RESUMO
Objetivo: Otimizar a dose efetiva de mitomicina C, 5fluorouracil e da combinação de ambos em culturas de células de carcinoma basocelular (CBC).
Métodos: Culturas de células de células de carcinoma basocelular e de fibroblastos foram tratadas com diferentes concentrações de mitomicina C, 5fluorouracil e combinação de ambos. Além disto, foram investigados a viabilidade celular, o ciclo celular, a apoptose e a expressão dos genes TP53, CDKN1A e CDK6. O medicamento mais eficaz, em sua dosagem otimizada, foi administrado em últiplas injeções intralesionais em uma mulher de 65 anos com carcinoma basocelular nódulo-ulcerativo periorbital avançado.
Resultados: A concentração de 0,00312 mg/mL de mitomicina C e a de 0,312 mg/mL de 5fluorouracil foram consideradas as ideias. A viabilidade média das células de carcinoma basocelular tratadas com mitomicina C isoladamente e em combinação foi significativamente menor que nas células de controle (respectivamente, p=0,002 e p=0,04). Todos os grupos de carcinoma basocelular tratados demonstraram interrupção do ciclo celular na fase S. As células de carcinoma basocelular tratadas com mitomicina C mostraram maiores taxas de apoptose (p=0,002) e significativa regulação positiva do gene TP53 (p=0,0001). Além disso, o gene CDKN1A foi positivamente regulado e o gene CDK6 foi negativamente regulado em células de carcinoma basocelular tratadas com 5fluorouracil (respectivamente, p=0,0001 e p=0,01) ou com a combinação de medicamentos (respectivamente, p=0,007 e p=0,001). Injeções posteriores de mitomicina C na paciente em questão levaram à melhora significativa da lesão do carcinoma basocelular.
Conclusão: Nossos resultados in vitro otimizaram as doses efetivas de mitomicina C e 5fluorouracil na cultura de células de carcinoma basocelular e mostraram que a mitomicina C tem mais eficácia na apoptose de células de carcinoma basocelular do que o 5fluorouracil e a combinação de ambos. Injeções intralesionais de doses otimizadas de mitomicina C podem ser propostas para o tratamento não cirúrgico do células de carcinoma basocelular avançado de pálpebra.
Descritores: Carcinoma basocelular; mitomicina C; 5fluorouracil; TP53; CDKN1A; CDK6