Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO COMPARATIVO EM PACIENTES CIRRÓTICOS PORTADORES E NÃO PORTADORES DE CARCINOMA HEPATOCELULAR SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE HEPÁTICO: ANÁLISE DO MELD, DO TEMPO EM LISTA DE ESPERA E DA SOBREVIDA

Racional

: O tratamento habitual do carcinoma hepatocelular é o transplante hepático.

Objetivo

: Analisar o MELD, o tempo em lista de espera e a sobrevida em três meses e em um ano de pacientes submetidos ao transplante hepático cadavérico e divididos em dois grupos: portadores e não portadores de carcinoma hepatocelular.

Método

: Estudo analítico, observacional e retrospectivo de 93 pacientes transplantados.

Resultados

: Os grupos foram similares em relação ao sexo e à idade. Os 28 pacientes com a neoplasia apresentaram maior frequência de vírus da hepatite C (57,1%) e da hepatite B (28,5%) em relação aos 65 não portadores, que foi de 27,7% e 4,6% respectivamente. O MELD fisiológico e corrigido dos portadores de carcinoma hepatocelular foi de 11,9 e 22,3 pontos, enquanto que o dos pacientes sem foi de 19,4 pontos, maior do que o MELD fisiológico e menor do que o MELD corrigido dos portadores. O tempo em lista de espera dos com a neoplasia foi de 96,2 dias, menor do que a dos sem a ela que foi de 165,6 dias. A sobrevida em três meses e em um ano dos pacientes acometidos pela neoplasia foi de 85,7% e 78,6%, igual à sobrevida dos não acometidos que foi de 77% e 75,4%.

Conclusão

: Os portadores de carcinoma hepatocelular apresentaram menor MELD fisiológico, menor tempo em lista e maior MELD corrigido em relação aos não portadores. A sobrevida em três meses e em um ano foi igual entre os grupos.

Carcinoma hepatocelular; Transplante hepático; Cirrose hepática; Análise de sobrevida


Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com