FUNDAMENTOS:
Na observação pessoal de dermatologistas, nutricionistas e dos próprios pacientes, um novo problema emerge nas academias de ginástica: desenvolvimento e exacerbação da acne em usuários de Whey Protein, proteínas derivadas do leite de vaca. Extratos de Whey Protein contêm fatores de crescimento que podem estar relacionados com a acne. Sua pureza e composição não são completamente conhecidas e não há investigações científicas sobre seu potencial causador de acne.
OBJETIVO:
Avaliar a relação entre o uso de suplementos protéico-calóricos e o aparecimento ou agravamento da acne vulgar em adultos jovens em João Pessoa - PB.
MÉTODOS:
Estudo observacional descritivo conduzido em academias de ginástica e em consultório de dermatologia. Cada participante foi examinado para acne em três ocasiões e acompanhado por 60 dias.
RESULTADOS:
Foram examinados 30 pacientes. Aparecimento ou exacerbação de lesões acneiformes foram observados (p<0,0005), sendo o efeito mais proeminente no sexo feminino e em indivíduos sem acne atual e sem história familiar de acne.
CONCLUSÃO:
Este estudo demonstrou o aparecimento de lesões acneiformes com o uso progressivo de suplementos proteico calóricos, ao longo de dois meses. Sugere-se que o uso deste tipo de suplemento seja desestimulado.
Acne vulgar; Incidência; Suplementos dietéticos