RESUMO
Racional:
A indústria aeronáutica é uma das disciplinas que mais utiliza sistemas de controle. Sua finalidade é evitar acidentes e retornar voos mais seguros. O voo de um avião, desde a decolagem até a aterrissagem, é processo dividido em etapas com estrito controle. Um procedimento cirúrgico tem as mesmas características. Tentar identificar e desenvolver etapas no processo cirúrgico, utilizando a experiência da indústria aeronáutica, poderá otimizar os resultados e reduzir as complicações cirúrgicas.
Objetivo:
Identificar e desenvolver etapas no processo cirúrgico para que possam ser aplicadas nos serviços de cirurgia.
Métodos:
Foram realizadas pesquisas, revisão e análise bibliográfica sobre o controle e segurança aeronáutica e aplicando-as na prática médica em geral e à cirurgia em particular.
Resultados:
O processo cirúrgico compreende o período perioperatório. É composto de pré-operatório (dividido em duas sub-etapas: admissão hospitalar e controle de estudos pré-operatórios); fase operatória (dividida em três sub-etapas: indução anestésica, operação e recuperação anestésica) e fase pós-operatória (dividida em duas “sub-etapas”: controle durante a hospitalização e controle ambulatorial). Dois pontos de verificação devem ser desenvolvidos. O ponto de checagem nº 1 estaria localizado entre os estágios pré-operatório e operatório, e o ponto de checagem nº 2 entre os estágios operatório e pós-operatório. Fatores cirúrgicos são cirurgiões, instrumental e tecnologia, anestesiologia e ambiente de sala de cirurgia.
Conclusão:
É possível e necessário desenvolver um procedimento cirúrgico sistemático. Sua aplicação no departamento de cirurgia poderia otimizar os resultados e reduzir as complicações e erros relacionados à prática diária.
DESCRITORES:
Procedimento cirúrgic; Período perioperatóri; Aviaçã; Segurança