Acessibilidade / Reportar erro

Toxicidade aguda de um pesticida à base de deltametrina (PBD) no peixe elétrico neotropical Microsternarchus cf. bilineatus (Gymnotiformes)

RESUMO

A deltametrina é um inseticida piretróide amplamente utilizado no controle de pragas na agricultura brasileira. O uso intensivo e desordenado desse pesticida na Amazônia pode carreá-lo aos ecossistemas aquáticos de várias maneiras, mas principalmente por escoamento e lixiviação. O presente estudo foi concebido para determinar a toxicidade aguda (LC50) de um pesticida à base de deltametrina (PBD) e caracterizar seus efeitos sobre dois biomarcadores bioquímicos, a glutationa-S-transferase (GST) e a acetilcolinesterase (AChE), em tecidos do peixe elétrico Microsternarchus cf. bilineatus. Os peixes foram expostos a concentrações de 1, 2, 3, 4 e 5 μg L-1 de PBD por até 96 horas. Para cada tratamento, foi analisada a atividade absoluta das enzimas GST (músculo e fígado) e AChE (músculo e tecido nervoso). A CL50-96 h para Microsternarchus cf. bilineatus foi de 2,15 μg L-1, a menor concentração registrada para um peixe amazônico até o momento. Nenhuma das concentrações testadas deste inseticida afetou a atividade da AChE para o período de exposição testado. Um aumento significativo da atividade de GST no músculo foi detectado somente para as concentrações de 2 e 3 μg L-1.

PALAVRAS-CHAVE:
inseticida piretróide; biomarcadores; CL50 mediana; glutationa-S-transferase; acetilcolinesterase

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br