Acessibilidade / Reportar erro

Fator tecidual ativador de plasminogênio (rt-PA) em oftalmologia: casos clínicos

Tissue plasminogen activator in ophthalmology: cases report.

RESUMO

Este trabalho apresenta e discute dez casos clínicos em que o rt-PA foi injetado na câmara anterior na dose de 25µg com a finalidade de dissolver as membranas de fibrina e diminuir as complicações fibrinoproliferativas no pós-operatório de facectomias, cirurgias filtrantes e vitrectomias; acelerar a reabsorção de hifemas; e facilitar a retirada de membranas neovasculares sub-retinianas no per-operatório de vitrectomias.

Todos os pacientes apresentavam membrana de fibrina na câmara anterior resistente ao tratamento máximo com antiintlamatórios. Dos dez casos, 7 apresentaram bom resultado clínico (receberam a injeção do 6º ao 20º dia após a cirurgia, realizada nas seguintes situações: vitrectomias, transplantes de córnea à quente, facoemulsificação em uveíte, membranectomia subretiniana macular, trabeculectomia e facectomia em criança) e três não apresentaram dissolução da fibrina (receberam a injeção do 7º ao 30º dia, e nas seguintes indicações: pós sutura de córnea em trauma perfurante, pós facectomia em catarata traumática e por hifema pós vitrectomia.

Os resultados deste estudo confirmaram que o tempo de pós-operatório e as características biomicroscópicas da membrana são importantes no efeito fibrinolítico do rt-PA. A injeção do rt-PA na câmara anterior mostrou-se eficiente e sem efeito colateral.

Palavras-chave:
Fator tecidual ativador de plasminogênio (t-PA); Fibrinólise

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br