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E-commerce adoption in Malaysian Small and Medium Enterprises Practitioner Firms: A revisit on Rogers' model

O atual clima de negócios necessita de competições que são muitas vezes duras e imprevisíveis. Todas as organizações, a despeito do tamanho ou da amplitude de operação, estão enfrentando sérios desafios competitivos. A fim de lidar com esse fenômeno, os gestores estão se voltando para o comércio eletrônico (e-comércio) em suas organizações. Este estudo busca explorar e explicar as diferentes dimensões envolvendo a adoção do e-comércio entre pequenas e médias empresas, com base em Cinco Fatores de Difusão do Modelo de Inovação criado por Rogers. Entretanto, neste estudo, empregamos métodos de survey. Um questionário foi distribuído por e-mail para 1.200 gerentes e empregados em fábricas e empreendimentos agrícolas, com uma taxa de resposta de 10%. Os resultados obtidos indicam sem dúvida que a vantagem relativa influencia na adoção do e-comércio. Possibilidades de testes e de acompanhamento são fatores que afetam o nível de confiança por parte da administração o que, por sua vez, influencia a adoção do e-comércio. Ao mesmo tempo, a cultura vigente numa empresa afeta a resistência dos empregados a qual, por seu turno, afeta negativamente a adoção do e-comércio, ao passo que a complexidade não influencia significativamente a adoção do e-comércio.

adoção do e-comércio; PMEs; Modelo Rogers; difusão da inovação; e-negócio


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