Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Revista de Filosofia Aurora, Volume: 36, Publicado: 2024
  • Editorial - Félix Guatarri e a América Latina: a desatualização dos micropolíticos, 30 anos após sua norte Editorial

    Peruzzo Júnior, Léo; Oliveira, Jelson Roberto de
  • Da classe à população em Foucault: considerações sobre uma falsa alternativa Artigo Científico

    Balbino, Lorena de Paula

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo procura tratar da introdução do problema da população à medida em que esta coloca em jogo as análises precedentes que consideravam as noções de plebe e de classe enquanto coletivo destinatário de técnicas de poder e saber. No início da década de 1970, as análises de Foucault sobre a noção de poder consideravam uma multitude de homens enquanto plebe e classe. Com o desenvolvimento das noções de governamentalidade e de biopolítica, essa multiplicidade de homens passa a ser analisada somente a partir da noção de população em uma tentativa de Foucault de se desvencilhar da noção de classe. Com isso, procuramos mostrar que a passagem da noção de classe à noção de população transforma a abordagem desse sujeito coletivo, o que não deixa de produzir efeitos críticos sobre as análises anteriores a respeito do dispositivo de sexualidade e do poder disciplinar onde a noção de classe desempenhava uma função determinante.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article se propose d'interroger l'introduction du problème de la population chez Foucault à la mesure que celle-ci met en jeu les analyses précédentes qui considéraient les notions de plèbe et de classe comme un collectif destinataire de techniques de pouvoir et de savoir. Au début des années 1970, les analyses de Foucault sur la notion de pouvoir considéraient une multitude d'hommes en tant que plèbe et classe. À partir du développement des notions de gouvernementalité et de biopolitique, cette multiplicité d'hommes ne commence à être analysée qu'à partir de la notion de population dans une tentative de Foucault de se débarrasser de la notion de classe. Nous essayons, donc, de montrer que le passage de la notion de classe à la notion de population transforme la manière dont ce sujet collectif était jusqu'alors abordé, ce qui n'est pas sans produire des effets critiques sur les analyses précédentes sur le dispositif de sexualité et le pouvoir disciplinaire où la notion de classe jouait un rôle déterminant.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article pursuit to address the introduction of the problem of population as it puts into play previous analyzes that considered the notions of plebs and class as recipient collective of techniques of power and knowledge. At the beginning of the 1970s, Foucault's analyzes of the notion of power considered a multitude of men as plebs and classes. With the development of the notions of governmentality and biopolitics, this multiplicity of men begins to be analyzed only from the notion of population, in Foucault's attempt to free himself from the notion of class. Thereat, we intent to show that the transition from the notion of class to the notion of population transforms the approach to this collective subject, which does not fail to produce critical effects on previous analyzes regarding the device of sexuality and disciplinary power where the notion of class played a decisive role.
  • Opinião pública: um espaço ou uma cena? - um debate entre Habermas e Rancière sobre essa noção educativa e política Artigo Científico

    Vicenzi, Vinicius Bertoncini

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute as diferenças entre os conceitos de “espaço público” e “cena pública” a partir do debate entre Jürgen Habermas e Jacques Rancière sobre o que caracteriza a política. A opinião pública faz sempre parte de uma ordem de racionalidade política na qual um sujeito expõe a sua opinião ao teste dos outros, para os convencer? A manutenção deste espaço público é então uma questão de esclarecimento? Para refletir sobre esta questão procuraremos ver como este espaço público foi caracterizado para os dois autores. Com o primeiro veremos historicamente essa caracterização, e qual foi o papel da midiatização. Com o segundo, tentaremos ver até que ponto este espaço público é apenas um espaço de cenas, de uma cena política; e qual é o significado disso. Perguntamo-nos se o filósofo alemão, hoje, na era das novas mídias, gostaria de expandir melhor este espaço público a ponto de tornar possível distinguir um espaço público “acrítico” (um espaço para comentários e outras interações) de um espaço público crítico? Neste caso, o que restaria deste “plano” conceitual? Pensamos que já existem hoje elementos para considerar que um espaço, mesmo que seja “público”, de cento e quarenta e poucos caracteres no Twitter, ou de alguns parágrafos para comentários no Facebook, não garante necessariamente uma melhoria da democracia, uma proximidade com os interesses gerais. Talvez a definição deste espaço como espaço de cenas, como pretende Rancière, possa melhor nos ajudar a pensar que um comentário cria sempre “uma multiplicação de pessoas”. É no confronto entre essas duas perspectivas analíticas que buscamos desenvolver este artigo.

    Resumo em Francês:

    Resumé Cet article discute les différences entre les concepts d’«espace public» et «scène publique» à partir du débat entre Jürgen Habermas et Jacques Rancière sur ce qui caractèrise la politique. L’opinion publique relève-t-elle toujours d’un ordre d’une rationalité politique où un sujet expose son opinion à l’épreuve des autres, pour les convaincre? Le maintien de cet espace public est-il alors une question d’éclaircissement? Pour réflechir sur cette question, nous chercherons à voir comment cet espace public s’est caracterisé pour les deux auteurs. Avec le premier, nous verrons historiquement cette caracterisation, et quel y a été le rôle de la médiatisation. Avec le deuxième, nous essayerons de voir dans quelle mesure cet espace public n’est qu’un espace de scènes, d’une scène politique; et quel en est le sens. On se demande si le philosophe allemand, aujourd'hui, à l'ère des nouveaux médias, voudrait-il mieux distendre cet espace public au point de permettre de distinguer un espace public «a-critique» (un espace de commentaires et autre interactions) d’un espace public critique? Dans ce cas, que resterait-il de ce «coup» conceptuel? On pense qu’il y a dejà des élements aujourd’hui pour considérer qu’un espace, même s’il est «public», de cent quarente et quelques signes sur Twitter, ou de quelques paragraphes pour des commentaires sur Facebook, ne nous garantit pas nécessairement un perfectionnement de la démocratie, une proximité des intérêts généraux. Peut-être que la définition de cet espace comme un espace de scènes, comme le veut Rancière, pourra mieux nous aider à penser qu’un commentaire crée toujours «une démultiplication des personnes». C’est dans la confrontation entre ceus deux perspectives d’analyse que nous cherchons à développer cet article.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the differences between “public space” and “public scene” in the debate between Jürgen Habermas and Jacques Rancière to characterize politics. Is public opinion always part of a political rationality where a subject sets his opinion to the test of others, to convince them? Is the maintenance of this public space a question of explanation? To reflect about this question, we will seek to see how this public space has been characterized by both authors. With the first we will see historically this characterization, and what was the role of mediatization. With the second, we will try to see to what extent this public space is only a space of scenes, of a political scene; and what is its meaning. One wonders in what sense the German philosopher, nowadays, in the era of new media, would he revisit his analyzes of 1962? Would he rather stretch this public space to the point of making it possible to distinguish an “a-critical” public space (a space for comments and other interactions) from a critical public space? In this case, what would be left of this conceptual “coup”? There are already enough elements to consider that a space, even if it is “public”, either of one hundred and forty signs on Twitter, or a few paragraphs for comments on Facebook, does not necessarily guarantee an improvement of democracy, a proximity of general interests. Perhaps the definition of this space as a space of scenes, as Rancière says, can better help us to think that a commentary always creates “a multiplication of people”. It is in the confrontation between these two analytical perspectives that we seek to develop this article.
  • Democracia, amizade, serenidade: Aristóteles entre Vaz, Weil e Bobbio Artigo Científico

    Perine, Marcelo; Andrade, Paulo Raphael Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe uma interlocução de três pensadores contemporâneos do campo da filosofia política sobre o conceito de democracia, Lima Vaz (1921-2002), Eric Weil (1904-1977) e Norberto Bobbio (1909-2004), confrontado com a concepção aristotélica da amizade política sustentada pela benevolência (eúnoia) e pela concórdia (homónoia) entre todos os cidadãos. A reflexão final sobre a serenidade, definida por Bobbio como a “mais impolítica das virtudes”, inscreve o presente artigo nas homenagens a Antonio José Romera Valverde pela sua longa e fecunda carreira acadêmica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article proposes a dialogue between three contemporary thinkers in the field of political philosophy on the concept of democracy, Lima Vaz (1921-2002), Eric Weil (1904-1977) and Norberto Bobbio (1909-2004), confronted with the Aristotelian conception of political friendship sustained by benevolence (eúnoia) and concord (homónoia) among all citizens. The final reflection on serenity, defined by Bobbio as the “most impolite of virtues”, inscribes this article as a tribute to Antonio José Romera Valverde for his long and fruitful academic career.
  • Propriedades e relações: uma leitura pós-antropocêntrica Scientific Article

    Fernández-Mateo, Joaquín

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo indaga sobre os postulados filosóficos que estão gerando toda uma série de transformações nos níveis ético, jurídico e político. A fim de rastrear as condições filosóficas de possibilidade de tal mudança, ele estudará o escopo da teoria das relações e da teoria das propriedades. Após sua análise exaustiva, ele conclui que a teoria das relações tem um escopo explicativo e operacional maior do que a teoria das propriedades. Depois de explorar a justificativa moral dos argumentos sensocentristas e biocentristas, ele pede o cultivo de relações não destrutivas com qualquer entidade, fortalecendo uma ontologia relacional como uma saída para a atual crise ecológica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumo Este artículo se pregunta por los postulados filosóficos que están generando toda una serie de transformaciones a nivel ético, jurídico y político. Para remontarse a las condiciones filosóficas de posibilidad de dicho cambio, estudiará el alcance de la teoría de relaciones y la teoría de propiedades. Después de su análisis exhaustivo, concluye que la teoría de relaciones tiene un mayor alcance explicativo y operativo que la teoría de propiedades. Tras explorar la justificación moral de los argumentos sensocentristas y biocentristas, invita al cultivo de relaciones no destructivas con cualquier entidad, fortaleciendo una ontología de relaciones como salida a la actual crisis ecológica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores the philosophical postulates that are generating a whole series of transformations at the ethical, legal and political levels. In order to trace back the philosophical conditions of possibility of such change, it will study the scope of the theory of relations and the theory of properties. After its exhaustive analysis, it concludes that the theory of relations has a greater explanatory and operational scope than the theory of properties. After exploring the moral justification of sensocentrist and biocentrist arguments, it invites to the cultivation of non-destructive relations with any entity, strengthening a relational ontology as a way out of the current ecological crisis.
  • Conceito e prática do disenso na ecosofia de Félix Guattari Scientific Article

    Landaeta, Patricio; Rojas, Cristóbal Durán

    Resumo em Português:

    Resumo Propõe-se uma abordagem da ecosofia de Félix Guattari com base na análise da lógica do dissenso. A hipótese é a seguinte: promover uma prática dissensual é fundamental para um conhecimento ecoetológico que busca a ressingularização da experiência no contexto da crescente homogeneização operada pelo Capitalismo Mundial Integrado (CMI). Como Guattari enfatizou durante sua visita ao Chile, o objetivo da eco-etologia não é a crítica do capitalismo, mas a mobilização de seu confronto ativo. A prática do dissenso, nesse sentido, possibilitaria agir contra os dispositivos homogeneizadores da subjetividade em um momento em que o capitalismo, depois de colonizar o mundo, coloniza também o inconsciente. O artigo trata da formulação do dissenso na visita de Guattari ao Chile em 1991, estabelecendo um contraponto com sua análise nos escritos dos últimos anos; em seguida, analisa a articulação da lógica dissensual na ontologia de Guattari. Por fim, é investigada a função da lógica do dissenso na configuração das instituições sob a perspectiva da transversalidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se propone un acercamiento a la ecosofía de Félix Guattari a partir del análisis de la lógica del disenso. La hipótesis es la siguiente: promover una práctica disensual es clave para un saber eco-etológico que persigue la resingularización de la experiencia en el contexto de homogeneización creciente operada por el Capitalismo Mundial Integrado (CMI). Según destaca Guattari en su visita a Chile, el objeto de la ecosofía no es la crítica del capitalismo, sino movilizar su confrontación activa. La práctica del disenso, en esa dirección, haría posible actuar contra los dispositivos homogeneizadores de la subjetividad en una época en que el capitalismo, tras colonizar el mundo, coloniza, también, el inconsciente. El artículo aborda la formulación del disenso en la visita de Guattari a Chile en 1991, estableciendo un contrapunto con su análisis en escritos de los últimos años; luego, se analiza la articulación de lógica disensual en la ontología guattariana. Por último, se indaga, en la función de la lógica del disenso en la configuración de instituciones desde la perspectiva de la transversalidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract An approach to Félix Guattari's Ecosophy is proposed based on the analysis of the logic of dissent. Our hypothesis is as follows: promoting a dissensual practice is vital to eco-ethological knowledge that pursues the resingularization of experience in the context of increasing homogenization operated by Integrated World Capitalism. As Guattari emphasized during his visit to Chile, the object of eco-ethology is not the critique of capitalism but to mobilize its active confrontation. The practice of dissent, in this direction, would make it possible to act against the homogenizing devices of subjectivity at a time when capitalism, after colonizing the world, also colonizes the unconscious. The article deals with the formulation of dissent in Guattari's visit to Chile in 1991, establishing a counterpoint with his analysis in writings of recent years; it then analyses the articulation of dissensual logic in Guattari's ontology. Finally, it explores the function of the logic of dissensus in the configuration of institutions from the perspective of transversality.
  • Da hipótese ao conceito. Simondon, Deleuze e as singularidades pré-individuais Artículo Científico

    Durán Rojas, Cristóbal

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, propomos nos situar na construção do pré-indivíduo, elaborada por Simondon, a fim de forjar um novo conceito de individuação. Esse termo permanece explicitamente equívoco entre um status conceitual e um status hipotético e operacional, o que de certa forma o deixa aberto a uma posteridade interpretativa muito rica. No final da década de 1960, Gilles Deleuze, um dos primeiros leitores de Simondon, forjou uma verdadeira criação conceitual ao cunhar o termo "singularidades pré-individuais", que não apenas esclarece as determinações da proposta de Simondon, mas também a transforma e aprofunda a ponto de lhe conferir um status conceitual decisivo. Tentaremos mostrar que esse conceito se torna uma via régia para mostrar as complexidades do termo no pensamento de Simondon, bem como uma forma excepcional de ampliar sua natureza e dinamizar seu funcionamento a partir da pluralização das singularidades que o compõem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo proponemos situarnos en la construcción de lo preindividual, elaborada por Simondon para forjar un nuevo concepto de individuación. Dicho término se mantiene explícitamente equivoco entre un estatuto conceptual y uno hipotético y operativo, lo que de alguna manera lo deja abierto a una posteridad interpretativa muy rica. Hacia fines de los años 1960, Gilles Deleuze, uno de los primeros lectores de Simondon, forja una verdadera creación conceptual acuñando el término “singularidades preindividuales”, que no sólo esclarece las determinaciones de la propuesta simondoniana, sino que la transforma y profundiza hasta darle un estatuto conceptual decisivo. Intentaremos mostrar que dicho concepto se transforma en una via regia para mostrar las complejidades del término en el pensamiento simondoniano, así como un modo excepcional para ampliar su naturaleza y dinamizar su funcionamiento a partir de la pluralización de las singularidades que lo componen.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We propose to situate ourselves in the construction of the pre-individual, elaborated by Simondon in order to forge a new concept of individuation. This term remains explicitly equivocal between a conceptual and a hypothetical or operational status, which in a sense leaves it open to a very rich interpretative posterity. Towards the end of the 1960s, Gilles Deleuze, one of Simondon’s first readers, forges a true conceptual creation by forging the term "pre-individual singularities", which not only clarifies the determinations of Simondon’s proposal, but also transforms and extends it to the point of conferring it a decisive conceptual status. We will try to show that this concept becomes a royal road to show the complexities of the term in Simondonian thought, as well as an exceptional way to broaden its nature and dynamise its operation based on the pluralisation of the singularities that compose it.
  • Giordano Bruno e o discurso da Fortuna Artigo Científico

    Bombassaro, Luiz Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo No diálogo Spaccio de la bestia trionfante [Expulsão da besta triunfante], publicado em Londres, em 1584, Giordano Bruno apresenta “as sementes da sua filosofia moral”. Após ter apresentado e discutido sua reforma ontológica, cosmológica e epistemológica nos diálogos precedentes, Bruno pretende elaborar uma consequente proposta reforma moral, política e religiosa da sociedade europeia de seu tempo. Com o objetivo de mostrar como Bruno elabora essa sua proposta, após reconstruir brevemente o horizonte histórico-conceitual que orienta o pensamento do Nolano a respeito do tema, apresento aqui a tradução de uma das passagens mais significativas desse seminal e provocativo diálogo, o discurso da Fortuna.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the dialogue Spaccio de la bestia trionfante [Expulsion of the Triumphant Beast], published in London in 1584, Giordano Bruno presents “the seeds of his moral philosophy”. After having discussed his ontological, cosmological and epistemological reform in the previous dialogues, Bruno intends to elaborate a consequent proposal for moral, political and religious reform of the European society of his time. With the aim of showing how Bruno elaborates his proposal, after briefly reconstructing the historical-conceptual horizon that guides Nolano's thinking on the subject, I present here the translation of one of the most significant passages of this seminal and provocative dialogue, the discourse of Fortune.
  • A aurora do sebastianismo: as fontes proféticas do Encuberto Scientific Article

    Potestà, Gian Luca

    Resumo em Português:

    Resumo A gênese doutrinária do sebastianismo é muitas vezes traçada inteiramente na cultura popular portuguesa. Nessa perspectiva, acredita-se que D. João de Castro, inventor da lenda do rei redimido, reformulou a figura do Encuberto retirando-a das Trovas de Bandarra, sapateiro de Trancoso. Na verdade, a retórica do Encuberto está difundida na Península Ibérica muito antes das Trovas. O próprio D. João aponta dois outros "pré-anúncios", no Morcego profetizado por Arnau de Vilanova e no Sol obscuratus do Oráculo de Cirilo. Em termos mais gerais, o artigo pretende contribuir para o conhecimento da vasta biblioteca profética e messiânica de D. João e, assim, mostrar que a lenda de D. Sebastião nasceu e se desenvolveu na confluência de múltiplas tradições que circulavam na Europa Ocidental desde o início da Idade Média.

    Resumo em Italiano:

    Astratto La genesi dottrinale del sebastianismo è spesso riportata completamente all’interno della cultura popolare portoghese: si ritiene che D. João de Castro, inventore della leggenda del re redivivo, avrebbe rimodellato la figura dell’Encuberto assumendola dalle Trovas di Bandarra, calzolaio di Trancoso. In verità, la retorica dell’Encuberto risulta diffusa nella penisola iberica ben prima delle Trovas. D. João stesso ne segnala altri due “preannunci”, nel Vespertilio profetizzato da Arnaldo da Villanova e nel Sol obscuratus dell’Oracolo di Cirillo. Più in generale, l’articolo intende contribuire alla conoscenza della vasta biblioteca profetica e messianica di D. João, e mostrare così che la leggenda di D. Sebastião nasce e si sviluppa alla confluenza di molteplici tradizioni circolanti nell’Occidente europeo a partire dall’Alto Medioevo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The doctrinal origin of Sebastianism is often ascribed entirely within Portuguese popular culture. It is believed that D. João de Castro, inventor of the legend of the revived king, would have remodeled the figure of the Encuberto by taking it from the Trovas by Bandarra, a shoemaker from Trancoso. In fact, the rhetoric of the Encuberto was widespread in the Iberian Peninsula long before the Trovas. D. João himself points out two other “announcements”, in the Vespertilio prophesied by Arnald of Villanova, and in the Sol obscuratus of the Oracle of Cyrill. More generally, this article intends to contribute to the knowledge of the vast prophetic and messianic library of D. João, and thus to show that the legend of D. Sebastião was born and developed at the confluence of multiple traditions circulating in Western Europe starting from the early Middle Ages.
  • O debate sobre o conteúdo da percepção dos aspectos Scientific Article

    Yuan, Maria Sol

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo analiso a discussão sobre o conceitualismo e o não-conceitualismo perceptual transferido para o fenômeno da percepção de aspectos apresentado por Ludwig Wittgenstein na parte intitulada “Filosofia da Psicologia” das Investigações Filosóficas. Ao fazê-lo, reconstruirei estas posições recolhendo algumas das principais teses daqueles que se posicionaram no debate. Centrar-me-ei nas contribuições de Sonia Sedivy e Charles Travis na representação do conceptualismo e nas de Avner Baz na sua defesa não-conceitualista dos aspectos destes fenómenos. Como resultado, este exame questiona os termos do debate entre conceitualismo e não-conceitualismo. Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação é negativo, uma vez que me limitarei a sustentar que nenhuma das posições apresentadas é uma caracterização adequada da percepção de aspecto wittgensteiniana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el presente artículo analizo la discusión acerca del conceptualismo y el no-conceptualismo perceptual transferida al fenómeno de la percepción de aspectos presentado por Ludwig Wittgenstein en la Parte titulada “Filosofía de la Psicología” de las Investigaciones Filosóficas. Al hacerlo, reconstruiré estas posiciones colectando algunas de las tesis principales de aquellos que han tomado posición en el debate. Me enfocaré en las contribuciones de Sonia Sedivy y Charles Travis en representación del conceptualismo y en las propias de Avner Baz en su defensa no-conceptualista de los aspectos de estos fenómenos. Como resultado, este examen pone en cuestión los términos del debate entre conceptualismo y no-conceptualismo. En este sentido, el propósito primario de esta indagación es negativo, desde que me limitaré a sostener que ninguna de las posiciones presentadas es una caracterización adecuada de la percepción de aspectos wittgensteiniana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, I analyse the discussion about perceptual conceptualism and non-conceptualism transferred to the phenomena of aspect perceptions presented by Ludwig Wittgenstein in the Part titled “Philosophy of Psychology” ofPhilosophical Investigations. In doing so, I will reconstruct these positions by collecting some of the main theses of those who have taken a position in the contest. I will focus on the contributions of Sonia Sedivy and Charles Travis on behalf of conceptualism and the non-conceptualist defence of Avner Baz about aspects of these phenomena. As a result, the examination calls into question the terms of the debate between conceptualism and non-conceptualism. In this sense, the primary purpose of this research is negative since I will limit myself to sustain that neither of the presented positions is an adequate characterisation of the content of Wittgensteinian aspect perception.
  • Μɛτοίκησις enquanto transvaloração existencial: Leitura fenomenológico-hermenêutica da morte e imortalidade da alma no Fédon Artigo Científico

    Rohden, Luiz; Kussler, Leonardo Marques

    Resumo em Português:

    Resumo É inegável o valor histórico e filosófico da leitura usual do Fédon, que enfatiza a dimensão imortal da alma que migraria em um plano metafísico, porém, aqui, propomos desenvolver a abordagem hermenêutico-fenomenológica e as implicações éticas decorrentes dessa interpretação. Faremos isso a partir da sugestão de Gadamer de traduzir o conceito de μɛτοίκησις como traslado da alma, o que abre precedentes para abordar a experiência de morte como um exercício espiritual que acontece e se finaliza na facticidade. Na primeira seção, destacaremos passagens e proporemos uma compreensão do Fédon a partir do mote da alma que muda de hábitos e se configura como uma transvaloração existencial. A seguir, mostraremos que a experiência de compreensão, calcada sobre a consciência da finitude, nos leva a intensificar e a ressignificar a noção de morte e a discussão sobre imortalidade da alma, como mudança da morada do ser, isto é, um modo de [re]orientar nosso modo de viver. Por fim, elucidaremos implicações éticas decorrentes da abordagem relativas aos temas da transfiguração de valores e da morte, divisão do corpo e da mente, orientação existencial, expressão da responsabilidade e modo de viver mais consciente em sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Platón, en el Fedón, abordó el tema de la muerte con la maestría que le era propia. El valor histórico y filosófico de la lectura habitual, que enfatiza la dimensión inmortal del alma que emigraría en un plano metafísico, es innegable, sin embargo, aquí nos proponemos desarrollar el enfoque hermenéutico-fenomenológico y las implicaciones éticas que se derivan de esta interpretación. Lo haremos a partir de la sugerencia de Gadamer de traducir el concepto de μɛτοίκησις como la transferencia del alma, lo que abre precedentes para abordar la experiencia de la muerte como un ejercicio espiritual que tiene lugar y termina en la facticidad. En el primer apartado destacaremos pasajes y propondremos una comprensión del Fedón a partir del lema del alma que cambia de hábitos y se configura como una transvaloración existencial. A continuación, mostraremos que la experiencia de comprensión, basada en la conciencia de finitud, nos lleva a intensificar y resignificar la noción de muerte y la discusión sobre la inmortalidaddel alma, como cambio de morada del ser, es decir, una manera de [re]orientar nuestra manera de vivir. Finalmente, dilucidaremos implicaciones éticas derivadas del abordaje relacionado con los temas de transfiguración de valores y muerte, división de cuerpo y mente, orientación existencial, expresión de responsabilidad y una forma más consciente de vivir en sociedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The historical and philosophical value of the usual reading of the Phaedo, emphasizing the immortal dimension of the soul, which would migrate in a metaphysical plane, is undeniable, however, here, we propose to develop the hermeneutic-phenomenological approach and the ethical implications arising from this interpretation. We will do this based on Gadamer’s suggestion to translate the concept of μɛτοίκησις as a transfer of the soul, which sets precedents for addressing the experience of death as a spiritual exercise that happens and ends in facticity. In the first section, we will highlight passages and propose an understanding of the Phaedo from the motto of the soul that changes habits and is configured as an existential transvaluation. After that, we will show that the experience of understanding, based on the awareness of finitude, leads us to intensify and resignify the notion of death and the discussion about the immortality of the soul, as a change of the house of being, that is, a way to [re]guide our way of living. Finally, we will elucidate ethical implications arising from the approach related to the themes of transfiguration of values and death, division of body and mind, existential orientation, expression of responsibility and a more conscious way of living in society.
  • A recepção da filosofia platônica nas alegorias de Erasmo de Rotterdam Artigo Científico

    Nascimento, Sidnei Francisco

    Resumo em Português:

    Resumo Erasmo de Rotterdam (Desiderius Erasmus Roterodamus) escreveu o Adágio 2201, que se intitula Os Silenos de Alcibíades (em latim Sileni Alcibiadis), elaborado a partir do diálogo de Platão o Banquete, 215 a - 215 b. O humanista destaca o momento quando Alcibíades toma a palavra e faz um elogio a Sócrates exaltando sua sabedoria, consagrando a filosofia de Platão, em particular aquela que inclui os diálogos essencialmente religiosos e morais, menos os cosmológicos e metafísicos. O seu interesse pela filosofia platônico-socrática, em especial pelo elogio que Alcibíades fez a Sócrates, incluía uma concepção de mundo “às avessas”, porque se desdobrava na dialética entre a aparência e a realidade, o visível e o invisível, o exterior e a interioridade, a falsidade e a verdade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Erasmus of Rotterdam (Desiderius Erasmus Roterodamus) wrote Adage 2201, entitled The Silenes of Alcibiades (in Latin Sileni Alcibiadis), drawn from the Plato’s dialogue Symposium, 215 a - 215 b. The humanist highlights the moment when Alcibiades makes a statement and praises Socrates exalting his wisdom, consecrating Plato’s Philosophy, particularly the one which includes the essentially religious and moral dialogs, less the cosmological and metaphysical ones. His interest in Platonic-Socratic Philosophy, especially by the praise Alcibiades made to Socrates, included a conception of a world “in reverse, because it unfolded in the dialectic between the visible and invisible, the exterior and interior, falsehood and truth.
  • Ecologia do virtual Artigo Científico

    Pelbart, Peter Pál

    Resumo em Português:

    Resumo Félix Guattari se referiu a uma « ecologia do virtual ». Essa noção deve ser aprofundada segundo dois eixos. Um, conceitual, cruzando o tema da ecologia mental (ou subjetiva) de As três ecologias com os funtores de Cartografias esquizoanalíticas. O segundo eixo emerge de contextos concretos no Brasil atual, sobretudo das lutas ameríndias. Deve aparecer, ao final desse percurso, como a dimensão virtual em Guattari ou em outros propicia a abertura de processos heterogenéticos, com suas respectivas implicações ecopolíticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Félix Guattari already mentioned an "ecology of the virtual". This notion is developed here along two dimensions. The first one, which is conceptual, relates the mental or subjective ecology of The Three Ecologies to the 'functors' of Schizoanalytic Cartographies. The other dimension takes into consideration today's context in Brazil, especially Amerindian struggles. I focus on how Guattari's thinking of the virtual, in dialogue with other contemporary authors, opens way to heterogenetic processes, with their own ecopolitical consequences.
  • Nietzsche e a questão da sublimação: entre as noções de Erhabenen e Sublimierung Scientific Article

    Fonseca, Eduardo Ribeiro da

    Resumo em Português:

    Resumo A noção de sublimação é de crucial importância no contexto da fisiopsicologia nietzschiana. O caminho da sublimação dos impulsos é o caminho das metas cada vez melhor avaliadas. A variação de meios e fins de satisfação possibilita o surgimento de novas configurações de impulsos, assim como novas formas de apoio entre eles, o que determina a intensificação do prazer psíquico. O que se propõe aqui é analisar a sublimação em Nietzsche sob dois aspectos fundamentais. Por um lado, como forma de satisfação psíquica através da transformação e sutilização dos alvos dos impulsos (Subliemirung) e, por outro, como forma de elevação (Erhabenen).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La noción de sublimación tiene una importancia crucial en el contexto de la fisiopsicología nietzscheana. El camino de la sublimación de los impulsos es el camino de las metas cada vez mejor evaluadas. La variación de medios y fines de satisfacción posibilita el surgimiento de nuevas configuraciones de impulsos, así como nuevas formas de apoyo entre ellos, lo que determina la intensificación del placer psíquico. Lo que aquí se propone es analizar la sublimación en Nietzsche bajo dos aspectos fundamentales. Por un lado, como forma de satisfacción psíquica a través de la transformación y sutilización de los objetivos de los impulsos (Subliemirung) y, por otro lado, como forma de elevación (Erhabenen).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The notion of sublimation is critically important as regards the physiopsychology of Nietzsche. The pathway of impulses sublimation is that of increasingly better-evaluated objectives, and variation in satisfaction of means and purposes allows for new impulses combinations to arise, as well as new forms of support between them, which in turn ascertain psychic pleasure maximization. The purpose of this paper is to analyze sublimation according to Nietzsche's two fundamental perspectives. On the one hand, as a form of psychic satisfaction through transformation and subtilization of impulses targets (Subliemirung), and on the other hand, as a form of elevation (Erhabenen).
  • Resenha: OLIVEIRA, Jelson. Moeda sem efígie: a crítica de Hans Jonas à ilusão do progresso. Curitiba: Kotter Editorial, 2023, 184p. Resenha De Livro

    Bugalski, Lucas Miguel Gonçalves
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Editora PUCPRESS - Programa de Pós-Graduação em Filosofia Rua Imaculada Conceição, nº 1155, Bairro Prado Velho., CEP: 80215-901 , Tel: +55 (41) 3271-1701 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revistas.pucpress@pucpr.br