Acessibilidade / Reportar erro

A avaliação da eficácia da bota de Unna artesanal no tratamento de pacientes portadores de úlceras venosas

FUNDAMENTOS:

As úlceras de membros inferiores constituem um sério problema médico e socioeconómico mundial. Um tipo de ferida crónica dos membros inferiores é a úlcera venosa. Dentre os métodos terapêuticos encontra-se o curativo bota de Unna artesanal.

OBJETIVOS:

Avaliar a eficácia do uso da bota de Unna artesanal no tratamento de úlceras venosas e acompanhar o desenvolvimento da cicatrização das feridas.

MÉTODOS:

Estudo do tipo longitudinal e prospectivo, de caráter exploratório e quantitativo, realizado no ambulatório de feridas do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Alexandre na cidade de Pouso Alegre - MG, no ano de 2008. A amostra foi composta de 32 pacientes portadores de úlceras venosas que realizavam o tratamento com bota de Unna e de 11, grupo controle, que utilizaram curativo simples. As lesões dos pacientes foram acompanhadas por um período de três meses.

RESULTADOS:

A idade média das pessoas foi de 61,88 anos, predominando o sexo feminino (65,1%). Observando-se as diferenças nos tempos de cicatrização das feridas, em relação aos três momentos de avaliação, evidenciou-se que após a avaliação inicial houve diminuição da área da ferida, semelhante tanto para o grupo 1 como para o grupo 2 (p>0,05).

CONCLUSÃO:

A utilização da Bota de Unna artesanal contribui para aceleração no processo cicatricial, porém quando comparada com o curativo simples apresentou semelhante eficiência que este, quando analisada por um período de três meses.

Bandagens compressivas; Cicatrização; Curativos oclusivos


Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br