Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida em pacientes estrábicos

Objetivo:

Avaliar a interferência do estrabismo na qualidade de vida em indivíduos estrábicos.

Métodos:

Estudo transversal envolvendo 101 indivíduos estrábicos entre 7 e 67 anos. Eles foram entrevistados e responderam um questionário com 20 perguntas aplicadas pelos pesquisadores. As perguntas tinham como objetivo avaliar a interação do indivíduo com o seu meio social, de trabalho, percepção sensorial e limitações na sua vida diária, com cinco tipos de respostas para cada pergunta: nunca, raramente ou muito pouco, algumas vezes, frequentemente e sempre. O questionário foi baseado no AS-20 e contendo 11 questões avaliando aspectos psicossociais e 9 questões avaliando aspectos funcionais. Entre os indivíduos entrevistados, 24,8% haviam sido submetidos a correção cirúrgica do estrabismo.

Resultados:

Observou-se impacto significativo do estrabismo sobre a qualidade de vida dos indivíduos avaliados. Sentir-se incomodado ou inferiorizado em decorrência do estrabismo foram relatados por 74,2% e 58,4% dos entrevistados respectivamente. No quesito de funcionalidade, 12,1% relataram dificuldade para ler, 14% disseram ter dificuldade na percepção de profundidade (estereopsia) e 17,8% associaram dor ou ardor nos olhos ao estrabismo frequentemente ou sempre. Diferença significativa foi detectada com respeito ao escore de qualidade de vida no aspecto psicossocial entre indivíduos que realizaram e não realizaram cirurgia (teste de Wilcoxon = 158, p-valor <0,001). Indivíduos que realizaram cirurgia possuíam melhor qualidade de vida no aspecto psicossocial.

Conclusões:

Nessa avaliação, percebe-se uma interferência negativa muito significativa do estrabismo na qualidade de vida, tanto funcional como psicossocial nos indivíduos pesquisados. Isso demonstra a importância do tratamento do estrabismo, independente da idade, pois ele pode interferir muito na qualidade de vida e bem estar psicossocial e funcional do indivíduo.

Estrabismo/fisiopatologia; comportamento social; Qualidade de vida; Questionários


Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br