados para alguns usuários. Conclusão: A pesquisa é relevante pois analisou a gestão da informação na instituição, podendo trazer melhorias no uso da informação, na elaboração de produtos e serviços de informação a partir de necessidades informacionais dos solicitantes de compras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: The electronic auction is a type of bidding for the acquisition and contracting of common services and its use by public bodies, including Federal Universities, is mandatory. The electronic trading process is formed by information that has strategic value used for organizational learning and better decision making. Objective: This research aims to analyze how information management is characterized in electronic trading in a Federal Teaching Institution. Methodology: The study will be carried out at the Federal University of Alagoas, the largest public education institution in the State of Alagoas. The research is characterized by being descriptive with a qualitative approach, thirteen civil servants who work in electronic trading were interviewed, using a semi-structured questionnaire as a data collection instrument. The questionnaires were constructed using the information management model of Choo (2006). Content analysis was performed as a data investigation method. Results: The main information needs were identified as: description of the material or services, price quotation and purpose of the acquisition. Personal sources are the most used by servers in resolving doubts in the process. There is no easy access to information from other sectors and information products and services are outdated and not very detailed for some users. Conclusion: The research is relevant because it analyzed the information management in the institution, which can bring improvements in the use of information, in the elaboration of information products and services from the informational needs of purchase requesters.
  • Curadoria de objetos digitais acessíveis na Rede Brasileira de Estudos e Acervos Adaptados - REBECA Artigo De Pesquisa

    Vieira, Shirley Pimentel; Siebra, Sandra de Albuquerque

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Da produção constante e escalonada de Objetos Digitais Acessíveis emerge a preocupação com a gestão e preservação digital destes, de forma a evitar perdas e garantir o acesso a longo prazo a eles. Objetivo: A pesquisa descrita neste artigo buscou identificar ações de Curadoria Digital que estejam sendo implementadas pelas Instituições integrantes da Rede Brasileira de Estudos e Acervos Adaptados (REBECA). Metodologia: Quanto aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário, com dezessete questões, elaborado com base no modelo de ciclo de vida para curadoria digital DCC&U. Resultados: Verificou-se que as ações de curadoria ou de preservação digital não são executadas de maneira uniforme na Rede. Porém, apesar de não haver uma padronização, todas as ações que se configuram como etapas do ciclo de vida da curadoria digital foram identificadas em pelo menos uma IES, sendo as mais frequentes: a participação e monitoramento da comunidade e a descrição e representação da informação, por meio da especificação e atribuição de metadados aos objetos digitais acessíveis produzidos. Conclusão: A curadoria e preservação digital são ainda assuntos emergentes nas discussões da Rede, apesar de muitas das ações presentes nos modelos de ciclo de vida de curadoria já serem realizadas no processo de produção dos Objetos Digitais Acessíveis.

    Resumo em Inglês:

    RESUMO Introduction: From the constant and staggered production of Accessible Digital Objects, the concern with their digital management and preservation emerges, to avoid losses and guarantee long-term access to them. Objective: The research described in this article sought to identify Digital Curation actions being implemented by the Institutions that are part of the Brazilian Network of Studies and Adapted Collections (REBECA). Methodology: As for the methodological procedures, it was characterized as descriptive research, with a quantitative and qualitative approach. As a data collection instrument, a questionnaire was applied, with seventeen questions, elaborated based on the DCC&U digital curation lifecycle model. Results: It was found that curatorship or digital preservation actions are not performed uniformly across the Network. However, although there is no standardization, all actions that are configured as stages of the digital curation life cycle were identified in at least one HEI, the most frequent being: community participation and monitoring and the description and representation of information, through the specification and attribution of metadata to the produced accessible digital objects. Conclusion: Digital curation and preservation are still emerging issues in the Network's discussions, even though many of the actions present in the curatorship lifecycle models are already carried out in the production process of Accessible Digital Objects.
  • Avaliação crítica e uso de fontes de informação digitais por estudantes do curso Biblioteconomia a distância da Universidade Federal da Bahia: uma análise baseada no Framework for Information Literacy for Higher Education - ACRL Artigo De Pesquisa

    Lessa, Bruna; Leal, Débora Leitão

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: O aumento da busca por formação em nível superior na modalidade a distância reflete a demanda social por aprendizagem mediada por tecnologias, corroborando para criação de documentos digitais, recursos educacionais abertos, metodologias de ensino apropriadas ao ambiente virtual, aumentando a possibilidade de acesso à graduação em diferentes domínios do conhecimento. Objetivo: Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar os níveis de competência em informação, conforme os conceitos do Framework for Information Literacy for Higher Education, da Association of College & Research Libraries, dos estudantes do curso de Biblioteconomia na modalidade a distância, e suas habilidades em pesquisa no contexto digital. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa. O universo corresponde aos 173 estudantes matriculados nos quatro polos do curso na Bahia (Santo Amaro, Juazeiro, Vitória da Conquista e Ilhéus), e tem como instituição acadêmica o Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Resultados: Os resultados apontam que os estudos acadêmicos e profissionais são a principal motivação para as pesquisas realizadas em ambiente virtual. A competência para avaliação crítica da informação se evidencia, sobretudo, no âmbito da qualidade da informação. Conclusão: Para o desenvolvimento de competências em informação, em relação à avaliação de fontes de informação, deve-se considerar um projeto pedagógico do curso orientado à formação crítica em informação, e à formação continuada dos estudantes em nível superior.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: The increase in the search for training at a higher level in the distance modality reflects the social demand for learning mediated by technologies, corroborating for the creation of digital documents, open educational resources, teaching methodologies appropriate to the virtual environment, increasing the possibility of access to graduation in different knowledge domains. Objective: In this context, this work has the objective of analyzing the levels of information literacy, according to the concepts of the Framework for Information Literacy for Higher Education, of the Association of College & Research Libraries, two students of the Library Science course in the distance modality, and His research skills in the digital context. Methodology: It is a case study, with a qualitative-quantitative approach. The universe corresponds to the 173 students enrolled in the four poles of the course in Bahia (Santo Amaro, Juazeiro, Vitória da Conquista and Ilhéus), and they count as an academic institution or Institute of Information Science, of the Universidade Federal da Bahia. Results: The results suggest that academic and professional studies are the main motivation for the research carried out in a virtual environment. The competence for critical evaluation of the information is evident, above all, in the area of the quality of the information. Conclusion: For the development of information skills, in relation to the evaluation of information sources, a pedagogical project of the course oriented to critical training in information, and to the continuous training of higher-level students, should be considered.
  • Representação das informações da governança corporativa: organização das informações como constructos para governança Artigo De Pesquisa

    Bastos, Geraldino Gonçalves; Duque, Claudio Gottschalg

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Na ciência da informação a multidisciplinaridade é entendida como o nível inicial para associação de disciplinas de diferentes ciências, que enquanto representação do conhecimento se propõe a fomentar uma realização comum, como abordamos a governança corporativa. Tratar o desenvolvimento histórico do termo governança como fonte de informação para identificar a especificidade do vocabulário, mantendo a garantia literária, consolida a formatação do vocabulário próprio, podendo derivar inclusive nas conexões por sinonímia, homografia ou polissemia. Todos estes argumentos de estudo da informação da governança, tratados preliminarmente de forma multidisciplinar, podem criar os caminhos para buscar novas conexões e integrações, permitindo a criação de um contexto informacional que fomente o estado da prática da governança. Objetivo: Criar um espaço conversacional sobre governança corporativa para representar a formação de constructos organizados e correlacionados a partir de suas propriedades e do fluxo informacional nas organizações. Metodologia: Revisão da literatura sobre os termos, o significado, o uso, as propriedades, e ressignificação de conteúdos aplicados à governança, considerando a especificidade terminológica, a garantia literária, o método dedutivo e as técnicas relacionadas à análise terminológica para formação de constructos. Resultado: Modelo de domínio no contexto da governança aplicado a uma situação de governança corporativa para análise do valor agregado. Conclusão: Definir um modelo de representação da informação, composto por termos associados em função de suas propriedades e características, extraídos por análise coetânea e cronológica do uso do termo governança, inova de forma multidisciplinar a ciência da informação, abrindo perspectivas para sua aplicação em novos fenômenos sociais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: In Information Science, multidisciplinarity is understood as the initial level for the Association of disciplines from different Sciences, which, as a representation of knowledge, aims to foster a common achievement, as we approach corporate governance. Treating the historical development of the term governance as a source of information to identify the specificity of the vocabulary, maintaining the literary guarantee, consolidates the formatting of the vocabulary itself, and may even derive connections by synonymy, homography or polysemy. All these arguments for the study of Governance information, preliminarily treated in a multidisciplinary way, can create the paths to seek new connections and integrations, allowing the creation of an informational context that fosters the state of governance practice. Objective: to create a conversational space on corporate governance to represent the formation of organized and correlated constructs from their properties and the informational flow in organizations. Methodology: literature review on the terms, meaning, use, properties, and resignification of content applied to governance, considering the terminological specificity, literary guarantee, deductive method and techniques related to terminological analysis for construct formation. Result: domain model in the context of governance applied to a corporate governance situation for Value Added analysis. Conclusion: defining an information representation model, composed of associated terms according to their properties and characteristics, extracted by coeval and chronological analysis of the use of the term governance, innovates Information Science in a multidisciplinary way, opening perspectives for its application in new social phenomena.
  • Produção, distribuição e uso de livros digitais de acesso aberto nas ciências sociais e humanas Uma revisão sistematizada da literatura Artigo De Pesquisa

    Kama, Ana Flavia Lucas de Faria; Leite, Fernando César Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A comunicação científica em ciências sociais e humanas desenvolveu-se através de publicações monográficas. Nas últimas décadas, os livros eletrônicos ganharam destaque na comunicação nessas áreas. Objetivo: Dada a importância da criação de uma ciência mais democrática e da consolidação e avanços do acesso aberto apresentados nos últimos tempos, esta pesquisa identifica o estado atual do conhecimento científico sobre a produção, distribuição e uso de livros eletrônicos de acesso aberto nas áreas de ciências sociais e humanas. Metodologia: Baseado em uma abordagem metodológica qualitativa, o estudo utilizou o método de revisão sistemática da literatura (RSL) com as bases de dados Library and Information Science Abstracts (LISA) e Scopus, que possui reconhecimento internacional nas áreas de ciência da informação, ciências sociais e humanidades. Resultados: Foram verificados quarenta e dois artigos que abordavam os temas analisados com base nos protocolos SLR definidos e na ferramenta StArt. Conclusão: Concluiu-se que a área de ciências sociais e humanas tem utilizado livros digitais de acesso aberto em suas pesquisas, sendo as bibliotecas acadêmicas e a editora universitária os principais atores na sua distribuição. Além disso, persistem alguns obstáculos tecnológicos, sociais e econômicos na utilização e produção de estudos sobre o tema devido à sua reduzida importância em comparação com pesquisas em periódicos de acesso aberto em diversas outras áreas do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Scholarly communication in social sciences and humanities has developed through monographic publications. In recent decades, electronic books have become prominent for communication in these areas. Objective: Given the importance of creating a more democratic science and the consolidation and advances of open access presented in recent times, this research identifies the current state of scientific knowledge on the production, distribution, and use of open access electronic books in the social sciences and humanities. Methodology: Based on a qualitative methodological approach, the study used the systematic literature review (SLR) method with the library and information science abstracts (LISA) and the Scopus databases, which has international recognition within the areas of information science, social sciences and humanities. Results: Forty two articles that discussed the analyzed themes were verified based on the defined SLR protocols and StArt tool. Conclusions: It was concluded that the social sciences and humanities area has been using open access digital books in its research, and academic libraries and university press are the main actors in their distribution. Moreover, some technological, social, economic obstacles persist in the use and production of studies on the subject owing to its reduced importance compared to research on open access journals in various other areas of knowledge.
  • Livro, documento e intencionalidades: visualização temática em periódicos brasileiros em Ciência da Informação Artigo De Pesquisa

    Paulo, Lucas dos Santos de; Rabello, Rodrigo

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: A presente pesquisa revisita a tese de Eduardo Murguia de que os livros e, em sentido mais amplo, os documentos são objetos simbólicos para além da informação registrada e se norteia a partir do argumento de Rodrigo Rabello de que tais objetos carregam consigo intencionalidades atribuídas em contextos e dimensões de institucionalidade e de materialidade. Objetivo: Explorar estudos sobre a atribuição de intencionalidade aos objetos como subsídio para demonstrar aspectos da multidimensionalidade da materialidade do livro e do documento. Metodologia: O referencial teórico conta com contribuições de autores que versam sobre a intencionalidade atribuída aos objetos no âmbito de saberes historiográficos, documentalistas e fenomenológicos, servindo de base para trazer luz ao mapeamento de estudos brasileiros contidos na Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Os dados coletados foram explicitados mediante a ferramenta de visualização Voyant Tools, desenvolvida no âmbito das humanidades digitais. Resultados: Foi possível observar que os textos mapeados tratam o livro e o documento como objetos simbólicos, com valores culturais, sociais, de memória, entre outros. Conclusão: As diferentes noções de intencionalidade identificadas auxiliam a visualizar as atribuições de valores por sujeitos em contexto social e institucional, algo que auxilia a observar as dimensões de materialidade dos objetos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: This research revisits Eduardo Murguia's thesis that books and, in a broader sense, documents are symbolic objects beyond recorded information and is guided by Rodrigo Rabello's argument that such objects carry with them intentionalities attributed to contexts and dimensions of institutionality and materiality. Objective: To explore studies on the attribution of intentionality to objects as a subsidy to demonstrate aspects of the multidimensionality of the materiality of the book and the document. Methodology: The theoretical framework has contributions from authors who deal with the intentionality attributed to objects within the scope of historiographical, documentalist and phenomenological knowledge, serving as a basis to bring light to the mapping of Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Results: It was possible to observe that the mapped texts treat the book and the document as symbolic objects, with cultural, social, memory values, among others. Conclusion: The different notions of intentionality identified contribute to visualizing the attribution of values by subjects in a social and institutional context, something that helps to observe the dimensions of materiality of objects.
  • Metodologias ativas como estratégia pedagógica: Um relato de experiência docente na graduação em Biblioteconomia Relato De Experiência

    Lima, Leandro Cearenço; Pereira, Frederico Cesar Mafra

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Atualizada e aplicada em modo presencial por dois semestres consecutivos, a disciplina de Marketing de Serviços para Usuários da Informação foi ofertada na modalidade optativa em duas turmas, ao longo do ano de 2022, no curso de bacharelado em Biblioteconomia, da Universidade Federal de Minas Gerais. Objetivo: Relatar a experiência docente na disciplina, na qual se lançou mão das metodologias ativas como estratégia pedagógica. Metodologia: O Relato se caracterizou como qualitativo, uma vez que, foram descritas as características, etapas, recursos e condução da prática docente na disciplina, além do feedback dos alunos via depoimentos Resultados: Percebeu-se que a experiência das metodologias ativas como estratégia provocou maior engajamento e despertou interesse pela temática proposta. Conclusão: Embora a disciplina tenha abordado os conteúdos de Marketing no contexto da Biblioteconomia, quando aplicados por meio de metodologias ativas, proporcionaram maior possibilidade de se tornar concretas as abstrações e os conceitos inerentes. A estratégia relatada no caso se desvelou rica, sendo possível desenvolver experiências e situações vivenciadas no contexto da turma no cotidiano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Updated and applied face-to-face for 2 consecutive semesters, the discipline of Marketing of Services for Information Users was optionally offered in two classes, throughout 2022, in the Bachelor's Degree in Librarianship at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Objective: To report the teaching experience in the discipline, in which active methodologies were used as a pedagogical strategy. Methodology: The Report was characterized as qualitative, since the characteristics, stages, resources and conduct of teaching practice in the discipline were described, in addition to feedback from students via testimonials. Results: The research enabled the identification of ten citizen labs in Brazilian Federal Universities, which are aligned with relevant social issues and generate benefits in terms of innovations that can be socially shared. Conclusion: Although the discipline approached Marketing contents in the context of Librarianship, when applied through active methodologies, they provided a greater possibility of making tangible the abstractions and inherent concepts. The strategy reported in the case turned out to be rich, making it possible to develop experiences and situations linked to the context of the class and their daily experiences.
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