Acessibilidade / Reportar erro

Doação

INFORMES

Doação

Tese

Dr. Ivan Jorge Freire de Semenovitch.

Tese de Doutorado defendida em 2008.

Avaliação da microcirculação dos carcinomas basocelulares pela técnica de imagem espectral obtida através da polarização ortogonal. Tese de Doutorado defendida em 2008. Área de concentração: Ciências. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Autor: Dr. Ivan Jorge Freire de Semenovitch

Orientadores: Profª. Drª. Eliete Bouskela e Prof. Dr. Omar Lupi

Resumo - A microcirculação cutânea tem sido uma área de bastante interesse nas últimas décadas, mas seu desenvolvimento tem sido reduzido pela dificuldade em desenvolver um modelo in vivo para a sua avaliação. Outra dificuldade é exercer esta avaliação em tempo real, acessando assim o próprio mecanismo etiopatogênico envolvido em diversas doenças cutâneas. O padrão-ouro no estudo da microcirculação in vivo tem sido, há anos, a microscopia intravital. Esta técnica permite uma avaliação acurada da morfologia capilar e vascular, bem como o acesso a dados da fisiologia vascular tais como a velocidade do fluxo sanguíneo, a densidade funcional capilar e a dinâmica da adesão dos leucócitos à parede vascular. A técnica de imagem espectral obtida através da polarização ortogonal(OPS- Orthogonal Polarization Spectral Imaging), recém desenvolvida, permite a avaliação in vivo da microcirculação de forma transcutânea. A observação se dá em tempo real e sem a necessidade de qualquer tipo de método invasivo por parte do examinador. Os carcinomas basocelulares são as neoplasias cutâneas mais comuns que existem. A técnica de OPS permitiu a avaliação transcutânea in vivo e demonstrou alterações estatisticamente significativas na microcirculação desses tumores.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Out 2009
  • Data do Fascículo
    Ago 2009
Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br