Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DO ESCORE DE AIR PARA APENDICITE AGUDA

Racional:

A apendicite aguda é a causa mais frequente de abdome agudo. Aproximadamente 7% da população será acometida por ela durante a vida. O desenvolvimento do escore Appendicitis Inflammatory Response (AIR) contribui para o diagnóstico através de critérios clínicos de fácil aplicabilidade e dois exames laboratoriais simples.

Objetivo:

Avaliar os critérios de AIR como ferramenta para o diagnóstico e predição da gravidade dos casos de apendicite aguda.

Método:

Foram avaliados todos os pacientes submetidos à apendicectomia. Do total de 273 pacientes 126 foram excluídos devido ao não cumprimento dos critérios de inclusão. Todos foram submetidos ao escore.

Resultados:

Quanto ao escore de AIR todos os pacientes do estudo se alocaram nos subgrupos de moderada (65,3%) e alta probabilidade (34,7%) para apendicite aguda. O valor da proteína C reativa e a porcentagem de segmentados no leucograma apresentaram relação direta com a fase da apendicite aguda.

Conclusão:

A dosagem sérica da proteína C reativa e avaliação do percentual de segmentados no leucograma mostraram ser importantes para o diagnóstico e a estratificação da fase evolutiva da doença.

Apendicite aguda; Escore AIR; Proteína C reativa


Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com