Acessibilidade / Reportar erro

Relação solo/plântula de Pithecellobium racemosum Ducke (Angelim rajado) (1 (1) — Este trabalho é parte da dissertação apresentada pela primeira autora ao Curso de Pós-Graduação de Botânica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e da Fundação Universidade do Amazonas, para obtenção do grau de Magister Scientiae. )

Resumo

Fêz-se correlação entre a ocorrência de plântulas de Pithecellobium racemosum e a quantidade de macro e micronutrientes de solos coletados em áreas com diferentes graus de perturbação em locais próximos e afastados dos adultos desta espécie, em locais com e sem plântulas. Quanto aos macronutrientes, encontrou-se correlação entre a menor quantidade de PO4, Ca e Mg nos locais com plântulas e o inverso para locais sem plântulas. Para os micronutrientes, Mn e Cl comportaram-se de forma inversa para locais com plântulas (Mn em menor quantidade que Cl) e para locais sem plântulas (Mn em maior quantidade que Cl). A taxa de Al trocável foi elevada para todas as áreas de estudo e independente dos parâmetros de comparação com plântulas e elevada também quando comparada com outras áreas de regiões tropicais.

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br