Objetivo: O presente estudo teve por objetivo analisar o conhecimento e atitude da população em geral sobre transplante de córneas e, desta forma, tentar identificar as principais deficiências e barreiras para o aumento do número de doações. Métodos: Foi aplicado questionário a 321 pessoas que transitavam pelo Hospital São Paulo, centro de referência da cidade de São Paulo. Resultados: Do total de pessoas questionadas, 79,4% diziam-se doadoras de córneas e 20,6%, não. O principal motivo encontrado da não-doação foi o medo referente à venda de órgão e incerteza de receber o tratamento adequado à medida que se considera um doador em potencial. Foi encontrada uma diferença estatisticamente significante entre o conhecimento sobre transplante de córnea e o fato de dizer-se doador. Conclusão: Concluímos que melhoria na informação da população em geral é fator decisivo para aumentar a demanda de doadores.
Transplante de córnea; Banco de olhos; Doadores de tecidos; Obtenção de órgãos; Papel do médico; Consentimento esclarecido; Educação em saúde; Conhecimento, atitudes e prática; Questionários