Acessibilidade / Reportar erro

Papel Diagnóstico do NT-proBNP em Pacientes com Comprometimento por Amiloidose Cardíaca: Uma Metanálise

Resumo

Fundamento

A amiloidose é definida como um distúrbio caracterizado pela deposição de material proteico amiloide extracelular nos tecidos.

Objetivos

O N-terminal pró-peptídeo natriurético tipo-B (NT-proBNP) é usado para prever a amiloidose cardíaca (AC), mas seu efeito diagnóstico no comprometimento por AC ainda não é claro, especialmente em termos de especificidade e sensibilidade.

Métodos

Foi feita uma busca de literatura nos bancos de dados Pubmed, Embase e a biblioteca Cochrane, e o QUADAS 2 foi utilizado para avaliação da qualidade. O comando Midas no Stata 12.0 foi usado para analisar os indicadores dos sujeitos. O teste Q de Cochran e o I2 foram usados como testes de heterogeneidade, e a heterogeneidade significativa foi definida como p <0,05 e/ou I2 >50%. A análise de correlação de Spearman foi usada para avaliar o efeito de limiar, e o viés da publicação foi avaliado pelo teste de assimetria. A significância estatística foi definida em p <0,05.

Resultados

Como resultados, 10 conjuntos de dados de 7 estudos foram incluídos para análise, apresentando alta qualidade metodológica e pequenos vieses de confusão. A sensibilidade e a especificidade do NT-proBNP no diagnóstico do comprometimento cardíaco para pacientes com amiloidose foram 0,93 e 0,84, respectivamente. As curvas ROC também sugeriram uma validade diagnóstica alta do NT-proBNP com AUC de 0,95. Um nomograma de Fagan demonstrou que as probabilidades de NT-proBNP positivo e negativo no avanço do comprometimento por AC eram de 90% e 8%, respectivamente. O gráfico de funil de Deek não sugeriu viés significativo de publicação entre os estudos incluídos, e os resultados foram estáveis e confiáveis.

Conclusões

O NT-proBNP desempenha um papel positivo no diagnóstico precoce do comprometimento por AC, com alta sensibilidade e especificidade.

Amiloidose; Diagnóstico; Metanálise em Rede

Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br