Racional:
O uso de plantas da família Euphorbiaceae, principalmente a Euphorbia tirucalli (avelós), tem sido popularmente difundido para o tratamento de uma variedade de doenças de natureza infecciosa, tumoral e inflamatória.
Objetivo:
Avaliar o efeito do tratamento tópico com a solução aquosa do látex do avelós na sobrevida e nas aderências intestinas de ratos com peritonite experimental.
Métodos:
Foi induzido peritonite em 24 ratos Wistar e randomizados em quatro grupos de seis, assim distribuídos: 1) Controle - (n=6), nenhum tratamento; 2) Antibiótico - (n=6), tratamento com dose única intramuscular de antibiótico Unasyn (Pfizer - São Paulo); 3) Salina - (n=6), lavagem da cavidade abdominal com solução fisiológica 0,9%; 4) E.Tirucalli - (n=6), lavagem da cavidade abdominal com E. tirucalli na concentração de 12 mg/ml. Os animais que morreram foram submetidos à necropsia e o horário do óbito anotado. Os sobreviventes foram submetidos à eutanásia no 11odia de pós-operatório e, posteriormente, realizou-se a necropsia para avaliação da formação de aderências.
Resultados:
Os grupos controle e antibiótico obtiveram diferença significativa (p<0,01) com relação às horas de vida entre os grupos salina e E. tirucalli. Não houve diferença significativa (p>0,05) na sobrevida dos animais dos grupos salina e E. tirucalli, no entanto, houve um óbito no grupo salina. A necropsia dos animais dos grupos salina e E. tirucalli mostrou aderências firmes e resistentes à manipulação entre alças intestinais e parede abdominal. Os demais grupos não tiveram formação de aderências.
Conclusão:
O tratamento tópico com o látex da E. tirucalli estimulou maior formação de aderências intestinais e evitou o óbito de todos animais com peritonite até o período avaliado.
Peritonite; Euphorbia tirucalli; Sobrevida