Acessibilidade / Reportar erro

Universidade Federal da Bahia

TESES E DISSERTAÇÕES THESIS AND DISSERTATIONS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

TÍTULO: Efeitos de extratos do mata-cacau (Acanthosyris paulo-alvinii Barroso) na germinação e crescimento de plântulas de cacau (Theobroma cacao L.) e na germinação de milho (Zea mays L.) e feijão (Phaseolus vulgaris L.).

AUTOR: Helna Célia Ribeiro Passinho

DATA: março de 1993

LOCAL: Universidade Federal da Bahia

NÍVEL: Mestrado

BANCA EXAMINADORA:

Regine Ceie Rebouças Machado (orientador) - CEPLAC

Augusto Roberto Sena Gomes - CEPLAC

Raúl René Valle Meléndez - CEPLAC

RESUMO - Este trabalho teve como objetivo verificar o efeito dos extratos aquosos de raízes do córtex do caule e de folhas do mata-cacau (Acanthosyris paulo-alvinii Barroso) na germinação e crescimento de plântulas de cacau (Theobroma cacao L.) e na germinação de milho (Zea mays L.) e feijão (Phaseolus vugaris L.).

Realizou-se análise qualitativa dos contituintes orgânicos presentes nos extratos do mata-cacau para verificar a presença de possíveis grupos de aleloquímicos, bem como testes na germinação e no crescimento das espécies citadas.

O "screening" dos compostos orgânicos secundários, detectados nos extratos aquosos brutos de raízes (EABR), do córtex do cacau (EABC) e de folhas (EABF) do mata-cacau revelou a presença, em diferentes níveis, de alcalóides, isoprenóides, fenóis, proteínas e aminoácidos, considerados como alguns dos mais importantes grupos de aleloquímicos.

Em geral, os extratos foliares mostraram potente efeito inibidor quando comparados aos demais extratos. Eles inibiram em 100% a germinação e crescimento das plântulas de cacau em concentrações superiores a 4% (p/v). Por outro lado, os extratos de caule e raízes, na concentração de 10%, tiveram um maior efeito retardador do que inibidor. Os principais efeitos dos extratos de mata-cacau foram notados pela redução no crescimento da planta e suas partes, alteração das taxas de crescimento relativo, modificação da relação parte aérea/raiz, além de alterações morfológicas, principalmente no sistema radicular do cacaueiro.

Embora os extratos tenham inibido também a germinação de milho e feijão, os efeitos foram menos acentuados que os mostrados para o cacau.

TÍTULO: Produção primária na baía de Todos os Santos.

AUTOR: Suzana Teles da Cunha Lima

DATA: fevereiro de 1994

LOCAL: Universidade Federal da Bahia

NÍVEL: Mestrado

BANCA EXAMINADORA:

Juarez Jorge Santos (orientador) - UFBA

Edilson Pires de Gouveia - UFBA

Miguel Accioly - UFBA

RESUMO - Na região da baía de Todos os Santos, próximo à ilha de Madre de Deus, onde se encontra o Terminal Marítimo da PETROBRÁS, aconteceu nos dias 16 e 17 de abril de 1992 um impacto ambiental causado por um vazamento de 48.000 litros de óleo no mar. Paralelo a este acidente específico, a área vem sendo impactada desde 1957, quando este terminal foi construído. Quarenta amostras foram coletadas de áreas poluídas de modo a verificar possíveis variações na Produção Primária de fitoplânctons e relacionálas com aspectos ambientais. Utilizou-se o método de Winkler modificado por Martin D.F. Os resultados indicaram que, a 5% de significância, valores médios diferentes de produtividade ocorreram nessas áreas, sendo muito inferiores nos pontos poluídos durante o mês de julho e apresentando uma grande elevação em dezembro em todos os pontos estudados, com exceção do ponto 4. A produtividade baixa nesse ponto pode se explicar por sua localização de difícil escoamento e conseqüente concentração de poluentes.

TÍTULO: Eficiência agronômica de cinco fosfatos em dois oxisols da região sul da Bahia.

AUTOR: Pedro Antônio Oliveira Mangabeira

DATA: agosto de 1994

LOCAL:Universidade Federal da Bahia

NÍVEL: Mestrado

BANCA EXAMINADORA:

Charles José Leondy de Santana (orientador) - CEPLAC

Raul René Valle Meléndez - CEPLAC

Miguel Antônio Moreno Ruiz - CEPLAC

RESUMO - A eficiência agronômica de cinco fosfatos foi avaliada através da medição da produção de matéria seca em sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) plantado sob condições de casa de vegetação, em dois oxisols (variações Una e Colônia): os fosfatos foram superfosfato simples, Yoorin-Mg, fosfato de Irecê e fosfato de Araxá em dosagens de 240 e 180 kg/ha de P205 nos solos Una e Colônia, respectivamente e superfosfato triplo, usado como referência, em dosagem de 0, 80, 160, 240 e 320 kg/ha de P205 no solo Una e 0,60, 120, 180 e 240 kg/ha na variação Colônia. A altura e a produção de matéria seca da parte aérea e da raiz foram medidas aos 90 dias após o plantio e utilizadas para calcular índices de eficiência agronômica e de eficiência relativa. Em ambos os solos, os maiores valores para altura e produção de matéria seca foram encontrados com a aplicação de superfosfato simples e Yoorin-Mg e os mais baixos nos tratamentos com fosfatos de Araxá e Irecê que foram similares aos valores encontrados na testemunha. Variações nas eficiências agronômicas e relativas foram encontradas. O superfosfato simples e o Yoorin-Mg foram os mais eficientes com valores mais altos que o superfosfato triplo. No solo e na planta, os maiores incrementos no conteúdo de fósforo foram observados com a aplicação de superfosfato simples e Yoorin-Mg. A reduzida disponibilidade de fósforo nesses dois fosfatos limitou a sua absorção pela planta com a conseqüente redução em crescimento e produção de matéria seca.

TÍTULO: Trocas gasosas em plântulas de eritrina (Erytrina fusca Lour.) submetidas a um ciclo de déficit hídrico.

AUTOR: Sérgio José Ribeiro de Oliveira

DATA: abril de 1995

LOCAL:Universidade Federal da Bahia

NÍVEL: Mestrado

BANCA EXAMINADORA:

Raúl René Valle Meléndez (orientador) - CEPLAC

Alex-Alan Furtado de Almeida - CEPLAC

Walny Souza da Silva - CEPLAC

RESUMO - Trocas gasosas de plântulas de eritrina (Erytrina fusca Lour.) com quatro meses de idade, irrigadas e não-irrigadas, cultivadas em casa de vegetação com 95% de transmissibilidade de radiação fotossinteticamente ativa (RFA), foram comparadas durante um ciclo de estresse hídrico de quinze dias de duração. Foram medidas a fotossíntese líquida (Pn), a transpiração (TR), a condutância estomática (Cs) e o potencial hídrico foliar (ΨL). Verificou-se, nas plântulas não-irrigadas, que o déficit hídrico afetou Pn, TR, Cs e ΨL à medida que o estresse se intensificou. Medições ao meio-dia mostraram que, durante todo o cliclo, as plântulas irrigadas mantiveram Pn a uma taxa de 5,5±0,7, µmol CO2.m-2.s-1. Nas plântulas nãoirrigadas, os efeitos do estresse sobre a fotossíntese foram detectados a partir do terceiro dia do ciclo, decrescendo a valores negativos no final do experimento. Valores médios de TR das plântulas irrigadas foram aproximadamente duas vezes superiores ao das não-irrigadas (P < 0.05). Comportamento similar foi verificado em relação a Cs. A partir do oitavo dia do ciclo, o ΨL diminuiu, chegando a atingir -0,65 Mpa nas plântulas irrigadas apresentaram os maiores valores de Pn e TR por fótons de RFA em relação às nãoirrigadas. O mecanismo de abertura e de fechamento dos estômatos afetou parcialmente os processos fotossintético e transpiratório, com o decréscimo de VFL no decorrer do ciclo de estresse.

TÍTULO: Análise da estrutura vegetal e obtenção de equações de biomassa com base nas espécies Avicennia sliaueriana, Laguncularia racemosa e Rliizophora mangle, nos mangues do Pati e Jeribatuba - baía de Todos os Santos/BA

AUTOR: Armando Pereira Menezes

DATA: janeiro de 1995

LOCAL:Universidade Federal da Bahia

NÍVEL: Mestrado

BANCA EXAMINADORA:

Juarez Jorge Santos (orientador) - UFBA

Donald Henry Smith - UFBA

Maria Lenise Silva Guedes - UFBA

RESUMO - O estudo foi conduzido nos mangues de Madre de Deus/BA e Canal de Itaparica/BA, ambos localizados na Baía de Todos os Santos, com o objetivo de conhecer o potencial produtivo das vegetações através da análise da estrutura vegetal e da estimativa da biomassa vegetal. A metodologia de trabalho aplicada constou da coleta de dados estruturais de dez parcelas, com áreas de 100m2 com formas quadradas (10mx10m). As densidades médias nas duas áreas para as três espécies foram Laguncularia racemosa, com 64,09 ind/ha, Avicennia sliaueriana, com 28,22 ind/ha e Rhizophora mangle, com apenas 7,26 ind/ha; os valores das áreas basais tiveram semelhantes desempenhos, nas duas áreas estudadas, com maiores valores para A. sliaueriana e L. racemosa seguidos da R. mangle. De modo geral as medidas de peso ou biomassa dos compartimentos das árvores pertencentes às três espécies obtiveram correlações significativamente positivas com as medidas da copa, medidas do tronco e altura da planta, com valores de coeficientes de determinação (R2) acima de 0,9000 e muitos aproximando de 0,9999, indicando que os valores das medidas de biomassa, obtidos através das equações apresentadas, possuem alta confiabilidade. Os manguezais do Pati e Jeribatuba apresentam semelhante produtividade de suas vegetações. Ambos em estádio de maturidade e são do tipo borda.

TÍTULO: Efeito do nitrogênio na longevidade da folha de cacau (Theobroma cacao L).

AUTOR: Claudia Maria Furtado Rocha

DATA: março de 1994

LOCAL:Universidade Federal da Bahia

NÍVEL: Mestrado

BANCA EXAMINADORA:

Regina Ceie Rebouças Machado (orientador) - CEPLAC

Raul René Valle Meléndez - CEPLAC

Lacir Ferreira Mendes - CEPLAC

RESUMO - Plântulas de cacau (Theobroma cacao L. cv. Catongo) foram cultivadas em vasos plásticos de 2,5 L de capacidade, contendo solução nutritiva de Hoagland com várias dosagens de nitrogênio. Tomouse por base a solução completa como 100% de nitrogênio. Os tratamentos foram especificados com 100%, 75%, 50%, 25% e 0% de nitrogênio. Avaliou-se a viabilidade da folha como fonte de fotoassimilados, nos diferentes níveis de nitrogênio, através da determinação das mudanças nos teores de clorofila, proteínas solúveis e carboidratos totais. A concentração destes compostos e os teores minerais foram analisados nas raízes e na parte aérea das plantas. Na parte aérea, foram coletadas amostras de folhas de diferentes idades no final do experimento, 150 dias após a semeadura. Concluiu-se que a redução de compostos nitrogenados pode decrescer a ressíntese de proteína e, portanto, a redução do seu conteúdo. Entetanto, se o nitrogênio é fornecido, o teor de proteína pode ser recuperado em folhas mais velhas, sugerindo que a permanência da folha como fonte de compostos nitrogenados (aminoácidos e enzimas) depende do nível de nitrogênio do meio de cultivo.

TÍTULO: Alguns aspectos bioquímico e histológico avaliados durante a ontogenia de folhas de Theobroma cacao L. e possíveis interações planta-insetos filófagos.

AUTOR: Catarina Alves Sousa

DATA: abril de 1995

LOCAL:Universidade Federal da Bahia

NÍVEL: Mestrado

BANCA EXAMINADORA:

Walny Souza da Silva (orientador) - CEPLAC

Raúl René Valle Meléndez - CEPLAC

Alex-Alan Furtado de Almeida - CEPLAC

Paulo dos Santos Terra - CEPLAC

RESUMO - Neste estudo são apresentadas algumas diferenças anatômicas e bioquímicas que ocorreram simultaneamente durante o desenvolvimento de folhas de genótipos de cacau (Theobroma cacao L.), tendo como progenitores femininos os clones SIAL-283, SIC-23, Cojón del. toro, ICS-9 e SIC-813. Estas diferenças foram analisadas com a finalidade de buscar explicações para a preferência alimentar de insetos filófagos, particularmente o Percolaspis omata, às folhas jovens ainda em expansão. Para estes mesmos estádios de desenvolvimento foliar foram quantificados taninos hidrossolúveis, fenóis totais e açúcares solúveis totais. A espessura da cutícula aumentou com a idade da folha e este espessamento pode servir como barreira física contra o ataque de insetos filófagos, particularmente considerando-se que simultaneamente ocorrem a organização do mesófilo foliar, o aparecimento de fibras e o espessamento das paredes celulares. As concentrações de taninos hidrossolúveis foram mais elevadas no estádio D e significativamente menores no estádio F de desenvolvimento foliar.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Jun 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 1995
Sociedade Botânica do Brasil SCLN 307 - Bloco B - Sala 218 - Ed. Constrol Center Asa Norte CEP: 70746-520 Brasília/DF. - Alta Floresta - MT - Brazil
E-mail: acta@botanica.org.br