Objetivo: O objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência de doença celíaca (DC) em adultos com doenças autoimunes de tireoide (DAT) que foram atendidos em um serviço de endocrinologia de um hospital universitário do sul do Brasil.
Sujeitos e métodos: Entre os anos de 2007 a 2011, 254 pacientes com DAT foram consecutivamente incluídos, sendo 143 (56,3%) desses diagnosticados com doença de Graves e 111 (43,7%) com doença de Hashimoto. Todos os pacientes responderam a um questionário relatando sintomas que poderiam ser associados com DC, e amostras de soro para a pesquisa de anticorpo antiendomisial (EmA-IgA) foram coletadas. Os pacientes com sorologia positiva foram encaminhados para endoscopia gastrointestinal com biópsia duodenal.
Resultados: No total, 254 pacientes foram incluídos, sendo 222 (87,4%) mulheres com média de idade 45,4 ± 13,43 anos (18 a 79 anos). EmA-IgA foi positivo em sete (2,7%) pacientes e cinco fizeram endoscopia com biópsia. Desses, três (1,2%) tiveram o diagnóstico de DC confirmada. Todos os três pacientes com DC apresentaram altos títulos de EmA-IgA, eram mulheres e tinham doença de Hashimoto. Assim como outras pacientes com DAT, os pacientes celíacos tinham sintomas gastrointestinais inespecíficos, como queimação e distensão gástrica. Em nosso estudo, um em cada 85 pacientes com DAT tiveram o diagnóstico de DC confirmado.
Conclusão: Em nosso estudo, foi observada prevalência de 1,2% (1:85) de DC confirmada entre os pacientes com DAT, sendo todas mulheres e com doença de Hashimoto. Arq Bras Endocrinol Metab. 2014;58(6):625-9
Doença celíaca; doença de Hashimoto; doença de Graves