Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos do nicho alimentar de Coleodactylus amazonicus (Sauna, Gekkonidae) (1 1 — Trabalho originalmente apresentado ao Curso de Pós-graduação de Ecologia da Fundação Universidade do Amazonas e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, para obtenção do grau de Magister Scientiae. )

Resumo

Foram analisados os conteúdos estomacais de 49 exemplares de Coleodactylus amazonicus, Sauria, família Gekkonidae. Os grupos predominantes numericamente foram Collembola e Acari respectivamente. Constatado o tipo de alimentação como sendo exclusivamente da fauna do solo, fez-se uma amostragem desta, ficando evidente a grande predominância do grupo Acari, seguido de longe pelo grupo Collembola, existindo portanto, uma preferência alimentar por um grupo que não é o mais representado no solo. Os itens do conteúdo estomacal e da fauna do solo foram medidos e contados e suas distribuições comparadas pelo teste de X2. Na faixo dos pequenos itens (0,1 mm a 0,5 mm) notou-se um selecionamento alimentar pelos maiores desta faixa (0,4 mm e 0.5 mm), mesmo estando estes em comparativamente menor densidade no solo. Nos testes de regressão entre tamanho de presa versus tamanho de lagarto constatou-se correlação positiva entre as comparações. Juntamente a esta tendência foi observado também a maior amplitude de predação efetuada pelos maiores lagartos, o que lhes aumenta a eficiência de exploração do nicho alimentar.

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br