Acessibilidade / Reportar erro

REPARO LAPAROSCÓPICO DE HÉRNIA LOMBAR (GRYNFELT): DESCRIÇÃO TÉCNICA

RESUMO

Racional:

As hérnias lombares são raras. Geralmente se manifestam com aumento de volume redutível na região póstero-lateral do abdome e podem ocorrer em dois defeitos anatômicos específicos: os triângulos de Grynfelt (superior) e Petit (inferior). Apesar de controvérsias com relação a melhor forma de reparo, a abordagem laparoscópica, seguindo o mesmo princípio do tratamento das hérnias inguinais, parece apresentar vantagens significativas em relação às operações convencionais/abertas. Entretanto, alguns detalhes técnicos e anatômicos desta região, não usual aos cirurgiões gerais, são fundamentais para o adequado reparo.

Objetivo:

Apresentar sistematização da técnica laparoscópica transabdominal para a correção das hérnias lombares com ênfase nos detalhes anatômicos.

Método:

Paciente é colocado em decúbito lateral. O acesso laparoscópico à cavidade abdominal é realizado pela técnica aberta no flanco esquerdo, incisão de 1,5 cm, seguida pela introdução de trocárteres de 11 mm para ótica de 30º. Dois outros trocárteres de 5 mm, na linha axilar anterior esquerda, são inseridos na cavidade abdominal. O peritônio da goteira paracólica esquerda é incisado desde a 10ª costela até a crista ilíaca. O peritônio e o retroperitoneal são dissecados. A redução de todo o conteúdo de hérnia é realizada para demonstrar a hérnia e seu tamanho. Tela de polipropileno de 10x10 cm é introduzida no espaço retroperitoneal e fixada com grampos absorvíveis cobrindo o defeito com pelo menos 3-4 cm de sobreposição. Posteriormente, realiza-se o fechamento do peritônio da goteira paracólica.

Resultados:

Esta técnica foi utilizada em um paciente com aumento doloroso de volume na região lombar esquerda e abaulamento na região lombar esquerda. Tomografia computadorizada foi realizada e revelou hérnia lombar superior esquerda. O tempo operatório foi de 45 min e não houve complicações; o tempo de hospitalização de 24 h.

Conclusões:

Assim como no reparo das hérnias inguinais, a abordagem laparoscópica é segura e efetiva para as hérnias lombares, especialmente se os detalhes anatômicos forem adequadamente respeitados.

DESCRITORES -
Hérnia abdominal; Laparoscopia; Cirurgia geral

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com