Acessibilidade / Reportar erro

Minimização de portais com miniportes e afastador flexível de fígado: alternativa ergonômica e estética ao single port em bypass gástrico laparoscópico

RACIONAL:

A via de acesso laparoscópica com os seus benefícios classicamente conhecidos impulsionou a busca de outros componentes, de ordem estética e ergonômica.

OBJETIVO:

Minimizar o número e o diâmetro dos portais tradicionais utilizando miniporte e afastador flexível de fígado.

MÉTODO:

Estudo prospectivo, destinado a pacientes com IMC menor que 45 kg/m2, perfil de gordura periférica, implantação normal do umbigo, com ou sem abdominoplastia. Foram utilizados ótica de 30 graus de 5 mm de diâmetro, quatro portais (um mini portal de 3 mm para a mão esquerda do cirurgião, um de 5 mm para a mão direita alternando com a ótica, um de 12 mm no umbigo para grampeamento, clipagem, entrada e saída de gaze, um portal de 5 mm para o cirurgião auxiliar), com somatória linear de 25 mm de incisão, um afastador flexível de fígado (fio de seda zero enluvado em 7 cm de sonda de nelaton para proteger o parênquima hepático pelo fio, ancorado no pilar diafragmático direito e saindo pelo portal esquerdo do cirurgião) para visibilizar o ângulo esofagogástrico.

RESULTADO:

Nos pacientes selecionados (48 operações), o bypass gástrico foi realizado em tempo assemelhado aos de paciente com IMC elevado com portais de diâmetros maiores (5 ou 6 portais e ótica de 10 mm, com somatória linear de 42 mm de incisão), inclusive realizando sobressutura das linhas de grampo do estômago excluso, do tubo gástrico e fechamento das brechas mesentéricas. O portal de 3 mm não suturado e os dois de 5 mm com sutura subdérmica ficaram quase imperceptíveis na dobra da pele; o de 12 mm foi sepultado dentro do umbigo ou na incisão da abdominoplastia.

CONCLUSÃO:

A minimização de portais é alternativa segura, eficaz, ergonômica, com perfil estético satisfatório, sem necessidade de instrumentais específicos, de nova curva de aprendizado e a movimentos limitados dos instrumentos, como exige o single port.

Derivação gástrica; Engenharia humana; Obesidade


Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com