Acessibilidade / Reportar erro

Notes on the vegetation of Suriname. I - Vegetation changes in a dammed up fresh water swamp in NW Suriname (* * — This investigation was financially supported by The Netherlands Foundation for the Advancement of Tropical Research (WOTRO). )

Resumo

O pântano de Nanni, no Suriname, é uma área natural, medindo 1700 km2. Segundo os dados disponíveis, a vegetação e a camada turfosa têm sido fortemente influenciadas pelo fogo. A partir do início deste século, o pântano vem sendo usado como fonte de abastecimento de água para a área de rizicultura que circunda a vila de Nieuw Nickerie. À medida que a área cultivada foi sendo gradualmente ampliada, proporcional deficit de água ocorreu. Em decorrência disso, o suprimento de água foi melhorando com a construção de barragem e canais de irrigação, e o comportamento hidrológico do pântano alterou-se consideravelmente. A vegetação paludosa, que ocorre em todos seus estágios de desenvolvimento, desde vegetação paludosa aberta e herbácea até floresta de dois estratos, é limitada por restingas pantanosas e florestas de tesos. Nos últimos anos, cerca de 15 km2 de floresta brejosa e cerca de 60 km2 de matagal pantanoso, vegetação subflorestal e florestal foram inundados ou severamente influenciados pela elevação extraordinária do nível das águas. Há indícios de que a floresta brejosa seja substituída por certos tipos de floresta pantanosa. Na área subflorestal pantanosa, severamente afetada pela inundação, a camada herbácea desapareceu (a regeneração natural das árvores incluída), enquanto a camada arbustiva foi parcialmente alagada. As árvores morreram, caíram ou permaneceram desfolhadas durante as grandes inundações. Na superfície aberta de água entre essas árvores, desenvolveu-se uma densa camada de plantas aquáticas. Nas turfas flutuantes e madeiras mortas, formou-se uma nova vegetação pantanosa herbácea, tolerante à luz. Em alguns casos, árvores de pântano desenvolveram novas brotações dos troncos e raízes, enquanto uma das espécies formou raízes verdadeiras a partir de raízes respiratórias suberosas. A sucessão vegetacional, acompanhada de acumulação de turfa, continuará se processando enquanto permaneceram altos os níveis do pântano no futuro. Para que a capacidade de armazenamento do pântano não decresça, é aconselhável manejar o nível das águas do pântano de tal modo que não permita futura alagação da vegetação paludícola lenhosa durante os períodos úmidos, e que, também, permita a aeração da camada turfosa durante o período seco. São apresentadas tabelas das modificações iniciais ocorridas após a inundação e um mapa da vegetação e de mudança de vegetação.

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br