Acessibilidade / Reportar erro

Influência dos chamados "Fatores de supercorreção" sobre o resultado da cirurgia para correção de esotropia de grande ângulo

Influence of the so-called over correcting factors on the surgical results of large angle esotropia

RESUMO

Avaliaram-se os resultados c1rurgicos de 52 pacientes portadores de esotropia maior ou igual a 60 dioptrias prismáticas, operados sobre os 4 músculos retos horizontais num só ato cirúrgico. Correlacionar-se os dados obtidos com a presença dos chamados "fatores de supercorreção" (ambliopia, hipermetropia maior que 4 dioptrias esféricas e déficit neurológico).

Os valores de correção obtidos revelaram que os pacientes sem a presença desses fatores apresentaram, de forma significativa, melhores resultados (61,5%) comparados ao grupo de pacientes portadores destes fatores (27,0%). Surpreendentemente, os maus resultados nestes últimos foram devidos à subcorreção.

Face à variabilidade de resultados e a constatação de grande número de subcorreções; sobretudo nos pacientes portadores de "fatores de supercorreção", acreditamos que a cirurgia ajustável, sempre que possível, deva ser utilizada, na tentativa de minimizar os insucessos cirúrgicos.

Palavras-chaves:
Esotropia; Cirurgia

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br