Este documento estabelece um modelo matemático de máquina de indução conectado a um inversor de frequência necessário para ajustar o motor de acionamento elétrico. O modelo matemático baseado na Teoria de Park permite a análise de todo o espectro (carro elétrico com inversor de frequência) para dirigir o ônibus elétrico feito em ASTRA Bus Arad (Romênia). Para remover harmônicas de ordem mais alta, a forma de onda da tensão de alimentação PWM é utilizado, definido no caso geral. Características de funcionamento do motor de acionamento elétrico são definidas para frequência sub-nominal (f <50 Hz), e para diferentes ângulos de controle da comutação de elementos de construção do inversor. Tensões no estator da máquina equivalente é determinado por três componentes: o componente fundamental; segundo componente correspondente à maior harmônicas de ordem, que giram em conexão direta, e os terceiros componentes de maior harmônicas de ordem, que são giradas em sentido inverso. O modelo matemático desenvolvido vai ajudar a determinar as harmônicas que têm uma influência negativa sobre o desempenho do motor elétrico e também determina o ângulo de controle dos elementos de comutação para remover essas harmônicas.
motor de indução; características de funcionamento; modelo matemático; ônibus elétrico (tróleis)