Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação dos níveis séricos de D-dímeros entre doentes com urticária crônica, psoríase e urticária vasculite

FUNDAMENTOS:

Tem sido demonstrado que os neutrófilos, eosinófilos e monócitos, sob estímulo apropriado, podem expressar fator tecidual e, portanto, ativar a via extrínseca da coagulação. Realizamos um estudo transversal e caso-controle de pacientes com urticária crônica e pacientes com psoríase em nosso ambulatório para avaliar a produção de dímero-D.

OBJETIVO:

Avaliar níveis de dímero-D em pacientes com urticária crônica e sua possível correlação com a atividade da doença.

PACIENTES E MÉTODOS:

O estudo foi conduzido de outubro de 2010 até março de 2011. Nós selecionamos 37 pacientes consecutivos da Unidade de Alergia e Unidade de Psoríase, divididos em três grupos para análise estatística: (i) 12 pacientes com urticária crônica ativa; (ii) 10 pacientes com urticária crônica em remissão e (iii) 15 pacientes com psoríase (uma doença com a pele infiltrado inflamatório constituído por neutrófilos, linfócitos e monócitos). Outros cinco pacientes com vasculite urticariforme foram alocados em nosso estudo, mas não incluídos na análise estatística. Os níveis séricos de D-dímero foram medidos por Enzyme Linked Fluorescent Assay (ELFA), e os resultados foram medidos em ng / ml FEU.

RESULTADOS:

Os pacientes com urticária crônica ativa tinham níveis séricos mais altos de dímero-D (p <0,01), quando comparados aos pacientes com urticária crônica em remissão e ao grupo controle (pacientes com psoríase).

CONCLUSÕES:

Os pacientes com urticária crônica ativa têm níveis séricos mais elevados de dímero-D, quando comparados aos pacientes com urticária crônica em remissão e aos pacientes com psoríase. Encontramos níveis elevados de dímero-D entre os pacientes com vasculite urticariforme.

Angioedema; Psoríase; Urticária; Vasculite; Vasculite leucocitoclástica cutânea


Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br