Acessibilidade / Reportar erro

DIAGNÓSTICO DE APENDICITE AGUDA E PERFURAÇÃO APENDICULAR: AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES DE PLAQUETAS E DISTRIBUIÇÃO DE GLÓBULOS VERMELHOS COMO BIOMARCADORES EMERGENTES

RESUMO

RACIONAL:

A apendicite aguda é uma emergência cirúrgica comum em todo o mundo. Estudos recentes sobre marcadores inflamatórios hematológicos relacionados à apendicite aguda mostraram resultados variáveis.

OBJETIVOS:

Avaliar valores pré-operatórios de índices plaquetários como volume médio de plaquetas (VPM) e largura de distribuição de plaquetas (PDW), largura de distribuição de hemácias (RDW) em relação ao diagnóstico de apendicite aguda e sua eficácia como preditores de apendicite perfuração.

MÉTODOS:

Estudo observacional prospectivo de 190 pacientes diagnosticados com apendicite e submetidos a apendicectomia confirmados histopatologicamente. Amostras de sangue pré-operatórias de glóbulos brancos (WBC), contagem de plaquetas, volume plaquetário médio (MPV), distribuição das plaquetas (PDW) e distribuição dos glóbulos vermelhos (RDW) foram analisadas usando uma máquina analisadora Sysmex XN1000.

RESULTADOS:

Foram incluídos 190 pacientes, sendo que 169 tiveram apendicite aguda e 21 tiveram apendicite perfurada. A média de idade dos pacientes foi de 28,04 ± 14,2. A proporção homem-mulher foi de 1,5:1. Verificou-se que WBC (p<0,05), MPV (p<0,05) e PDW (p<;0,05) têm valores estatisticamente significativos mais altos na apendicite aguda e na apendicite perfurada em comparação com o RDW (p> 0,05). No entanto, a apendicite perfurada apresentou um valor de RDW maior em comparação com a apendicite aguda, o que pode ser um fator preditivo.

CONCLUSÕES:

O valor elevado de MPV e PDW associado à leucocitose pode ser usado como evidência de suporte para o diagnóstico clínico e radiológico de apendicite aguda e perfuração apendicular. Assim, esses valors podem ser usado como biomarcadores inflamatórios diagnósticos de baixo custo.

DESCRITORES:
Apendicite; Índices de Eritrócitos; Volume Plaquetário Médio

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com