RESUMO
Introdução:
A infecção do sítio cirúrgico é a complicação comum, com taxas significativas de morbimortalidade, representando considerável problema econômico para o sistema de saúde.
Objetivo:
Realizar revisão narrativa da literatura sobre infecção de sítio cirúrgico e os princípios da antibioticoprofilaxia para atualizar o conhecimento de seu uso em cirurgia.
Método:
Utilizou-se para a pesquisa a base de dados Medline, Ovid, Google Scholar, National Library of Medicine (PubMed), Cochrane e SciELO. As palavras-chave usadas foram “anti-bacterial agents”; “antibioticoprophylaxis” AND “surgical wound infection”. Os critérios de inclusão foram artigos de publicação recente, com textos completos disponíveis e realizados em humanos.
Resultado:
Um total de 29 artigos foi avaliado e selecionado de acordo com os critérios de elegibilidade.
Conclusão:
A infecção do sítio cirúrgico é a complicação pós-operatória mais comum. O ponto-chave da sua prevenção consiste na combinação de várias intervenções que visam reduzir os fatores de risco, tais como: a obediência às novas diretrizes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças; aos princípios do uso de antibióticos profiláticos; fatores e índice de risco do local cirúrgico; tempo de administração; duração e dosagem dos antibióticos. Esses dados estão disponíveis neste artigo.
DESCRITORES:
Antibioticoprofilaxia; Controle de infecção; Infecção de sítio cirúrgico; Complicações pós-operatórias