RESUMO
Racional: Ressecções hepáticas laparoscópicas são realizadas em todo mundo. A hemorragia é complicação grave e o controle do sangramento durante a hepatotomia é preocupação importante. A manobra de Pringle continua sendo a técnica padrão de oclusão do influxo sanguíneo.
Objetivo: Descrever uma maneira eficiente, rápida, barata e reproduzível de executar a manobra de Pringle extracorpórea, em operação laparoscópica, utilizando um dreno de tórax.
Métodos: De janeiro/2014 a março/2020, realizamos 398 hepatectomias, 63 por laparoscopia. Nós sistematicamente laçamos o ligamento hepatoduodenal e preparamos um torniquete para a manobra de Pringle. Na laparoscopia, usamos um dreno de tórax 24 Fr, inserido na cavidade abdominal através de uma pequena incisão. Passamos a fita de algodão através do tubo, puxando-a pela extremidade externa, fora do abdome. Para apertar o torniquete, basta pressionar o tubo enquanto seguramos a fita, prendendo ambos com uma pinça.
Resultados: O dreno de tórax 24 Fr é firme e funciona perfeitamente para ocluir influxo de sangue, à medida que apertamos o torniquete. Tem diâmetro interno de 5,5 mm, suficiente para passar uma pinça laparoscópica e puxar a fita de algodão, e um diâmetro externo de 8 mm, permitindo a inserção no abdome através de uma pequena incisão. O custo do tubo e fita é inferior a US$ 1, valor insignificante. Não foram identificadas complicações relacionadas ao método em nossos pacientes.
Conclusões: A manobra extracorpórea de Pringle apresentada aqui é método seguro, barato e reproduzível, que pode ser utilizado para o controle do sangramento em hepatectomias laparoscópicas.
DESCRITORES: Fígado; Laparoscopia; Hepatectomia; Hemorragia