Acessibilidade / Reportar erro

PROJETO ACERTO: IMPACTO NA ASSISTÊNCIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE EMERGÊNCIA

RESUMO

Racional:

No Brasil, a abordagem baseada em metas foi nomeada de Projeto ACERTO e tem obtido bons resultados quando aplicada em operações eletivas com diminuição do tempo de internação, retorno mais precoce as atividades sem incremento de morbimortalidade.

Objetivo:

Analisar o impacto do ACERTO na assistência prestada em operações de emergência.

Métodos:

Foi realizado um estudo de intervenção em hospital de trauma. Foram comparados 452 pacientes submetidos à operações de emergência e acompanhados pelo serviço de cirurgia geral no período de outubro a dezembro de 2018 (fase pré-ACERTO, n=243) e no período de março a junho de 2019 (fase pós-ACERTO, n=209). Foram avaliados: reintrodução da dieta, volume de hidratação venosa pós-operatória infundido, tempo de uso de catéteres, sondas e drenos, analgesia pós-operatória, prevenção de vômitos pós-operatórios, mobilização precoce e fisioterapia.

Resultados:

Após a implantação do ACERTO houve reintrodução mais precoce da dieta, foi atingido o aporte calórico ideal mais precocemente, retirada mais precoce da hidratação venosa, maior prescrição de analgesia pós-operatória, de profilaxia de vômitos pós-operatórios e maior prescrição de fisioterapia e mobilização precoce em todos (p<0,01); na análise multivariada não houve alteração nas taxas de complicações observadas pré e pós-ACERTO (10,7% vs. 7,7% (p=0,268) e houve diminuição do tempo de internação pós-ACERTO (8,5 vs. 6,1 dias (p=0.008).

Conclusão:

A implantação do projeto ACERTO diminuiu o tempo de internação hospitalar, melhorou a assistência médica prestada sem incremento das taxas de complicações avaliadas.

DESCRITORES:
Protocolos clínicos; Alta do paciente; Complicações pós-operatórias; Cirurgia geral; Medicina de emergência

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com