Acessibilidade / Reportar erro

RESULTADO PRECOCE DO REPARO DE HÉRNIA VENTRAL POR TÉCNICA ROBÓTICA TOTALMENTE EXTRAPERITONEAL (RETEP): UMA EXPERIÊNCIA EM UM ÚNICO CENTRO

RESUMO

RACIONAL:

A hérnia incisional (HI) é um defeito da parede abdominal decorrente de laparotomia prévia e o reparo cirúrgico é o único tratamento. A HI tem impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes. Nas últimas décadas, a abordagem evoluiu da cirurgia aberta para a laparoscópica e robótica com o objetivo de promover melhor função da parede abdominal após a reconstrução. Hoje, a visão robótica aprimorada totalmente extraperitoneal (reTEP) é uma das técnicas mais avançadas para reconstrução da parede abdominal.

OBJETIVOS:

Analisar os resultados precoces de pacientes portadores de hérnia incisional submetidos à correção com visão robótica aprimorada totalmente extraperitoneal (reTEP).

MÉTODOS:

Estudo de coorte, retrospectivo, em que foram incluídos todos os pacientes submetidos à cirurgia reTEP para hérnia incisional, em 2021 e 2022. Os únicos critérios de exclusão foram pacientes submetidos a outro tipo de herniorrafia. A análise estatística foi realizada utilizando o software Stata.

RESULTADOS:

Dentre os 32 pacientes submetidos ao reTEP, a maioria apresentava hérnia incisional, e o escore EHS-M 3 foi o mais prevalente. O tempo cirúrgico médio foi de 170 minutos e o tempo de console foi de 142 minutos. A maioria dos pacientes permaneceu 2 dias no hospital. Não foram relatadas complicações intraoperatórias.

CONCLUSÕES:

A técnica reTEP é segura e eficaz e teve resultados favoráveis no pós-operatório imediato. Mais estudos com amostras maiores e períodos de acompanhamento mais longos são necessários para confirmar esses achados.

DESCRITORES:
Hérnia; Hérnia Ventral; Hérnia Incisional; Robótica

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com