Acessibilidade / Reportar erro

Trabeculoplastia seletiva a laser nasal versus temporal de 180 graus no glaucoma de ângulo aberto: resultados a curto prazo

RESUMO

Objetivo:

O setor nasal do ângulo da câmara anterior pode apresentar maior densidade de canais coletores, o que pode influenciar no resultado de cirurgias angulares. Considerando as diferenças anatômicas no ângulo da câmara anterior, comparamos os resultados das abordagens de trabeculoplastia seletiva a laser nasal e temporal de 180 graus no glaucoma de ângulo aberto.

Métodos:

Revisão retrospectiva de prontuários de pacientes com glaucoma de ângulo aberto (primária, pseudoexfoliação e pigmentar), que realizaram pelo menos uma sessão de trabeculoplastia seletiva a laser de 180 graus entre dezembro/2016 e outubro/2018. O setor nasal (N1) ou temporal (T1) foi escolhido a critério do médico. Os pacientes que não apresentaram diminuição da pressão intraocular (PIO) entre 3 e 6 meses foram retratados com trabeculoplastia seletiva a laser de 180 graus no setor de ângulo oposto (T2 e N2). O principal resultado medido foi a diminuição da pressão intraocular no 6º mês de acompanhamento após a última trabeculoplastia seletiva a laser. Uma análise de regressão multivariável avaliou os fatores associados à redução da pressão intraocular após o tratamento.

Resultados:

O procedimento foi realizado inicialmente em 45 olhos (N1=25, T1=20 olhos), e repetido no setor ângulo da câmara anterior oposto em 19 olhos (N2 = 11, T2 = 8 olhos). Os testes ANOVA mostraram que apenas a abordagem N1 apresentou diferença significativa na diminuição da pressão intraocular em relação a T1, N2 e T2 (p=0,0014). A pressão intraocular basal (p=0,021) e o setor ângulo da câmara anterior (N1; p=0,044) se correlacionaram com a diminuição da pressão intraocular.

Conclusão:

A trabeculoplastia seletiva a laser de 180 graus realizado inicialmente no setor nasal foi associado a uma diminuição mais significativa da pressão intraocular em comparação com a abordagem temporal. Considerando as diferenças setoriais no ângulo da câmara anterior, mais estudos prospectivos são necessários para confirmar nossos achados e fornecer protocolos para trabeculoplastia seletiva a laser mais eficientes.

Descritores:
Glaucoma de ângulo aberto; Terapia a laser/mé­todos; Pressão intraocular; Trabeculoplastia/métodos

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br