Acessibilidade / Reportar erro

Observações sobre a biologia reprodutiva de Pistia stratiotes L. (Araceae) (1 1 — Trabalho de Tese apresentado ao INPA/FUA, para obtenção do Título de Mestre em Ciências Biológicas, Área de Concentração em Ecologia. )

Resumo

Estudos sobre a biologia reprodutiva e crescimento de Pistia stratiotes L. foram desenvolvidos com plantas crescendo em lagos de várzea, componentes do sistema de lagos denominados Janauacá e no rio Solimões. Também foram feitas algumas observações sobre o ataque de herbívoros nessas plantas. Os resultados mostraram que: essa planta investe mais energia para produção de folhas, quando jovem e para a produção de estolões, quando adultas; fatores abióticos parecem ser mais importantes para o controle de Pistia, do que herbívoros; reprodução sexuada parece estar entrando num processo de degeneração; sementes não parecem ser importantes para a propagação, durante a enchente, nas áreas estudadas.

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br