Acessibilidade / Reportar erro

Comparação da perda de peso, consumo alimentar e frequência de vômitos entre pacientes do bypass gástrico em Y-de-Roux com e sem colocação de anel de contenção

RACIONAL:

Após bypass gástrico em Y-de-Roux e a fim de evitar o rápido esvaziamento gástrico, amenizar a síndrome de dumping e evitar o reganho de peso devido à possível dilatação da anastomose gastrojejunal, foi idealizada a colocação de um anel ao redor do reservatório gástrico.

OBJETIVO:

Comparar a perda de peso, o consumo de macronutrientes e a frequência de vômitos entre pacientes que realizaram o bypass gástrico em Y-de-Roux com e sem a colocação do anel de contenção.

MÉTODOS:

Estudo retrospectivo na análise de prontuários para a coleta dos dados de dois grupos de pacientes: os que realizaram o bypass gástrico em Y-de-Roux com a colocação do anel de contenção ao redor da bolsa gástrica (grupo com anel) e sem a colocação do anel (grupo sem anel). Os dados de consumo alimentar foram analisados através de três recordatórios de 24 horas coletados aleatoriamente nos atendimentos nutricionais do pós-operatório. Os dados quanto à porcentagem de perda do excesso de peso e ocorrência de vômitos foram coletados utilizando o peso e o relato mais recente em relação ao período da coleta.

RESULTADOS:

Analisaram-se prontuários de 60 pacientes: 30 do grupo com anel e 30 do grupo sem anel. A média do tempo de operado do grupo com anel foi de 88±17,5 meses, e do grupo sem anel 51±15,3 meses. A porcentagem de perda do excesso de peso não diferiu entre os grupos. O consumo de proteína (g), proteína/kg de peso, %proteína e fibras (g) foi estatisticamente superior no grupo sem anel. O consumo de lipídios (g) foi estatisticamente superior no grupo com anel. A porcentagem de pacientes que nunca relataram a ocorrência foi estatisticamente superior no grupo sem anel (80%vs46%). A porcentagem que frequentemente relataram a ocorrência foi superior no grupo com anel (25%vs0%) (p˂ 0.01).

CONCLUSÃO:

A colocação do anel de contenção parece não apresentar vantagens na perda de peso, podendo favorecer menor consumo de proteínas e fibras e maior ocorrência de vômitos, fatores de total influência para a saúde do paciente bariátrico.

Anel; Vômitos; Bypass gástrico em Y-de-Roux


Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com