Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação psicológica para cirurgia bariátrica: práticas atuais

INTRODUÇÃO:

A prevalência da obesidade em nível mundial tem alarmado as instituições de saúde, a população e os profissionais envolvidos no seu tratamento. A cirurgia bariátrica aparece como alternativa efetiva e duradoura para a redução do peso e melhora geral da saúde. Nesse contexto, o psicólogo apresenta-se como parte da equipe multiprofissional, responsável pela avaliação psicológica pré-operatória do candidato a procedimento bariátrico.

OBJETIVO:

Verificar como são realizadas as avaliações psicológicas dos pacientes bariátricos, incluindo a identificação dos recursos utilizados, fatores avaliados, duração do processo, protocolos existentes, bem como verificar a importância dessa prática.

MÉTODO:

Revisão da literatura nacional e internacional, nos bancos de dados do PubMed e Scielo, com os descritores "psychological assessment", "obesity", "surgery".

CONCLUSÕES:

Há consenso sobre os principais fatores psicológicos a serem investigados durante a avaliação pré-operatória, e sobre a maior parte das contraindicações para o procedimento cirúrgico. A importância da avaliação psicológica está bem estabelecida no campo da cirurgia bariátrica. Contudo, esta área necessita de protocolo-padrão para nortear a conduta dos profissionais de saúde mental que trabalham com o paciente bariátrico.

Cirurgia bariátrica; Obesidade; Psicologia; Avaliação


Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com