Acessibilidade / Reportar erro

COLECISTECTOMIA COM COLANGIOPANCREATOGRAFIA RETRÓGRADA ENDOSCÓPICA INTRAOPERATÓRIA: A ORDEM IMPORTA?

RESUMO

RACIONAL:

O tratamento recomendado para colecistocoledocolitíase é a colecistectomia (CCT) associada à colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE). A CCT com CPRE intraoperatória está associada a maiores taxas de sucesso e menor tempo de permanência hospitalar e menos custos hospitalares. No entanto, algumas séries de casos não descrevem a metodologia exata utilizada: se a CPRE ou a CCT foi realizada primeiro.

OBJETIVOS:

Verificar se há ou não diferença, em termos de resultados e complicações, quando a CPRE intraoperatória é realizada imediatamente antes ou após a CCT.

MÉTODOS:

Estudo caso-controle, retrospectivo, que analisou todos os pacientes submetidos à CCT com CPRE intraoperatória, entre janeiro de 2021 e junho de 2022, em um hospital terciário do Sul do Brasil, para tratamento de colecistocoledocolitíase.

RESULTADOS:

Dos 37 pacientes analisados, 16 (43,2%) foram submetidos primeiro à CPRE, seguida imediatamente pela CCT. A taxa global de sucesso para a canulação do ducto biliar foi de 91,9% e a desobstrução do ducto biliar foi alcançada em 75,7% dos casos. A taxa de pancreatite pós-CPRE foi de 10,8%. Ao comparar os grupos "CPRE Primeiro" e "CCT" primeiro", não houve diferença na dificuldade técnica para realização da CCT. O grupo "CCT primeiro" teve maior taxa de sucesso na canulação do ducto biliar (p=0,020, p<0,05). Idades mais jovens, presença de cálculos na via biliar comum distal e menor duração do procedimento foram fatores estatisticamente associados ao sucesso na desobstrução da via biliar. A linfopenia e a colecistite como apresentação inicial, por sua vez, foram associadas à falha na desobstrução do ducto biliar.

CONCLUSÕES:

Não houve diferença significativa em termos de complicações e sucesso na desobstrução das vias biliares entre pacientes submetidos a CCT e CPRE no mesmo procedimento cirúrgico/anestésico, independentemente de qual procedimento foi realizado primeiro. Linfopenia e colecistite são associadas à falha na desobstrução do ducto biliar.

DESCRITORES:
Doenças Biliares; Procedimentos Cirúrgicos do Sistema Biliar; Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica; Colecistectomia Laparoscópica

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com