Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina e Troponina na Síndrome Coronariana Aguda

Fundamento:

A doença cardiovascular é a maior causa de mortalidade no mundo ocidental, devendo seu tratamento ser otimizado, para a redução de eventos adversos graves.

Objetivo:

Determinar o efeito do uso prévio de inibidores da enzima de conversão da angiotensina na mensuração da troponina I cardíaca em pacientes com síndrome coronariana aguda sem supradesnivelamento do segmento ST (SCASST), e avaliar os desfechos clínicos em até 180 dias.

Métodos:

Estudo prospectivo, observacional, em um centro terciário, em pacientes com síndrome coronariana aguda sem supradesnivelamento do segmento ST (SCASST). Foram analisadas variáveis clínicas, eletrocardiográficas e laboratoriais, com ênfase no uso prévio de inibidores da enzima de conversão da angiotensina e dosagem de troponina I cardíaca. Foram usados os testes qui quadrado de Pearson ou exato de Fischer , além do teste não paramétrico de Mann-Whitney. Variáveis com níveis de significância < 10% foram submetidas a modelo de regressão logística múltipla.

Resultados:

Incluídos 457 pacientes, com idade média de 62,1 anos, dos quais 63,7% eram do sexo masculino. Fatores de risco como hipertensão arterial sistêmica (85,3%) e dislipidemia (75,9%) foram os mais prevalentes, com 35% de diabéticos. Na avaliação de eventos em 180 dias, observaram-se 28 óbitos (6,2%). Na análise estatística, as variáveis que interferiram no aumento de troponina (> 0,5 ng/mL) foram a glicemia de admissão elevada (p = 0,0034) e o infradesnivelamento do segmento ST ≥ 0,5 mm, em uma ou mais derivações (p = 0,0016). Relacionada com troponina ≤ 0,5 ng/mL, esteve o uso de inibidores da enzima de conversão da angiotensina prévio à internação (p = 0,0482). A estatística C para esse modelo foi de 0,77.

Conclusão:

Neste estudo, observou-se correlação entre o uso prévio de IECA e a redução do marcador de necrose miocárdica troponina I cardíaca em pacientes internados por SCASST. Porém, ainda não há dados disponíveis para se afirmar que esta redução poderia levar a um número menor de eventos clínicos graves como morte e re(infarto) em 180 dias.

Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina; Troponina; Síndrome Coronariana Aguda


Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br