Acessibilidade / Reportar erro

ENDOMETRIOSE INTESTINAL: RESULTADOS DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA MULTIDISCIPILINAR ESPECIALIZADO

RESUMO

RACIONAL:

A endometriose profunda infiltrativa (EP) pode afetar órgãos abdominais e pélvicos, tais como o intestino e a bexiga, necessitando de tratamento para aliviar os sintomas.

OBJETIVOS:

Estudar e investigar resultados clínicos e cirúrgicos em pacientes com diagnóstico de EP envolvendo o intestino, visando analisar a eficácia dos tratamentos cirúrgicos.

MÉTODOS:

Foram incluídos todos os casos atendidos de janeiro de 2021 a julho de 2023, com foco em pacientes com 18 anos ou mais com a doença acometendo o intestino. Foram excluídos pacientes sem comprometimento intestinal e aqueles com menos de seis meses de acompanhamento pós-operatório. O envolvimento intestinal foi definido como invasão direta da parede intestinal ou necessidade de lise de aderências para ressecção completa. Os desfechos primários foram lise de aderências, raspagem retal e excisão discóide (grupo não colectomia), e ressecção segmentar (grupo colectomia), juntamente com complicações cirúrgicas como fístulas, monitoradas por até 30 dias.

RESULTADOS:

Das 169 pacientes com EP tratadas cirurgicamente, 76 preencheram os critérios de inclusão. Não foi indicado colectomia em 50 (65,7%) pacientes, enquanto 26 (34,2%) foram submetidos à retossigmoidectomia (RTS). A diarreia durante a menstruação foi o sintoma mais prevalente no grupo RTS (19,2% vs. 6,0%, p<0,001). Os resultados cirúrgicos indicaram tempos operatórios e internações hospitalares mais longos para o grupo de ressecção segmentar, respectivamente, 186,5 vs. 104 min (p<0,001) e 4 vs. 2 dias, (p<0,001). As complicações graves (Clavien-Dindo ≥3) tiveram prevalência global de 6 (7,9%) casos, sem diferença entre os grupos. Não houve mortalidade relatada. Lesões mais graves e sintomas específicos como disquezia e sangramento retal foram associados a maior probabilidade de indicação de RTS. A regressão bayesiana destacou a diarreia próxima à menstruação como um forte preditor de ressecção segmentar.

CONCLUSÕES:

Em pacientes com endometriose envolvendo os intestinos, sintomas como disquezia, sangramento retal e diarreia relacionada ao período menstrual predizem a indicação de RTS. No entanto, as taxas de complicações graves não diferiram significativamente entre o grupo de ressecção segmentar e o grupo sem colectomia.

DESCRITORES:
Endometriose; Intestinos; Dor abdominal; Colo sigmoide; Reto

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com