Acessibilidade / Reportar erro

Parâmetros de Strain Diastólico Estão Associados à Mortalidade em Curto Prazo e à Reinternação em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Avançada

Figura Central
: Parâmetros de Strain Diastólico Estão Associados à Mortalidade em Curto Prazo e à Reinternação em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Avançada

Ecocardiografia de strain diastólico e mortalidade em curto prazo em pacientes com ICFEr avançada. ICFER: insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida; SR: taxa de strain; NT-ProBNP: O pró-hormônio N-terminal do peptídeo natriurético cerebral.



Resumo

Fundamento

A insuficiência cardíaca é uma das principais causas de hospitalização e mortalidade em todo o mundo e representa um grande fardo económico para os sistemas de saúde. A identificação de fatores prognósticos em pacientes com IC é de grande importância para estabelecer estratégias de manejo ideais e evitar procedimentos invasivos e dispendiosos desnecessários em pacientes em estágio terminal.

Objetivos

No presente estudo, nosso objetivo foi investigar a associação entre parâmetros de strain diastólico, incluindo E/e’ SR, e resultados de curto prazo em pacientes com IC avançada.

Métodos

O estudo populacional incluiu 116 pacientes com insuficiência cardíaca avançada com fração de ejeção reduzida (ICFEr) avançada. Avaliações clínicas, laboratoriais e ecocardiográficas dos pacientes foram realizadas nas primeiras 24 horas de internação. Os pacientes foram acompanhados por um mês e qualquer reinternação por piora dos sintomas de IC e qualquer mortalidade foi registrada. O nível de significância adotado na análise estatística foi de 5%.

Resultados

A E/e’ SR foi significativamente maior no grupo de pacientes em comparação ao grupo controle (p=0,001). Durante o acompanhamento de um mês, 13,8% dos pacientes morreram e 37,1% dos pacientes foram reinternados. NT-ProBNP sérico (p=0,034) e E/e’ SR (p=0,033) foram considerados preditores independentes de mortalidade e o uso de IECA (p=0,027) e strain 3C apical (p=0,011) foram considerados independentes preditores de reinternação no grupo de pacientes.

Conclusão

Os resultados do presente estudo prospectivo demonstram que a E/e’ SR medida pela ecocardiografia com speckle tracking é um preditor independente e sensível de mortalidade em curto prazo em pacientes com ICFEr avançada e pode ter um papel na identificação de pacientes com ICFEr em estágio terminal.

Insuficiência Cardíaca; Readmissão do Paciente; Mortalidade

Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br