Acessibilidade / Reportar erro

UM NOVO TRATAMENTO CIRÚRGICO PARA HEMORROIDAS MISTAS GRAUS III E IV: HEMORROIDECTOMIA SELETIVA MODIFICADA COMBINADA COM RETENÇÃO EPITELIAL ANAL COMPLETA

RESUMO

Racional:

Veias varicosas aparecem acima e abaixo da linha dentada nas hemorroidas mistas, afetando seriamente a função anal e a qualidade de vida.

Objetivo:

Propor melhoria na terapia de seleção de tecido de reparo do coxim anal combinado com retenção completa epitelial do canal anal em comparação com a operação de Milligan-Morgan.

Métodos:

Estudo prospectivo randomizado controlado foi desenhado envolvendo 200 pacientes com hemorroidas graus III e IV. Eles foram divididos em grupos de controle e observação. O controle recebeu operação de Milligan-Morgan, e o de observação procedimento de seleção de tecido modificado combinado com operação completa de preservação do canal anal. Todos os pacientes foram acompanhados por seis meses para avaliar as diferenças de tratamento.

Resultados:

No final, o grupo controle incluiu 82 e o de observação 87. O tempo médio de operação do grupo controle foi significativamente menor do que o de observação, enquanto o volume de sangramento foi significativamente menor no grupo controle. O escore VAS do grupo controle foi 3 (1, 4) e no de observação 4 (2, 5). Não houve diferença significativa na incidência de retenção urinária, sangramento e edema da margem da ferida no pós-operatório de um mês. A incidência de estenose anal digital no grupo observação foi significativamente menor do que no controle; o mesmo ocorreu com as margens anais residuais. O diâmetro do canal anal pós-operatório foi significativamente maior nele do que o grupo controle. A pontuação de incontinência anal de Wexner mostrou que nenhuma incontinência ocorreu em ambos os grupos, e a pontuação do grupo de controle foi significativamente maior do que no de observação. Nos últimos seis meses de acompanhamento, o grupo observação não teve nenhuma recaída e quatro casos foram encontrados entre os controles. A satisfação com o tratamento do grupo observação foi maior.

Conclusões:

Nas hemorroidas graus III e IV, o tratamento de seleção de tecido modificado combinado com a preservação completa do canal anal teve melhor prognóstico e satisfação do que com o procedimento de Milligan-Morgan, e é um novo método cirúrgico para pacientes com hemorroidas mistas avançadas.

DESCRITORES:
Hemorroidas mistas graves; Almofadas anais; Epitélio do canal anal; Retenção completa do canal anal; Ligadura da artéria hemorroida; Milligan-Morgan; TST

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com