Acessibilidade / Reportar erro

PANCREATITE NECROSANTE: DESCRIÇÃO DA TÉCNICA DE DEBRIDAMENTO VIDEOENDOSCÓPICO RETROPERITONEAL (VARD) ASSISTIDA COM STENT METÁLICO RECOBERTO

RESUMO

Racional:

A pancreatite aguda é a terceira doença gastrointestinal mais comum que requer hospitalização nos Estados Unidos, com custos anuais superiores a $ 2 bilhões. A pancreatite necrosante grave é uma complicação potencialmente fatal, desenvolvida em aproximadamente 20% dos pacientes. A taxa de mortalidade varia de 15% em pacientes com necrose estéril para 30% no caso de uma infecção infectada com falência multiorgânica. As técnicas de tratamento menos invasivas são cada vez mais utilizadas. Elas podem ser realizadas em uma abordagem chamada “step-up”.

Objetivo:

Apresentar a técnica de desbridamento retroperitoneal assistido com videografia (técnica VARD) com stent metálico coberto em pancreatite necrosante.

Método:

Um fio guia é inserido através do cateter anterior que foi removido no próximo passo. Depois, o trajeto é dilatado sobre o fio guia. Em seguida, um stent metálico parcialmente coberto é implantado. Uma câmera laparoscópica de 30º é inserida e a necrose removida com fórceps através do stent expandido sob visão direta. Finalmente, o stent é removido e um novo cateter deixado no lugar.

Resultado:

Esta técnica foi utilizada em um homem de 31 anos com dor aguda na parte superior do abdome e diagnosticado como pancreatite biliar aguda com necrose infectada. Ele foi tratado com drenos percutâneos nas semanas 3, 6 e 8. Devido à recuperação parcial, realizou-se um VARD lateral esquerdo (incompleto por tecido fixo e aderente) na 8ª semana. À medida que a resposta inflamatória do paciente foi reativada, uma segunda tentativa VARD foi realizada em três semanas mais tarde. Posteriormente, o paciente apresentou resolução clínica e de imagem completa.

Conclusão:

A necrosectomia retroperitoneal assistida em vídeo com stent metálico parcialmente coberto é uma técnica viável para pancreatite necrosante.

DESCRITORES:
Pancreatite; Pancreatite necrosante; Desbridamento retroperitoneal videoassistido; Pancreatite aguda grave; Drenagem percutânea; Abordagem gradativa; Necrosectomia.

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com