Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE COMPARATIVA DA RESPOSTA TECIDUAL APÓS REPARO DA PAREDE ABDOMINAL UTILIZANDO TELA DE POLIPROPILENO E DE PERICÁRDIO BOVINO

RESUMO

Racional:

O uso de telas de polipropileno para a correção cirúrgica da parede abdominal contribui para redução dos índices de recidiva das hérnias ou defeitos. No entanto, o seu uso intra-abdominal cursa com a formação de aderências e diversas complicações. O estudo e a busca por materiais alternativos, como pericárdio bovino, têm se mostrado uma opção na correção e tratamento de hérnias que resultem com melhores adaptações e efetividades.

Objetivo:

Avaliar o processo inflamatório do pericárdio bovino em comparação ao processo inflamatório da tela sintética de polipropileno.

Método:

Foi realizada a colocação de tela de pericárdio bovino e polipropileno, ambas no mesmo animal. O primeiro grupo as teve retiradas para análise no dia 20, e o segundo grupo no dia 40. Foram analisadas as variáveis congestão, granulação, células gigantes, necrose, inflamação aguda, inflamação crônica e colágeno.

Resultados:

Todas as variáveis foram encontradas em maior número como resposta a tela de polipropileno, exceto a variável colágeno, que no dia 40 apresentou-se em maior quantidade em resposta à tela de pericárdio bovino.

Conclusão:

Há menor reação inflamatória em resposta a tela de pericárdio bovino, quando comparada com a de polipropileno.

DESCRITORES:
Pericárdio bovino; Polipropileno; Processo inflamatório

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com