Acessibilidade / Reportar erro

Alterações oculares na síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids)

Ocular manifestations in acquired imunne deficiency syndrome (Aids)

RESUMO

Examinamos 60 pacientes com Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids), 54 do sexo masculina e 4 do sexo feminino. O grupo de risco mais freqüente era o de homossexuais ou bissexuais masculinos (70%) e mais de 50% apresentavam queixas quanto à visão, como embaçamento visual, escotomas e diminuição da acuidade. As manifestações ocUlares foram mais freqüentes em indivíduos do Grupo IV (71,6%) da classificação do "Centers for Disease Control".

No exame externo, o achado mais freqüente foi o engurgitamento dos vasos conjuntivais, presente em 21 pacientes (35%), sendo que 13 desses indivíduos pertenciam ao Grupo IV.

Nos pacientes com diminuição acuidade visual, encontramos alterações retínicas como exsudatos algodonosos, hemorragias superficiais, vasculites, retinites por citomegalovfrus e hemorragias vítreo retínicas. A maioria desses pacientes pertencia ao Grupo IV.

Nosso achado mais freqüente foi o engurgitamento venoso retínico, presente em 65% dos olhos examinados. Tal alteração parecenos merecer ser incluída como mais um elemento de suspeição no diagnóstico precoce da Aids.

Palavras chaves:
Linfadenopatia; Linfócitos; Vasculite; Retinite

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br