Open-access O ARQUIVOS BRASILEIROS DE CIRURGIA DIGESTIVA - ABCD COMPLETA 35 ANOS E INICIA UM NOVO CICLO

O ABCD - ARQUIVOS Brasileiros de Cirurgia Digestiva - em 2021 - completa 35 anos de publicações ininterruptas. Foi idealizado pelo Professor Henrique Valter Pinotti, seu fundador e primeiro editor, em 1986 1, e teve seu primeiro número publicado ainda no início daquele ano (Figura 1). Ao longo de seus anos, o ABCD - como bem descrito nas palavras do Professor Osvaldo Malafaia 4, seu editor durante 20 anos (2001-2021) - seguiu uma “TRAJETÓRIA VITORIOSA!”.

Figura 1 -
Artigos que formavam o número 1, volume 1, Janeiro/Fevereiro/ Março, 1986.

O ABCD publicou trabalhos científicos produzidos por autores e pesquisadores brasileiros e do exterior, contribuindo para disseminar os avanços da cirurgia digestiva, gastroenterologia, endoscopia digestiva e nutrição. Durante os 35 anos, foram publicados aproximadamente 1650 trabalhos científicos 5.

Nos últimos anos o ABCD recebeu submissões de trabalhos nacionais e de trabalhos científicos de autores de vários outros países, como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, México, Chile, Argentina, Peru, Cuba, Índia, Arábia Saudita, Turquia, China, Iran e outros, evidenciando o seu ganho em prestígio e reputação internacional 5.

Foram anos de enormes esforços e contínua dedicação de seus editores, editores associados e membros do Conselho Editorial, analisando trabalhos científicos, orientando seus autores para que fossem publicados e divulgados o melhor da cirurgia digestiva do país e do mundo.

O Professor Henrique Valter Pinotti, com a sua percepção futurística de educador, pesquisador e excelente cirurgião, foi também o idealizador do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), fundado em 1988. O CBCD, desde então, com a missão de congregar cirurgiões do aparelho digestivo, por meio dos seus Presidentes e das Diretorias, tem se dedicado ao aprimoramento científico de seus membros, na defesa do exercício profissional e condições de trabalho, no sentido de oferecer segurança e qualidade ao profissional no desempenho de sua função 8.

No início da década de 1990, o Professor Henrique Valter Pinotti, integrou a Revista ABCD ao CBCD, objetivando, também atingir cirurgiões jovens e residentes de Cirurgia do Aparelho Digestivo, contribuindo assim na sua formação, para bem tratar os doentes mais graves e complexos, bem como executar com sucesso intervenções de grande porte cirúrgico. Além disso, divulgar as pesquisas oriundas dos Cursos de Pós-Graduação 5,6,7.

O seus editores, em ordem cronológica, foram:

  • 1986 a 1990 - Conselho Editorial - Professores Angelita Habr-Gama, Bruno Zilberstein, Ivan Cecconello, Joaquim Gama-Rodrigues e Marcel Cerqueira Cesar Machado.

  • 1991 a 2000 - Professor Bruno Zilberstein

  • 2001 a 2021 - Professor Osvaldo Malafaia

Em 2021, um novo Corpo Editorial tem por desafio manter a qualidade e ampliar o prestígio da Revista. O novo Corpo Editorial está sendo reformulado e irão integrar cirurgiões especialistas nacionais e do exterior, de áreas específicas, tais como Cirurgia Digestiva (doenças benignas e oncológicas), Cirurgia da Obesidade e Metabólica, Cirurgia do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas, Videocirurgia e Robótica, Coloproctologia, Transplante de Órgãos, Nutrição e Cuidados Perioperatórios

O Professor Osvaldo Malafaia, sem dúvida, foi o editor quem contribuiu para a Revista atingisse o patamar atual de visibilidade, indexando-a ao Scielo - Scientific Electronic Library Online (desde 2007), ao Medline/PubMed (desde 2012), ao PubMed Central (desde 2014) e as demais bases de indexação mundial (Scopus/Scimago, Web of Science - Emerging Sources Citation Index (ESCI), Google Scholar, LILACS e DOAJ) 3,4,5,6.

Dessa forma, a atual Diretoria do CBCD reconheceu e designou o Professor Osvaldo Malafaia como EDITOR EMÉRITO da Revista Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva - ABCD.

Todos os Presidentes e suas respectivas Diretorias do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, direta e indiretamente contribuíram, e acreditaram nos investimentos necessários, para o sucesso da Revista. A seguir, os presidentes do CBCD (1988 - 2021):

  • Professor Henrique Walter Pinotti, fundador e primeiro presidente - 1988/1990 - (Universidade de São Paulo - USP - São Paulo - SP);

  • Professor Luiz Sérgio Leonardi - 1991/1992 - (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Campinas - SP)

  • Professor Edmundo Machado Ferraz - 1993/1994 - (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife - PE)

  • Professor Luiz Rohde - 1995/1996 - (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS - Porto Alegre - RS);

  • Professor Alcino Lazaro Silva - 1997/1998 - (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte - MG);.

  • Professor Osvaldo Malafaia - 1999/2000 - (Universidade Federal do Paraná - UFPR - Curitiba - PR);

  • Professor Joaquim José Gama-Rodrigues - 2001/2002 - (Universidade de São Paulo - USP - São Paulo - SP);

  • Professor Paulo Roberto Rocha Savassi - 2003/2004 - (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte - MG)

  • Professor Julio Cesar Uilli Coelho - 2005/2006 - (Universidade Federal do Paraná - UFPR - Curitiba - PR)

  • Professor Angelita Habr-Gama - 2007/2008 - (Universidade de São Paulo - USP - São Paulo - SP)

  • Professor Nelson Adami Andreollo - 2009/2010 - (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Campinas - SP)

  • Professor Cleber Dario Pinto Kruel - 2011/2012 - (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS - Porto Alegre - RS)

  • Professor Ivan Cecconello - 2013/2014 - (Universidade de São Paulo - USP - São Paulo - SP)

  • Professor Bruno Zilberstein - 2015/2016 - (Universidade de São Paulo - USP - São Paulo - SP)

  • Professor Nicolau Gregori Czeczko - 2017/2018 - (Universidade Federal do Paraná - UFPR - Curitiba - PR)

  • Professor Delta Madureira Filho - 2019/2020 - (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ)

  • Professor Luiz Augusto Carneiro D´Albuquerque - 2021/2022 - (Universidade de São Paulo - USP - São Paulo - SP)

  • Professor Antonio Carlos Ligocki Campos - 2023-2024 (eleito) - (Universidade Federal do Paraná - UFPR - Curitiba - PR)

Os editores atuais do ABCD irão manter as orientações dos editores anteriores, que é de divulgar a cirurgia digestiva, além manter e ampliar o universo de conquistas reunidas pelo Professor Osvaldo Malafaia.

O ABCD irá continuar divulgando os progressos na etiopatogenia e diagnóstico das doenças, as pesquisas experimentais relacionadas ao aparelho digestivo, os cuidados perioperatórios, cirurgia tradicional, as novas técnicas cirúrgicas, a cirurgia experimental, as revisões sistemáticas e meta-análises, a videocirurgia, a cirurgia bariátrica e metabólica, a cirurgia oncológica no aparelho digestivo, nutrição em cirurgia, a cirurgia endoscópica e mais recentemente a cirurgia robótica.

Durante os últimos 35 anos, a Revista circulou na forma impressa entre os cirurgiões e membros do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. A partir de 2007, passou a ser divulgada totalmente bilingue e também online, de acesso livre para obtenção de todos os artigos publicados e sem custo, via Scielo, Medline/PubMed e PubMed Central, em todas as edições. Com o acesso atual facilitado às bases indexadoras no mundo todo e o amplo acesso a tablets, celulares, notebooks e microcomputadores, a partir de 2022, a Revista passará a ser divulgado somente online, nas bases indexadoras. Ademais, com o intuito de expandir a internacionalização da revista, todas as publicações serão no idioma inglês.

Considerando o crescente interesse do público não-especialista nas temáticas científicas e a necessidade de contribuição social, o atual corpo editorial da revista ABCD se propõe a se aproximar do público geral, sem perder, no entanto, a atenção ao seu público especialista. Dia após dia crescem as tecnologias de comunicação em rede, as quais podem ser uma eficiente ferramenta para promover a circulação de informações.

Assim, a partir de 2022 o ABCD se propõe a se inserir nas chamadas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Wikipedia e blogs. As redes sociais são plataformas populares, que abrem a possibilidade de ampliar a distribuição de notícias, não apenas de interesse do médico especialista, mas de interesse do público leigo 2. Dessa forma, o ABCD objetiva contribuir para o ensino e disseminação das pesquisas e da medicina baseada em evidências.

Novos revisores nacionais e internacionais participarão do processo de peer-review de cada artigo submetido à revista. O corpo de revisores cobrirá todas as áreas do conhecimento em aparelho digestivo, nas suas diversas sub-especialidades, para que cada manuscrito seja bem avaliado e que as revisões contribuam de forma notória para o aprimoramento do artigo, antes de sua publicação. Nesse cenário, a participação dos revisores internacionais será crucial para o amplo intercâmbio de conhecimentos científicos.

Buscando facilitar o processo de submissão e a expansão do ABCD, o endereço eletrônico da revista será reformulado para 2022. O novo site trará recursos para favorecer a submissão de novos manuscritos pelos autores e para que o acesso ao conteúdo da revista seja amplamente disseminado.

Desse modo, a pretensão dos atuais editores é de consolidar as conquistas obtidas ao longo dos 35 anos de ABCD e de ampliar a disseminação da ciência internacionalmente e nos mais diversos públicos, especialistas e não-especialistas. Assim, o ABCD irá estender sua importância social e contribuir para o avanço e propagação da pesquisa na cirurgia do aparelho digestivo, no Brasil e no mundo, e consequentemente, ganhará mais impacto, prestígio e reputação.

REFERÊNCIAS

  • 1 Andreollo NA, Cecconello I, Kruel CDP, Malafaia O. 25 years of ABCD - surgeon-patient relationship in the past and present. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2011; 24(4): 259-261. doi.org/10.1590/S0102-67202011000400002.
    » https://doi.org/10.1590/S0102-67202011000400002
  • 2 Araujo RF. Scientific digital marketing and altmetrics for academic journals: from visibility to engagement. Perspect Ciênc Inf. 2015;20(3):67-84. doi.org/10.1590/1981-5344/2402
    » https://doi.org/10.1590/1981-5344/2402
  • 3 Andreollo NA, Malafaia O. Silver jubilee of the ABCD. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2011;24(4):257-58. doi.org/10.1590/S0102-67202011000400001.
    » https://doi.org/10.1590/S0102-67202011000400001
  • 4 Kruel C, Malafaia O. ABCD included in Medline/Pubmed. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2012(1):1-1. doi: 10.1590/s0102-67202012000100001.
    » https://doi.org/10.1590/s0102-67202012000100001.
  • 5 Malafaia O. The ABCD from 1986 to 2021: Victorious trajectory! ABCD Arq Bras Cir Dig. 2021;34(2):e1609. doi: https://doi.org/ 10.1590/0102-672020210002e1609
    » https://doi.org/10.1590/0102-672020210002e1609
  • 6 Malafaia O, Zilberstein B, Pinheiro MCP, Cunha LC, Savassi-Rocha PC. The Journal ABCD going to the SciELO. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2003;16(3):103-104.
  • 7 Zilberstein B, Gama-Rodrigues JJ, Malafaia O. New Trends. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2001;14(1):1-1.
  • 8 Zilberstein B. CBCD: 25 years later! Arq Bras Cir Dig. 2015;28(1):1. doi: 10.1590/S0102-67202015000100001.
    » https://doi.org/10.1590/S0102-67202015000100001.
  • 1
    Como citar esse artigo: Andreollo NA, Tustumi F, Aguilar- Nascimento JE. O Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva - ABCD completa 35 anos e inicia um novo ciclo. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2021;34(4):e1623. https://doi.org/10.1590/0102-672020210002e1623
  • Fonte de financiamento: nenhum.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Jan 2022
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    02 Nov 2021
  • Aceito
    25 Nov 2021
location_on
Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro