Acessibilidade / Reportar erro

Dacriocistorrinostomia transcanalicular auxiliada por laser de diodo: o efeito da idade sobre os resultados

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi explorar o efeito da idade sobre o sucesso de dacriocistorrinostomia transcanalicular auxiliada por laser de diodo (TCDCR).

Método:

Setenta olhos de setenta pacientes submetidos dacriocistorrinostomia transcanalicular auxiliada por laser de diodo para o tratamento da obstrução nasolacrimal como cirurgia primária foram incluídos neste estudo retrospectivo, não randomizado. Os pacientes foram divididos em dois grupos segundo a idade. As idades médias foram 21,3 ± 3,3 no grupo 1 e 60,3 ± 7,3 no grupo 2. Os registros do acompanhamento pós-operatório aos três, seis e 12 meses, foram avaliados, observando resultados anatômicos e funcionais. Sucesso funcional foi definido como a ausência de lacrimejamento, conforme informado pelo paciente. Sucesso anatômico foi determinado como a permeabilidade do novo óstio à irrigação.

Resultados:

Nos três meses de acompanhamento, 67% dos casos no grupo 1 apresentou sucesso anatômico, e 52% mostraram sucesso funcional. No grupo 2, as taxas foram de 100% e 92%, respectivamente. Taxas de sucesso funcionais e anatômicas foram as mesmas para ambos os seis e 12 meses de visitas: 46% no grupo 1 e 76% no grupo 2. Os resultados do grupo 2 foram significativamente melhores em todas as três visitas pós-operatorias (p<0,05).

Conclusões:

Este estudo mostra claramente que os pacientes mais idosos apresentam melhores resultados à dacriocistorrinostomia transcanalicular auxiliada por laser de diodo comparados aos mais jovens. A resposta inflamatória diminuída na população mais velha é um possível fator que contribuiu para estes resultados.

Descritores:
Dacriocistorinostomia; Técnicas de diagnóstico oftalmológico; Obstrução dos ductos lacrimais; Ducto nasolacrimal; Silicones; Lasers semicondutores

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br