Tomografia de Coerência Ótica
Optical Ccoherence Tomography
Tomografia de Coerência Ótica
Optical Ccoherence Tomography
Mulher de 60 anos foi internada devido a uma síndrome coronariana aguda. Angiografia coronariana mostrou dissecção espontânea da artéria coronária (DEAC) em artéria coronária descendente anterior esquerda (A). Observou-se também uma imagem típica de displasia fibromuscular (DFM) na artéria renal direita (B). A tomografia de coerência ótica (TCO) (C) mostrou áreas alternadas de espessamento e afinamento da camada média, correspondente à imagem típica de "colar de contas", facilmente identificado na reconstrução longitudinal da TCO e também na angiografia.
Há relatos recentes de alta prevalência de DFM em artérias não coronárias em pacientes com DCE. Nossos achados sugerem que a TCO pode fornecer pistas diagnósticas singulares em pacientes que apresentam tais desafios.
Painel A: Angiografia coronariana mostrando defeito de enchimento na artéria coronária descendente anterior esquerda, compatível com dissecção espontânea da artéria coronária (DEAC). Painel B: angiografia da artéria renal, revelando imagem típica de displasia fibromuscular (DFM). Painel C: tomografia de coerência ótica (TCO) da artéria renal, mostrando áreas características de espessamento (asteriscos) e afinamento (setas) da camada média.
-
Contribuição dos autoresConcepção e desenho da pesquisa, Obtenção de dados, Análise e interpretação dos dados e Revisão crítica do manuscrito quanto ao conteúdo intelectual importante: Bastante T, Alfonso F; Redação do manuscrito: Bastante T.
-
Fontes de financiamentoO presente estudo não teve fontes de financiamento externas.
-
Vinculação acadêmicaNão há vinculação deste estudo a programas de pós-graduação.