RESUMO
Objetivo:
O objetivo do presente trabalho é o de mensurar o retardo do neurodesenvolvimento, como parâmetro inicial, para controle da efetividade da intervenção em crianças especiais de O a 3 anos de idade encaminhadas a serviço de visão subnormal.
Métodos:
Foi realizada consulta oftalmológica de rotina incluindo acuidadê visual pelos Cartões de Teller e o registro da média do grau de desenvolvimento neuropsicomotor observado usando-se um protocolo para avaliação do desenvolvimento infantil e avaliação funcional da visão adaptado de Knobloch e col.
Resultados:
Em 6 sujeitos (20%) a medida da acuidade visual foi considerada normal para a idade. A idade do neurodesenvolvimento foi, em média, 19% menor que a idade cronológica. 14 sujeitos (45 %) apresentaram acuidade visual considerada baixa para a idade. A idade do neurodesenvolvimento foi, em média, 55 % menor que a idade cronológica. Em 11 sujeitos (35 %) não foi possível a medida da acuidade visual. Nestes a idade do neurodesenvolvimento foi, em média, 64 % menor que a idade cronológica.
Conclusão:
A facilidade com que os dados são obtidos e os resultados apresentados poderão ser utilizados para uma avaliação mais prolongada e prospectiva, no sentido de avaliar a resposta à intervenção precoce nos diferentes graus de retardo e de visão.
Palavras-chave:
Neurodesenvolvimento; Visão subnormal